5 mitos ou verdades sobre ácido hialurônico

O ácido hialurônico queima a pele se usado de dia? Ele pode derreter a pele se não usado corretamente? Essas e mais dúvidas respondidas aqui!

Quem segue o blog da Sallve já sabe que o ácido hialurônico é um grande amigo da nossa pele, daqueles que queremos sempre por perto. Tanto, que o ácido é uma das estrelas da nossa primeira fórmula, o Antioxidante Hidratante. E é presente em oito formas e três pesos no nosso Hidratante Firmador.

Mas mesmo assim, o ácido em seu nome, assusta ainda quem não está familiarizado com o ativo. É por isso que reunimos cinco dúvidas da nossa comunidade para respondermos o que é mito e o que é verdade quando o assunto é o nosso querido hialurônico. Vamos lá?

Se tem "ácido" no nome significa que o hialurônico pode queimar a pele? Minha pele pode derreter?

Não, a tua pele não vai derreter com o uso do ácido hialurônico. Esse é um dos maiores mitos a se derrubar. Quem nos explica é Marcus Amaral, da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve. "Quando se fala de ácido derreter a pele, irritar, descamar e etc, se começa a entrar na discussão do pH das fórmulas que contém esses ácidos, que normalmente é mais baixo que o da pele. Ácido hialurônico, em específico, é uma molécula sensível a pH baixo, se degradando em soluções muito ácidas. Assim, fórmulas contendo ácido hialurônico normalmente são feitas em pH mais moderado. O pH da pele é normalmente entre 4,7 e 5,75 e o nosso produto está entre 4,5 e 5,5", explica ele.

"Em resumo: fórmulas que contém ácido só são "abrasivas" quando o pH é muito baixo - a presença dos ácidos induzem uma queda de pH mas outros componentes balanceiam essa diminuição. O ácido hialurônico é um ácido fraco, presente no nosso organismo, sendo um componente da matriz extracelular de diversos tecidos, do humor vítreo (líquido de dentro do olho) e etc. Por ser sensível ao pH, as fórmulas com ácido hialurônico normalmente são menos ácidas, o que diminui a possibilidade de irritação".

Acervo Sallve

Ácido hialurônico deve ser usado à noite pois não pode ser exposto ao sol. Por que vocês indicam usar o produto de manhã?

Esse é outro grande mito. Diferente de outros ácidos, não tem problema usar o ácido hialurônico de dia. Quem usa os produtos da Sallve com ácido hialurônico pode continuar tranquilamente aplicando o Antioxidante Hidratante e / ou o Hidratante Firmador de manhã, após a higiene facial (alô Limpador Facial) e repetir a rotina a noite. Os nossos produtos passaram pelos testes de segurança, que inclusive atestam que eles não são fotossensibilizantes - ou seja, não deixam a pele sensível ao sol.
Para saber mais: temos um post explicando quais ativos funcionam melhor usados de dia ou a noite.

Faz efeito na pele madura, ou só na pele jovem? Todas as idades obtém benefícios com o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico ajuda a reidratar a pele, preenchendo rugas e estimulando a produção de colágeno, dando uma força para recuperar a firmeza natural da pele. É uma ótima opção para combater o envelhecimento prematuro na pele jovem. Mas também é essencial para a pele madura, que passa por uma perda gradativa de hidratação cutânea. Ou seja, o hialurônico é uma ótima opção para dar firmeza no rosto em qualquer idade.

Hialurônico vai bem em todo tipo de pele?

Verdade! O ácido hialurônico está presente na lista dos melhores amigos de todos os tipos de pele. E olha que a gente já falou de cada uma aqui, lembra?

Quem tem pele seca sabe que ele dá um show no quesito hidratação. E para quem tem pele oleosa? Bom, muita acha que a pele oleosa não precisa de hidratação, e eis aqui mais um mito que vai pro chão! O que acontece é que todas as peles precisam de hidratação, inclusive as oleosas e as mistas, e quanto mais mantemos a barreira cutânea íntegra, mais saudável é a nossa pele. A pele normal também encontra benefícios com o ativo. E ele está presente na lista dos melhores ingredientes para quem sofre com acnes e espinhas, viu?

Para quem quer começar a introduzir o hidratante com ácido hialurônico o nosso Antioxidante Hidratante é a pedida certa. E para quem já está familiarizado e quer mais firmeza e hidratação, o nosso Hidrante Firmador está pronto pra virar o teu melhor amigo.

Ácido hialurônico pode suavizar olheiras?

Sim, é verdade! O uso tópico é perfeito para quem pensa a longo prazo! E colabora também na prevenção, devido ao alto poder de hidratação que promove.
"Os dermocosméticos podem ajudar nas olheiras pigmentadas, nas que são mais escuras do que profundas. A hidratação da pele e o 'clareamento' através de ativos hidratantes, como o ácido hialurônico, ajudam. Portanto, olheiras mais escuras podem ter resultados satisfatórios com o uso de dermocosméticos adequados, pensando em cada caso de maneira individualizada", explica a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Vale lembrar: consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading