acne corporal

Acne corporal: o que é, como prevenir e cuidar

Batemos um papo com a Dra. Monalisa Nunes para entender mais o assunto

Muito se fala por aí de acne: espinhas e cravos que aparecem no rosto e que podem ter as mais diversas causas: da disfunção hormonal da puberdade ao uso de máscaras durante a pandemia. Mas e quando é acne corporal?

Ela pode aparecer sem cerimônias nas costas, no colo e nos ombros. Assim como aquelas espinhas e cravos que aparecem na face. Mas afinal...

acne corporal

Acne facial e a acne corporal são a mesma coisa?

Com a palavra, a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve: "A acne corporal possui os mesmos fatores da acne facial, como aumento da produção de sebo, proliferação bacteriana muitas vezes ligada à predisposição genética e alterações hormonais. Contudo, pode haver agravantes que pioram o quadro, como o uso de cosméticos muito oleosos para o cabelo e exposição solar desprotegida. Junte a essa lista abafamento do local no uso de roupas, suor excessivo, dentre outros".

+ 8 mitos sobre a acne desvendados para aprender a tratar

Assim como no rosto, a acne corporal também pode acarretar comedões (cravos), que podem se desenvolver a pústulas (espinhas). Muitas vezes essas inflamações deixam manchas ou cicatrizes no local.

"A adolescência é a fase da vida mais comum para o aparecimento de acne, devidos às alterações hormonais da puberdade. Porém a acne corporal pode estar presente na vida adulta também", aponta ainda a dermatologista.

+ Acne da mulher adulta: quais são as causas e como tratar

Cuidados com a acne corporal

É muito importante, especialmente para quem tem acne, seguir ao menos uma rotina básica de cuidados: limpeza, hidratação e proteção são essenciais, sempre com produtos que funcionem para a pele acneica, com ingredientes amigos, que não irritem ainda mais a pele ou obstruam os poros (os tais comedogênicos). E o mesmo vale para a acne que aparece no seu corpo! Vale para o rosto e vale para o corpo também!

É importante também lembrar que é bacana prestar atenção em outros fatores agravantes e pensar na sua pele mais à fundo: é aí que entram alimentação, hábitos de higiene e tratamento de doenças que podem aumentar o aparecimento da acne.

+ Manchas de espinhas: o que são, por que acontecem e como tratar

O tratamento

O uso de ácidos, antibióticos e derivados da vitamina A também podem fazer parte do tratamento. "Se a área de acne corporal não for tão extensa, o tratamento medicamentoso costuma ser semelhante ao da face, podendo ser iniciado com medicação tópica. Porém, se a área for muito extensa, inviabilizando esse tratamento, damos preferência aos tratamentos via oral. Quanto aos cosméticos, é importante cuidar dessa área também com um produto de limpeza, hidratante e protetor solar adequados para a pele acneica", aconselha a Dra. Monalisa Nunes.

Vale lembrar que a pele do rosto e do corpo são diferentes. Por isso, usar produtos pensados para o corpo no rosto não é recomendável. Por outro lado, produtos para face podem sim ser aproveitados na rotina de cuidados de outras regiões da pele: "Os produtos faciais podem ser usados numa área corporal com acne sem problemas. O problema está no inverso, usar produtos corporais no rosto, pois esses produtos costumam ser mais oleosos e densos, podendo predispor ou agravar acne facial", alerta a dermatologista.

+ Espinha no bumbum: o que é, como tratar e evitar

Por fim, mas não menos importante, é possível ajudar na prevenção da acne corporal com alguns passos:

  • Manter a área limpa, sem resíduos de produtos para o cabelo;
  • Hidratar diariamente o corpo com hidratante leve, melhorando assim a barreira natural de proteção da pele;
  • Evitar exposição solar desprotegida e intensa;
  • Evitar banhos com água muito quente

Novas etapas: esfoliar e tonificar

Voltando ao papo skincare, dois passos que estão presentes na nossa rotina facial podem ajudar muito a acne corporal: esfoliar e tonificar.

Esfoliar é o processo de remoção de células mortas da superfície da pele. Se você não retira esses resíduos, a pele fica opaca, sem brilho e vitalidade. Além disso, pode resultar em manchas e poros entupidos.

+ As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

Já tonificar é uma etapa que está dentro da limpeza. Ela retirar resíduos que o sabonete não conseguiu remover, como por exemplo a poluição, além de ajudar a desobstruir os poros, evitando o risco de infecções, cravos e  espinhas. Ah, e tem função de manter equilibrado o pH e preparar a pele para receber os cosméticos que você aplica em seguida. A gente sabe bem que algumas áreas podem ser complicadas, como as costas, mas ombros e colo podem se beneficiar dos processos.

"A esfoliação já é bem consolidada. A gente pode, sim, esfoliar o corpo com um produto adequado e sem excessos, em média duas vezes por semana. Tonificar as costas seria ótimo também, mesmo não sendo algo comum no dia a dia", ensina Dra. Monalisa.

A Sallve como aliada no combate à acne corporal

Você sabia que alguns produtos da Sallve podem ser usados no corpo e são aliados quando falamos de acne corporal? Pois bem, vamos te contar tudo. Começando por ela, a linha Antiacne!

Limpador Antiacne

Sim, o Limpador Antiacne pode ser usado em regiões do corpo que estão afetadas pela acne corporal, como nas costas, por exemplo. Ele é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas.

+ Linha Antiacne: resultados a curto, médio e longo prazo

Foi desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo. Sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

acne corporal

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

+ Tônico Renovador x Tônico Antiacne: quais são as diferenças?

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto e do corpo também.

Sérum Antiacne

Nosso Sérum Antiacne é muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

+ Como funciona a ação secativa da Linha Antiacne?

E claro que ele também pode ajudar na acne corporal. "Você pode usá-lo topicamente em cima da acne ou nas costas todas", diz Julia Petit. A diferença é que quando você usa na área toda (seja ela qual for), você também tira proveito de sua ação preventiva. Não só ele pode ser tópico, como secativo, como pode ser usado depois da acne também, para tratar hiperpigmentação, por exemplo", segue. "A pessoa pode usar como quiser, para qualquer um desses estágios - antes, durante e depois. Se ela quiser usar no ombro todo, pode usar. Se quiser usar só em cima da espinha, pode também. Mas se ela quer evitar mais acne, o tratamento é contínuo".

Uma observação importante: evite usar o sérum antiacne em cima de pintas, para não acelerar demais a renovação celular naquelas áreas.

E Tônico Renovador?

Nosso Tônico Renovador é um grande aliado. Ele tem uma poderosa fórmula de tratamento com AHA 7% (uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%) que esfolia a pele e limpa os poros profundamente. A boa notícia para quem tem pele acneica? Ele pode ser usado no corpo todo, evitando apenas a área próximas aos olhos e mucosas.

extrato de alcaçuz

"O tônico renovador tem alfa-hidroxiácidos na composição, e o ácido glicólico, especialmente, é um ótimo renovador celular. Ele atua muito no controle da oleosidade e do desentupimento de poros, por isso ajuda muito no atendimento de pacientes que têm foliculite. Com o uso contínuo do Tônico Renovador, os poros vão ficar mais desobstruídos, o que ajuda bastante nesses casos. Além disso, ele tem também uma ação anti-inflamatória que ajuda na melhora da inflamação da foliculite", explica Dra. Monalisa Nunes.

Sobre inserir na rotina: ao inserir o Tônico Renovador ou o Sérum Antiacne na sua rotina de cuidados com a pele, use-os em dias alternados pelo menos por uma semana. E se optar pelos dois, alterne os dias de uso entre eles. Se sua pele estiver sensibilizada, não use os dois produtos ao mesmo tempo.

E aí: que tal incluir na sua rotina de cuidados?

Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para a sua pele, combinado? ;)

Tem dúvidas, quer saber mais ou sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog