Acne nas costas: tudo o que você precisa saber

Essa região é cheia de glândulas sebáceas e é muito comum o aparecimento de espinhas

A pele não é igual em todas as partes do nosso corpo, sabia? Nas nossas costas, por exemplo, há uma grande concentração de glândulas sebáceas, responsáveis pela liberação de sebo. E, sim, isso tem tudo a ver com o aparecimento de acne nas costas. Ou bacne - back (costas) + acne - se você curte termos em inglês.

Acne nas Costas

Por que temos acne nas costas?

Bom, como já te adiantamos, tem tudo a ver com a grande quantidade de glândulas sebáceas que temos na parte mais alta do nosso corpo (cabeça, colo e costas). Isso favorece o aparecimento da acne.

A acne é uma condição que ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, resultando em um acúmulo de sebo, aquela substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas, podendo causar uma inflamação.

“A causa mais comum é a acne vulgar, o mesmo mecanismo que acontece na face pode acontecer nas costas. Outras causas são uso de cosméticos oleosos no cabelo, obstrução mecânica por roupas que não permitem a ventilação adequada da área e excesso de transpiração”, explica a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Assim como no rosto, a acne nas costas também pode acarretar comedões (cravos), que podem se desenvolver em pústulas (espinhas). Muitas vezes essas inflamações deixam manchas ou cicatrizes no local.

E tem ainda uma curiosidade. O aparecimento de acne nas costas é muito mais comum entre os homens. Ainda não se sabe ao certo o motivo disso, porém, segundo a Dra. Monalisa, estima-se que a maior produção de hormônios androgênicos nos homens possa favorecer o aparecimento de espinhas na região.

Acne nas costas
Créditos: Unsplash/ Adrian Rosco

Como tratar a acne nas costas?

O tratamento para a acne nas costas é muito parecido com o facial e a rotina de cuidados também pode ser semelhante. “Pode ser o mesmo, principalmente, no uso das medicações via oral. As medicações tópicas podem ser as mesmas da face com concentrações mais altas pois a pele nas costas é menos sensível que a da face”, aponta a dermatologista.

Alguns cuidados também são importantes. Se você tem acne na região, o ideal é não usar condicionadores como última etapa do seu banho. “Usar condicionador por último no banho pode facilitar o aparecimento de acne nas costas por deixar uma superfície muito oleosa e oclusiva, obstruindo os poros e favorecendo a acne”, dá a dica a Dra. Monalisa.

Após enxaguar o cabelo, o ideal é limpar direitinho suas costas com um sabonete adequado para que não fique nenhum resíduo oleoso.

Outra dica é não usar roupas muito apertadas ou permanecer com roupas suadas após a academia, pois esse tipo de atitude pode piorar o quadro de acne na região. Recomenda-se o uso de roupas mais leves, que permitam a ventilação da pele, e tomar banho logo após exercícios físicos.

Dicas de prevenção

Pedimos ainda para a Dra. Monalisa Nunes apontar as principais dicas de prevenção para quem tem acne nas costas e quer manter um quadro mais controlado. Anota aí!

  • Limpar bem, de preferência com sabonetes próprios da pele acneica;
  • Manter boa higiene da área com a pele sempre limpa e livre de suor e oleosidade;
  • Não espremer a acne evitando inflamações maiores e manchas.

Como a família Sallve pode ajudar?

Na rotina de cuidados de skincare quando o assunto é acne corporal, dois passos da rotina facial podem migrar para a do corpo. São elas esfoliar e tonificar.

Tonificar é uma etapa que está dentro da limpeza. Ela retirar resíduos que o sabonete não conseguiu remover, como por exemplo a poluição, além de ajudar a desobstruir os poros, evitando o risco de infecções, cravos e  espinhas. 

Você sabia que nosso Tônico Renovador pode ser usado no corpo todo? Ele tem uma poderosa fórmula de tratamento com AHA 7% (uma combinação dos ácidos glicólico, málico e lático) para limpar e esfoliar a pele sem ressecar.

Além disso, a fórmula conta com Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis. Assim, também é adstringente, acalma, deixa a pele luminosa, hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas.

Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para a sua pele, combinado? ;)

Tem dúvidas, quer saber mais ou sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

Turnê Sallve Bahia

Turnê Sallve Bahia

Alô, alô! A Turnê Sallve desembarcou na Bahia! A conversa contou com os nossos embaixadores Luciellen Assis e o Matheus Araponga e convidados
Saiba mais

buscar

sua sacola

  • Loading