
Nosso 2020 fechou com a nossa família Sallve crescendo! O Sérum Antiacne com sua bisnaguinha verde mal chegou, verdade, mas a gente já o considera pacas: versátil, ele pode ser usado de duas formas - como secativo pontual ou como tratamento preventivo, no rosto inteiro. Ele também pode ser usado para tratar a acne corporal, sendo um bom aliado também para casos de foliculite.
"O Sérum Antiacne foi pensando para combater diferentes causas da acne, seja ela por obstrução de poros, por inflamação e até mesmo usa de máscaras (maskne)", explica Ana Sofia Barbosa, do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve.
Ana Sofia reforça a importância do processo de co-criação da fórmula do Sérum Antiacne com a nossa comunidade: entre os ingredientes mais pedidos nas nossas colabs de desenvolvimento do produto estão o óleo de melaleuca, que entrou na formulação final. "A niacinamida, também muito conhecida e citada pela nossa comunidade, também aparece na fórmula, auxiliando no controle de oleosidade e reparação da barreira da pele", segue Ana Sofia. "Com a ajuda da nossa comunidade encontramos essa combinação perfeita para secar espinhas e tratar a acne".
+ Acne: afinal de contas, quais são as causas das espinhas?
Mas como funciona essa fórmula incrível? É isso que a gente te explica aqui.

Niacinamida e extrato de buchu: superprodução do sebo
Embora a acne não seja uma doença exclusiva da pele oleosa, a superprodução de sebo pela pele é um dos principais fatores que desencadeiam esse quadro. É esse excesso que entope os poros e abre espaço para a proliferação de bactérias que causam inflamações (as espinhas) e cravos.
É aí que entra a ação do extrato de buchu e da niacinamida. Ambos têm ação seborreguladora, ajudando a controlar a produção de sebo pela pele (reduzindo assim o aspecto dos poros), além de serem antioxidantes e anti-inflamatórios.
+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!
Ácido salicílico: comedogênese
O ácido salicílico, por sua vez, age diretamente na comedogênese. A Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, explica: "A comedogênese é a hiperqueratinização celular, que é quando o poro produz muita queratina, diminuindo a abertura do folículo e fazendo com que o sebo se acumule ainda mais". Resultado? Poros entupidos e espinhas à vista.
Como betahidroxiácido (ou BHA), o ácido salicílico promove uma esfoliação química que age no interior do poro, ajudando ainda mais em sua desobstrução e a esfoliar profundamente células mortas e excesso de sebo - isso por ser solúvel em óleo. Lembra do Marcus Amaral nos explicando que semelhantes removem semelhantes? É a mesma coisa aqui.
Abaixo, você entende a diferença entre a ação dos AHAs e dos BHAs, grupo em que se encaixa o ácido salicílico.

Melaleuca: proliferação bacteriana e inflamação da pele
Já a melaleuca age no combate à proliferação da Cutibacterium acnes, que causa a acne. A melaleuca funciona para diminuir essa contaminação e reduzir a inflamação das lesões acnéicas que ela causa. É que a melaleuca também é anti-inflamatória, e com isso, ajuda a reduzir a vermelhidão e irritação na pele.
Além disso, a melaleuca aumenta a atividade dos glóbulos brancos que auxiliam no combate de germes e outros invasores, sendo muito conhecida por sua função antimicrobiana de amplo espectro.
E aí: que tal incluir o Sérum Antiacne na sua rotina de skincare?