Acne solar: como prevenir e tratar

Sabia que a acne solar pode aparecer com a exposição intensa sem fotoproteção? Te explicamos como prevenir e tratar com o Sérum Antiacne.

Ah, o verão. Sol, calor e... acne solar? Se você está lendo pela primeira vez sobre o assunto e levou um susto, segue o fio que te explicamos o que é a acne típica desta época do ano. E se você já sentiu na pele, vem saber como evita-la e como trata-la.

Acne solar: o que é?

A acne solar é uma reação que pode aparecer no rosto, pescoço, ombros, tórax e costas alguns dias após a exposição intensiva ao sol.
Segundo a SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - a acne solar é provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele, sudorese, uso de filtro solar comedogênico e da própria radiação solar.

+ Alergia ao sol? Conheça 3 problemas que são comuns no verão

O dermatologista Dr. Jardis Volpe faz questão de apontar, porém, que um protetor solar comedogênico pode causar acne solar, mas a falta de um protetor solar também pode ser um ponto para desencadear o quadro: “A exposição solar sem fotoproteção resseca bastante a pele, mas logo depois vem o efeito rebote, resultando na produção de sebo em excesso como tentativa de repor sua hidratação”. O dermatologista adverte também que “além da proteção solar, é importante tomar uma ducha de água doce e hidratar a pele após sair da praia ou da piscina”. Isso porque que tanto a água salgada do mar como a água com cloro da piscina podem contribuir a aumentar a produção de sebo, causando piora nos quadros de oleosidade e intensificando a possibilidade de acne solar.

+ Hidratar: por que é um passo importante para manter a pele saudável?

Sob o sol, com proteção

O sol é essencial para a nossa saúde e é através da exposição que conseguimos sintetizar uma maior quantidade de vitamina D, que ajuda na resistência imunológica, protege os ossos e evita problemas cardiovasculares.

+ Vitamina D: qual a real importância dela para nossa saúde? 

Mas, é fundamental aprender a incluir a proteção solar na rotina diária de cuidados com a pele, tanto no verão como no inverno. A exposição sem proteção pode causar manchas, queimaduras, doenças de pele (como o melasma ou o câncer de pele), além do envelhecimento precoce.

+ Radicais livres: o que são e como proteger sua pele

A Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve explica que "o sol estimula ainda mais a produção das glândulas sebáceas, piora a inflamação e aumenta a intensidade e frequência das manchas", completando que "a radiação solar por si só já causa inflamação na pele, pela própria queimadura".

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

beta-hidroxiacidos

Previnir e tratar a acne solar

O diagnóstico da acne solar é feito clinicamente por um dermatologista.
E a Sociedade Brasileira de Dermatologista "recomenda lavar o rosto com um sabonete adequado para o tipo de pele, usar tônicos mais adstringentes e filtros solares com base aquosa ou em gel, o que pode diminuir a oleosidade".

Além do Limpador Facial e do Tônico Renovador (evite aplicar sobre a lesão de espinha espremida ou machucada), você pode prevenir e tratar acne solar com o Sérum Antiacne, que conta em sua composição com o ácido salicílico 2% (BHA que desentope os poros), a melaleuca com o 4-terpineol com ações bactericidas e anti-inflamatórias, a niacinamida e o extrato de buchu, que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar os poros dilatados. O sérum foi formulado para quem quer controlar o aparecimento da acne, além de trata-la pontualmente, com ação secativa.

Você pode usa-lo nas áreas do rosto e do corpo com tendência a acne, ou aplicando-o pontualmente sobre a acne. Na primeira semana comece em dias alternados e a partir da segunda semana de uso você pode usa-lo uma vez ao dia, todos os dias.

Esse trio poderoso está no nosso Kit Antiacne: que tal inclui-lo na rotina?

Vale lembrar! Consultar um dermatologista, é a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading