acne solar

Acne solar: o que é, o que causa, como prevenir e tratar

Saiba o que é a acne solar e por que ela pode aparecer, além de dicas de como tratar e como os produtos da Sallve podem te ajudar.

Ah, o verão. Sol, calor e... acne solar? Pois é. Entre as condições de pele mais comuns da estação mais quente do ano está a acne solar, que, aliás, pode acontecer até em peles que nunca tiveram cravos ou espinhas. É que, como a gente já te explicou antes, a acne pode ter diversos gatilhos, de hormônios a medicamentos, passando por ele mesmo, o sol.

+ Acne: afinal de contas, quais são as causas das espinhas?

acne solar

Acne solar: o que é?

A acne solar é uma reação que pode aparecer no rosto, pescoço, ombros, tórax e costas alguns dias após a exposição intensiva ao sol. Sabe aquele mito de que o sol pode "secar" espinhas? Então, na verdade é o contrário: "O Sol e o calor estimulam ainda mais a produção das glândulas sebáceas, piorando a inflamação e aumentando a intensidade e frequência das manchas", já nos explicou a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. Ou seja: com a chegada do verão, o aumento das temperaturas e uma exposição solar muito maior, sua pele pode sim reagir com um quadro de acne solar. Ainda segundo a SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - também pode ser causada pela sudorese e uso de filtro solar comedogênico.

+ Alergia ao sol? Conheça 3 problemas que são comuns no verão

O dermatologista Dr. Jardis Volpe faz questão de apontar, porém, que um protetor solar comedogênico pode causar acne solar, mas a falta de um protetor solar também pode ser um ponto para desencadear o quadro: “A exposição solar sem fotoproteção resseca bastante a pele, mas logo depois vem o efeito rebote, resultando na produção de sebo em excesso como tentativa de repor sua hidratação”. 

O dermatologista adverte também que “além da proteção solar, é importante tomar uma ducha de água doce e hidratar a pele após sair da praia ou da piscina”. Isso porque que tanto a água salgada do mar como a água com cloro da piscina também ressecam a pele, e depois podem causar esse mesmo efeito rebote, causando piora nos quadros de oleosidade e intensificando a possibilidade de acne solar.

Como prevenir e tratar a acne solar

O tratamento da acne solar é igual ao tratamento convencional de um quadro de acne: é importante limpar, tratar, hidratar e proteger sempre, optando por produtos que ajudem no controle da oleosidade (procure pelos não comedogênicos), como tônicos, e ativos como o ácido salicílico, que ajuda a desobstruir os e eliminar cravos e espinhas.

É muito importante lembrar, porém, que ao incluir ácidos na sua rotina de skincare, especialmente no verão, o protetor solar é indispensável, para prevenir o aparecimento de manchas. Chapéus também podem ser bons aliados para evitar a exposição direta da acne ativa ao sol e evitar a piora das inflamações.

Linha Antiacne

linha antiacne

Aqui na Sallve, algumas fórmulas podem te ajudar no tratamento da acne solar, como os integrantes da linha antiacne. Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Super Ácido Salicílico 2%

peptídeo antiacne

Um sérum de alta performance para potencializar o seu tratamento antiacne. Sua fórmula reúne a máxima concentração permitida dos ácidos salicílico (2%) e mandélico (10%) aliados ao poderoso peptídeo antiacne e ao zinco PCA.

Juntos, agem dissolvendo o sebo, desobstruindo poros e esfoliando células mortas, além de reequilibrar o microbioma cutâneo e reduzir a presença de bactérias causadoras da acne. O resultado você vê na pele: redução de cravos e espinhas, prevenção da acne e uma melhora efetiva na textura da pele, suavizando marcas deixadas pelas espinhas. um tratamento poderoso para você usar 1x ao dia, na rotina diurna ou noturna.

Lembrando sempre que é importante consultar um dermatologista para que o diagnóstico seja feito de forma precisa e, em casos mais intensos, medicações possam ser incluídas no tratamento sem riscos.

Voltar para o blog