AHAs e BHAs: a combinação que é um sucesso para pele acneica

Ah, e eles estão no nosso Sérum Antiacne e no Tônico Renovador!

Já conversamos por aqui sobre alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos mais de uma vez. Mas você sabia que combinar AHAs e BHAs pode ser muito benéfico para sua rotina de skincare, principalmente para quem sofre de pele oleosa e/ou acneica? Pois é, segue o fio que te explicamos tudo direitinho!

AHAs e BHAs

O que são AHAs e BHAs?

Só para recapitular! Os alfa-hidroxiácidos são um grupo de ácidos derivados, principalmente de plantas e frutas, que estão presentes em uma variedade de produtos para a pele. Nesse grupo, alguns são mais comuns e conhecidos, como o ácido cítrico, o ácido glicólico, o ácido lático, ácido málicoácido mandélico, entre outros.

“Os AHAs diminuem a coesão das células e reduzem a espessura da camada de queratina, o que se reflete numa pele com mais brilho e textura delicada”, aponta o dermatologista Dr. Daniel Cassiano.

+ Trio do viço: o incrível poder de combinar vitamina C e ácidos

Enquanto isso, BHAs são uma família de apenas um integrante, porém bem querido de muita gente: o ácido salicílico. O que faz do ácido salicílico um beta-hidroxiácido é o fato da parte hidroxila de sua molécula ser separada de sua parte ácida por dois átomos de carbono.

“O beta-hidroxiácido, representado pelo ácido salicílico, é indicado para pele oleosa e acneica, promovendo esfoliação, o que também vai melhorar o brilho da pele”, completa o especialista.

Benefícios da combinação

Bem, combinar AHAs e BHAs é perfeito para quem quer tratar a pele acneica, atua na renovação celular e na melhoria geral da textura da pele, o que é super importante para quem tem acne, e também na espinha em si.

Os AHAs funcionam nas camadas mais superficiais da pele, dissolvendo o desmossomo, aquela estrutura que cola uma célula na outra. O BHA também atua nessas camadas superficiais, mas não só isso. Ele age no interior do poro, ajudando ainda mais em sua desobstrução e a esfoliar profundamente células mortas e excesso de sebo, já que é solúvel em óleo.

+ Ácido glicólico e o dia em que ele mudou minha vida

Ou seja, apesar de semelhantes na parte de esfoliação química e renovação celular, trazendo pele uma pele mais viçosa, com textura homogênea e cicatrizes suavizadas, essa combinação acaba sendo um tratamento mais completo e até complementar.

“Pacientes com a pele mista a oleosa, que querem melhorar o viço e a textura da pele são os que mais vão se beneficiar. A associação tem ação na camada córnea, regularizando a hiperqueratinização (espessamento da camada exterior da pele), consequentemente isso vai ajudar a melhorar a acne. Ao tratar a hiperqueratinização, com AHAs e BHA, você previne o aparecimento de comedões (cravos), que no futuro vão inflamar e gerar espinhas”, apontou o Dr. Daniel Cassiano.

+ Pode usar ácido hialurônico em seguida ao Tônico Renovador?

E quando falamos de inflamação, o BHA tem uma ação bastante especial: como dissemos, por essa ação mais profunda no poro, ele pode ajudar a reduzir a inflamação e a proliferação de bactérias na pele, que podem causar, entre outros, um quadro de acne.

AHAs e BHAs

Como incluir AHAs e BHAs na rotina de skincare?

AHAs e BHAs precisam de cuidados para serem inseridos na rotina de skincare. Como sempre te dizemos por aqui, cuidado antes de incluir produtos. A gente sabe que é uma delícia experimentar coisas novas, mas o ideal é não começar usando produtos novos todos os dias. Não exagere. Alterne dia sim, dia não. Já te demos aqui algumas dicas preciosas como incluir cosméticos na sua rotina, é só clicar e relembrar!

Dito isso, tudo certo nos produtos que você quer incluir que tem AHAs e BHAs na fórmula, então é só ser feliz. É possível e tranquilo associar os dois. Alguns produtos até já contam com esses ingredientes associados na fórmula.

+ Pele viçosa: como alcançar esse cálice sagrado do skincare

“Essas associações podem ser aplicadas pela manhã antes do filtro solar, ou a noite antes de deitar. Vai depender da concentração e de qual ativo está presente no produto”, alerta o Dr. Daniel Cassiano.

Lembrando ainda que o ideal é procurar um dermatologista para saber a melhor maneira de fazer o uso desses ácidos.  

AHAs e BHAs na família Sallve

Quer saber uma associação perfeita de AHAs e BHAs aqui na nossa família? O Tônico Renovador e o Sérum Antiacne, dois grandes hits aqui na Sallve.

O Tônico tem uma fórmula poderosa contando com uma combinação de de 7% de AHAs (ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%), para limpar e esfoliar a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Além disso, conta com extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, tendo ação adstringente, ajuda a uniformizar o tom, acalma e deixa a pele luminosa. 

+ Dia ou noite: em que hora do dia é melhor aplicar seus cosméticos?

O sérum é muito mais do que um secativo poderoso, ele ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Ele tem ácido salicílico, em sua concentração máxima de 2%, um BHA que desentope os poros; a melaleuca com o 4-terpineol, que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios, sem irritar a pele; a niacinamida e o extrato de buchu que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados. 

O melhor jeito de associar esses dois é: depois de higienizar a pele com o Limpador Facial, aplicar o Tônico Renovador e, por fim, o Sérum Antiacne. E sabe o melhor de tudo? Você pode ter os três no Kit Antiacne. Só vem!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!