Quais alimentos podem ajudar a manter a pele saudável?

Sim, a rotina de skincare precisa ser aliada a uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável ajuda o bom funcionamento do nosso organismo como um todo e isso não é exatamente uma novidade. Mas e quando o assunto é a saúde da nossa querida e amada pele? Bom, é claro que incluir alguns nutrientes em sua dieta do dia a dia podem ajudar e muito. Além, é claro, de beber água e se manter hidratado!

Crédito: Raw Pixel

Alimentação x pele saudável

Em nossa alimentação, de forma geral, temos os macronutrientes e os micronutrientes. Todos têm seus benefícios e aspectos prejudiciais. “Podemos considerar os macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) como elementos de fundamental relevância para nossa saúde e, consequentemente, para a pele, se consumidos de maneira equilibrada, dando preferência aos mais saudáveis”, afirma a Dra. Liliana Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve.

“Vários estudos têm também demonstrado a importância de determinados micronutrientes (minerais e as vitaminas) na manutenção da integridade e capacidade de reparação da pele”, explica ainda.

As vitaminas A, E, C, D, os carotenoides, os oligoelementos (selênio, zinco, cobre, magnésio), os ácidos graxos ômega 6 e 3, e os polifenóis são exemplos de micronutrientes que contribuem de forma positiva na proteção contra a radiação UV, cicatrização, síntese de melanina, regulação do crescimento e diferenciação celulares, resposta antinflamatória, e no antienvelhecimento.

Quer exemplo de onde encontrar elementos que podem ajudar a deixar a pele mais saúdável. Anota aí:

Crédito: Pexels

Vitamina E: óleos vegetais, grãos de cereais integrais, nozes, frutos, vegetais e algumas carnes.

Vitamina C: cítricos, vegetais verdes, tomate e batata.

Selênio: vísceras, mariscos, carne e cereais.

Magnésio: Vegetais verde folhosos, cereais não refinados e produtos animais (carne e lacticínios).

Cobre: Crustáceos, vísceras e cereais integrais.

Zinco: Carnes vermelhas, crustáceos e cereais integrais.

Ômega 6 e 3: Sementes de vegetais, óleo de fígado de bacalhau, e em peixes mais ricos em gordura, como a cavala e o salmão.

E não esqueça de investir em uma rotina de skincare e, é claro, consultar um (a) dermatologista, né?

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

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