Aloe vera: uma aliada no tratamento da acne

Aloe vera: uma aliada no tratamento da acne

A aloe vera, ela faz tudo mesmo, né? Até ajudar no tratamento da pele acneica. Como? A gente te explica aqui.

Quando você escutar por aí que a aloe vera faz tudo mesmo, pode acreditar: com uma alta capacidade de penetração em todas as camadas da pele, ela (que também é conhecida como babosa) hidrata, acalma, tem ação anti-inflamatória, refresca, possui agentes antissépticos e ajuda até na cicatrização. Tudo isso sem irritar a pele. Aí você pensa: tá, mas será que ela ajuda quem tem acne? Como já era de se imaginar, a resposta é um sonoro sim!

+ Aloe Vera é uma estrela hidratante, calmante e regeneradora

Os benefícios da Aloe vera para a pele com acne

Já deu pra ter um spoiler ali em cima, né? Por ser anti-inflamatória, a aloe vera pode contribuir para uma rotina skincare da pele acneica ajudando no tratamento de espinhas (que, por sua vez, são inflamações). Sua ação calmante pode ser um bom complemento para a irritação que alguns dermocosméticos específicos para o tratamento da acne podem causar.

+ Acne nas costas: tudo o que você precisa saber

aloe vera acne

A aloe vera também ajuda no tratamento de cicatrizes de acne

Entre vários estudos que comprovam os efeitos positivos da aloe vera na pele acneica, muitos apontam o ativo como um aliado no tratamento das cicatrizes de acne.

Esse estudo aqui, por exemplo, aponta que a aloe vera aumenta a produção de fibroblastos - células que produzem colágeno e ajudam na regeneração da pele - o que, segundo dermatologistas, pode ser efetivo para que a aloe vera funcione como aliada no tratamento das marquinhas.

+ Estresse e acne: por que acontece e como cuidar

Outra forma como a aloe vera pode ser usada como aliada no tratamento das cicatrizes é sua possível ação de aumentar a resposta do sistema imunológico à inflamação, o que, por sua vez, pode ajudar na aparência das cicatrizes.

A aloe vera pode ajudar ainda na hiperpigmentação da pele. Isso graças a um de seus componentes, a aloína, que ajuda a reduzir a hiperprodução de melanina na pele - que pode deixar as cicatrizes de acne ainda mais ressaltadas. O estudo que foi fundo nessa ação concluiu que o tratamento de hiperpigmentação foi mais efetivo quando a aloe vera foi usada juntinha com o alfa-arbutin do que os dois ativos conseguiram usados separadamente.

Uma consideração importante, feita pelo site Healthline, leva em conta a idade das suas cicatrizes de acne: quanto mais cedo você começar o tratamento, melhores serão os resultados.

Aloe vera potencializando a ação de tratamentos da acne?

Isso mesmo! Um estudo do Journal of Dermatological Treatment, de 2014, demonstrou a ação da aloe vera no tratamento da pele com tretinoína: nesse caso, quem usou a aloe vera ao mesmo tempo que o medicamento, teve menos vermelhidão e espinhas do que quem usou apenas tretinoína para tratar a pele.

A conclusão?

Embora tenha mesmo muitos benefícios para todos os tipos de pele, inclusive a acneica, o correto é pensar na aloe vera como uma aliada no tratamento da acne, e não como protagonista - a não ser por suas propriedades calmantes. Mas essa dobradinha pode sim ser muito benéfica para a sua pele, viu? Por isso, converse com seu dermatologista: ele pode te indicar a melhor maneira de incluir a aloe vera na sua jornada da pele acneica.

+ Acne: afinal de contas, quais são as causas das espinhas?

Aqui na Sallve, a aloe vera aparece na fórmula da nossa Máscara Antirressaca, criada para acordar sua pele e amenizar os sinais de cansaço. Com textura em gel que não resseca, sua fórmula conta ainda com extrato de café e taurina para ativar a microcirculação da pele, reduzir o inchaço e bolsas nos olhos, amenizando até as olheiras de cansaço, e fermentados vegetais, que junto com a aloe vera potencializam a hidratação e acalmam a pele, trazendo viço e deixando uma sensação deliciosa em apenas 15 minutos de uso.

A Máscara Antirressaca pode ser usada de duas a três vezes por semana, em dias alternados.

Outros links usados para este post:

The Effect of Aloe Vera Clinical Trials on Prevention and Healing of Skin Wound: A Systematic Review

Medicinal and Cosmetological importante of Aloe Vera

Are Natural Ingredients Effective in the Management of Hyperpigmentation? A Systematic Review

Aloe Vera and Acne

Voltar para o blog