Aromaterapia: o que é, para que serve e como usar óleos essenciais

Aromaterapia: o que é, para que serve e como usar óleos essenciais

A especialista em aromaterapia Daiana Petry nos ensina quais os óleos essenciais para iniciarmos bem 2021, com otimismo e reforço imunitário.

A aromaterapia sempre foi uma prática popular no Brasil, mas especialmente depois da pandemia, muitos descobriram esse ritual que pode acalmar a ansiedade e o estresse, levantar o otimismo... Mas se você ainda está dando os primeiros passos no assunto, ou ainda quer começar, segue o fio que trazemos dicas preciosas de aromaterapia à Daiana Petry, especialista no assunto.

+ Banho de eucalipto: benefícios e como fazer em casa

A Daiana é naturóloga, ministrante da formação em aromaterapia, perfumaria botânica, maquiagem ecoessencial e cosméticos naturais (um curriculum de respeito!). Ela é fundadora da Harmonie Aromaterapia e autora do livro Cosméticos Sólidos. Em outras palavras, uma fonte certa para quem se interessa e quer estudar sobre a técnica holística que estimula diferentes partes do nosso cérebro com o olfato.

O que é a aromaterapia?

Todos nós já ouvimos falar em algum momento sobre a aromaterapia. Mas, assim como tantas outras vertentes alternativas de bem estar, acabamos a catalogando na parte do duvidoso, de algo a se recorrer sem entrar com os dois pés. Mas a aromaterapia é assunto sério e segundo a ABMC - Associação Brasileira de Medicina Complementar - é um tratamento curativo que utiliza as propriedades dos óleos essenciais. E como qualquer assunto sério, não é uma brincadeira a se fazer em casa sem cuidados. É indicado seguir o conselho de um especialista para o uso oral ou aplicado sobre a pele ou com massagens (o óleo essencial puro é muito forte).

O uso de plantas medicinais faz parte da história da humanidade. Mas foi o químico francês René Maurice Gattefossé que no século XX cunhou o termo que usamos até hoje. Ele fazia pesquisas com a lavanda e a usava em tratamentos de soldados da Primeira Guerra Mundial. Mas você sabia que a aromaterapia é mais antiga do que andar pra trás? Se tem registros de terapias com unguentos e incensos desde 2.000 a.C.

O que são os óleos essenciais da aromaterapia

O primeiro passo a se entender é a diferença entre óleo essencial e essência. E é simples e bem claro: os óleos essenciais são extraídos da natureza, das plantas, flores, folhas, caules, raízes, frutos ou sementes. Enquanto que as essências são compostos sintéticos, sem plantas, e têm como finalidade apenas perfumar, sem ação terapêutica.

aromaterapia
Shiny Diamond / Pexels

"Extraídos de plantas medicinais, os óleos essenciais possuem composição química que quando utilizado através da inalação podem modificar o nosso humor, os pensamentos e os comportamentos. Isso, porque as moléculas aromáticas são captadas pelos receptores olfativos e transmitidas para o sistema límbico (conjunto de estruturas cerebrais responsável pelas nossas emoções)", explicou Daiana.

Posso fazer em casa?

A resposta é sim. "Os óleos essenciais podem ser um excelente aliado para quem está buscando o autocuidado" inicia a aromaterapeuta que nos indica como escolhermos os óleos para esse momento de bem estar.

Tudo o que você precisa é um aromatizador de ambientes e um óleo essencial conforme o tema desejado.

Modo de usar: escolha até três óleos essenciais. Pingue duas gotas de cada no aromatizador e adicione água.

Sugestões para aromatizar a casa:

  • Aumentar a imunidade: Tea tree (melaleuca), ravintsara ou olíbano.
  • Criar um clima festivo e alegre: Grapefruit, laranja doce, mandarina vermelha ou verde.
  • Elevar os pensamentos, proporcionar reflexões, inspirações e reforçar a conexão com propósito, sonhos e poder pessoal: Mirra, olíbano, manjericão e sândalo amyris.
  • Renovar as energias - Limpar as energias, abrir espaço para o novo com otimismo: Murta, cipreste e lavanda.
  • Semear o autocuidado e cultivar a autoestima: Gerânio, ylang ylang, rosas e jasmim.
  • Estimular a criatividade, pensamento próspero e abundante: Louro, canela e cardamomo.

No vídeo abaixo a Daiana fala sobre a aromaterapia para gerenciar crises internas e externas, tão pertinente nesse momento que estamos vivendo. E ela cita alguns dos óleos que você encontra nas suas sugestões aqui acima.

Esse assunto não é uma delícia? Nos conte abaixo nos comentários se você tem mais dúvidas sobre a aromaterapia.

Voltar para o blog