Óleo de Romã: conheça mais sobre esse poderoso antioxidante

Óleo de Romã: conheça mais sobre esse poderoso antioxidante

Ingrediente ainda tem funções anti-inflamatórias. Dá para ser melhor?

A Sallve adora te contar sobre novos aliados da sua rotina de beleza e, sem dúvida, o óleo de romã é um dos nossos queridinhos, principalmente, por conta de suas funções antioxidantes. Como não amar, não é mesmo?

Crédito: Pexels

O óleo é extraído da semente da Punica granatum. É uma boa fonte de vitamina A, C e B5, potássio, polifenóis, como o ácido elágico, que é antioxidante; e ácidos graxos, como ácido linoleico e ácido oleico, que ajudam na manutenção da barreira cutânea.

Benefícios

De acordo com um estudo de 2014, o óleo de romã tem o potencial de reduzir o estresse oxidativo, que leva aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Com isso, é considerado um poderoso antioxidante, ajudando na prevenção de sinais e linhas finas

Além disso, é um aliado do protetor solar, ajudando a potencializar a proteção contra os raios UV. Tudo isso devido à presença do ácido elágico, que potencializa os níveis de glutationa, antioxidante que protege as células da ação dos raios solares. 

Crédito: Sina Katirachi/Unsplash

Quer mais? Temos mais! O óleo também inibe a proliferação de melanócitos, o que é uma excelente notícia, porque significa que previne de manchas causadas pelo sol. 

É anti-inflamatório e anti-bacteriano, podendo ser benéfico para quem sofre com acne. O uso tópico do óleo de romã pode ajudar nas marcas deixadas por cravos e espinhas, além ajudar a eliminar as bactérias causadoras da acne e auxiliar no controle da oleosidade.

O ácido punícico, presente no óleo, também pode trazer benefícios, ajudando a acelerar o processo de cicatrização de feridas e também promovendo a síntese de proteínas como o colágeno, que é o responsável por dar firmeza para a nossa pele, como já contamos por aqui.

Crédito: Pexels

Atenção! Antes de sair por aí procurando produtos que contém o óleo ou até mesmo sua versão pura, é importante ressaltar que esses são os potenciais benefícios, segundo a literatura científica. Porém, tudo depende da origem e de como ele é manipulado até chegar ao consumidor. Caso isso não seja feito da maneira correta, ele perde várias propriedades.

Existem diferenças entre fabricantes e é importante conhecer o que você compra por aí. Entenda melhor sobre a empresa, a área de pesquisa, a seriedade e todo o trabalho de rastreabilidade e comprovação do produto que você compra. Combinado?

Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para a sua pele, combinado? ;)

Alguns textos e artigos usados para este texto

 

Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils

Potent health effects of pomegranate

Pomegranate seed oil: a review on it's therapeutic effects

Scientific Studies prove Pomegranate Seed Oil Reduces Skin Pigmentation

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog