Carnosina: um ativo com muitos benefícios para sua pele

Já podemos adiantar que ele é antioxidante e anti-glicante

Uma coisa que a gente gosta muito aqui na Sallve é apresentar ativos diferentes, curiosos e cheios de benefícios para nossa comunidade. Esse é exatamente o caso da Carnosina. O nome pode até ser esquisito, porém saiba que o ingrediente é incrível quando o assunto é proteger a pele contra alguns danos que são velhos conhecidos de um monte de gente.

O que é a carnosina?

A carnosina é um dipeptídeo, formado por uma combinação de aminoácidos. Nós já temos esse composto no nosso corpo, principalmente nos músculos e no nosso cérebro, mas também podem estar presentes na nossa pele

+ Proteger a pele: por que devemos nos preocupar?

A carnosina tem como função muito conhecida a capacidade de neutralizar a acidez nos músculos e até é usada para prevenir a fadiga muscular durante a atividade física. Mas suas funções vão muito além disso.

Carnosina e a pele

Quando pensamos em pele, nada mais interessante do que ativos biomiméticos. Segundo muitos estudos, quando você aplica na sua pele um ativo biomimético, ou seja, que sua pele já produz, ela o reconhece como parte dela e não como um agente externo, tornando sua absorção muito mais eficiente e evitando riscos de alergia, por exemplo.

Esse é exatamente o caso da Carnosina. Ela é biomimética, sintética, porém igualzinha a que já temos presentes no nosso tecido cutâneo. Naturalmente, nosso corpo já produz peptídeos que tem capacidade de restaurar nosso organismo contra danos causados pelo envelhecimento, estresse, poluição e, claro, o sol.

+ Extração de origem animal? Nada disso: conheça mais sobre os ingredientes veganos da Sallve

Porém, isso não é suficiente e, com o tempo, precisamos nos proteger de diversas outras formas contra a ação (e também ao aumento da produção) de radicais livres, responsáveis pelo aumento na degradação de fibras de colágeno e elastina, por exemplo, contribuindo para o envelhecimento precoce da nossa pele.

Benefícios

Isso tudo tem muito a ver com os benefícios da carnosina na pele. Ela tem importantes funções antioxidantes e anti-glicantes. Mas como assim, Dona Sallve?

Precisamos pensar que um dos principais mecanismos do envelhecimento é a degradação de proteínas essenciais para que nosso corpo funcione. Há alguns fatores que fazem com que essas proteínas sejam destruídas, como o processo de oxidação pelos radicais livres ou pela glicação (ligação de proteínas com açúcar).

+ Flacidez facial: o que pode ajudar a dar firmeza para o rosto

Quando nossas proteínas são degradadas, isso também se reflete na nossa pele. Há o aparecimento de rugas, linhas finas, sinais do tempo mesmo.

A carnosina tem uma super ação antioxidante porque combate o radical livre hidroxil, que é um grande “destruidor” de proteínas. Com isso, ela consegue proteger contra os danos causados pelas radiações UV (alô, sol!), infravermelha, luz azul e visível, regulando ainda a síntese de MMPs (enzimas que degradam a matriz extracelular, degradando colágeno) e de melanina também.

+ Luz Azul x luz visível: o que é e como se proteger

E o benefício de ser antiglicante? A glicação é quando uma molécula do açúcar se liga com a nossa proteína e degrada ela. “Na pele essa união ocorre com as proteínas mais presentes, como o colágeno e elastina, fazendo com que essas proteínas sejam danificadas e quebradas. Por sua vez causando flacidez e envelhecimento precoce”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

E como a carnosina age nesse caso? Bem, ela basicamente não deixa essa ligação entre a molécula de açúcar e a proteína acontecer. Assim, ela é anti-glicante. Age protegendo as fibras de colágeno e elastina. Legal, né?

Aqui na Sallve, a carnosina aparece no Protetor Solar, nosso protetor solar para o rosto diário com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB, ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição, e conta ainda com vitamina E. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

E aí: que tal inserir o Protetor Solar na sua rotina de skincare?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para sua pele, ok? 😊

Referências usadas para este texto

L-carnosine (beta-alanyl-L-histidine) and carcinine (beta-alanylhistamine) act as natural antioxidants with hydroxyl-radical-scavenging and lipid-peroxidase activities

Carnosine

Pesquisa detalha ação benéfica em músculo humano

Função principal é diminuir a acidez muscular

L- CARNOSINE

Tem dúvidas ou sugestões? Fale com a Sallve, a gente adora trocar experiências?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!