chocolate espinha

Chocolate dá espinha? Dermatologista esclarece a dúvida de quem tem acne

Ele é frequentemente associado ao aparecimento de acne. Mas e ai? O chocolate é mesmo um vilão?

Já falamos aqui no blog sobre o quanto uma boa alimentação pode, sim, estar atrelada à saúde da sua pele - e do seu corpo como um todo, né? Mas tem uma dúvida que fica na cabeça de muita gente, afinal, trata-se de uma paixão verdadeira para muitos. Mas, e aí... chocolate realmente dá espinha? Faz mal para a pele com acne?

chocolate espinha
Crédito: Jessica Loaiza/ Unsplash

Chocolate é um vilão para pele?

A resposta é: não é bem assim! Existem mitos e fatos em relação ao chocolate, principalmente, quando o assunto é acne. Por isso, nós estamos aqui para a ajudar. Com a palavra, a Dra. Liliana Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve.

+ As principais causas das espinhas, explicadas por uma dermatologista

"O cacau, principal componente do chocolate, não é um vilão, pelo contrário, é uma fonte de magnésio e triptofano, nutrientes benéficos por estimularem o organismo a produzir endorfinas e serotoninas, responsáveis pelas sensações de bem-estar. Estudos revelam que o chocolate escuro (rico em cacau) tem excelente capacidade antioxidante. Portanto, quanto mais cacau melhor!", diz a dermatologista.

Afinal, chocolate dá espinha?

Na verdade, são outros componentes presentes no chocolate que acabam trazendo problemas para a pele, principalmente, para quem sofre com a acne.

+ 8 mitos sobre a acne desvendados para aprender a tratar

Açúcar, leite e gorduras são considerados "prejudiciais" para uma boa saúde da pele. Alimentos que levam farinha branca (carboidrato simples) ou açúcar acarretam o aumento da insulina no sangue, que, por sua vez, estimulam a produção de hormônios andróginos, que desencadeiam uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando a chance de aparecimento de cravos e espinhas, por exemplo.

Frituras e alimentos mais gordurosos, assim como o leite e seus derivados, estimulam a maior produção de gordura pelas glândulas sebáceas. Então, na verdade, o chocolate pode ser um vilão, mas não pelo seu principal ingrediente (cacau) e sim pelo açúcar, leite, e gorduras em sua composição.

+ A importância de tratar a acne além do skincare

"Algo interessante, é que em caso de acne, opte sempre pelo leite integral, pois substâncias adicionadas ao leite desnatado para deixá-lo mais semelhante ao integral, são prejudiciais e estimulam a acne", aponta ainda a Dra. Liliane Torloni.

O ideal é optar por chocolates com concentração mais alta de cacau (de 60% para cima). E é importante ressaltar sempre: moderação é tudo nessa vida!

Linha Antiacne

linha antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne x Óleo Antiacne: quais são as diferenças?

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

O que os produtos da Linha Antiacne fazem pelos nossos poros?

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

E aí que tal incluir os produtos da linha antiacne na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog