Cicatrizes: quais ingredientes ajudam a suavizar a aparência

Cicatrizes: quais ingredientes ajudam a suavizar a aparência

Essas marcas no corpo contam histórias (sejam boas, ruins ou de superação!) e não devem ser motivo de vergonha. Jamais!

Cada corpo tem sua história e, algumas vezes, ela é contada por meio de cicatrizes espalhadas por ele. Seja de uma queda, uma cirurgia, acidente ou acne, elas estão lá contando uma parte da nossa vida e não devem ser motivo de vergonha para querermos escondê-las.

Porém, elas podem interferir na autoestima de cada um e não há problema algum em querer suavizar a aparência e se conectar da melhor forma possível com o que vemos no espelho.

Cicatrizes aparecem quando a pele se refaz de machucados e fazem parte do processo de cura. Para cuidar melhor da aparência da pele, diversos tratamentos estéticos são indicados, dependendo do que causou a marca. Mas há alguns produtos cosméticos que podem ajudar nessa tarefa e, por isso, é importante saber o que procurar nas fórmulas.

O silicone, por exemplo, é um dos ingredientes mais famosos. Afinal, ele trabalha em duas frentes: é eficaz na redução do aparecimento de cicatrizes, por ajudar a controlar o colágeno, e ajuda a aplainar e desbotar as marcas, deixando-as menos evidentes.

A vitamina E surge como outra aliada, porque atua como hidratante e antioxidante. A vitamina C é a número um entre os clareadores naturais, ajudando a “desbotar” a região da marca. Não é instantâneo e, sim, um tratamento a longo prazo e com resultados definitivos.

Créditos: Chris Jarvis/Unsplash

A Alantoína também é outra estrela, já que tem poderosa ação cicatrizante, além de ser um excelente renovador celular e melhorar a umidade da pele. Por último e não menos importante, está o Óleo de Rosa Mosqueta, que é rico em ácidos graxos essenciais, fonte natural de ômega 3, vitamina A e C, beta-caroteno e licopeno, ajudando a reduzir a aparência do tecido cicatricial.

Uma dica especial para cicatrizes de acne: o ácido glicólico e o salicílico ajudam a minimizar as marcas, como aponta um estudo sobre o assunto da Universidade de Nápoles. Para saber mais clique: Melhores (e piores) ingredientes para quem sofre com cravos e espinhas.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Tem algum ingrediente que dá mais resultado na sua pele? Alguma dica infalível, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

 

Alguns estudos e referências usados para este texto

Vitamin C and Skin Health

Vitamin E in dermatology

Scars and Your Skin

The role of topicals and dressings in the management of skin scarring

Scars: Overview

Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils

Voltar para o blog