Clowncore e a liberdade por trás da imagem do palhaço

Clowncore e a liberdade por trás da imagem do palhaço

Já ouviu falar no clowncore? Conheça mais uma das estéticas que surgiu no TikTok.

Muitas propostas estéticas que encontramos pela internet têm sobreposições de símbolos entre si, além de variações e diferentes interpretações. Por exemplo, já falamos um pouco sobre o kidcore por aqui - uma estética nascida no TikTok e que invoca nostalgia e conexão com o passado por meio de objetos, vestimentas e cores que remetem à infância. Essa proposta tem pontos em comum com o rainbowcore por conta das cores vibrantes e o nostalgiacore por puxar referências dos anos 90 e 2000, assim como outros movimentos que lidam com interpretações modernas do passado, como o assunto de hoje: o clowncore.

+ Cottagecore, regencycore e o escapismo nas tendências do TikTok

Como o nome já sugere, o clowncore (ou circuscore) encontra no circo suas principais referências visuais, especialmente na figura do palhaço, que, assim como no nosso imaginário coletivo, caminha pela dualidade entre a infância - colorida e alegre - e fantasia de Halloween. As diferentes variações da estética exploram muitas interpretações diferentes do circo: seja alegre ou triste, confortante ou assustador, e portanto se sobrepõe com algumas outras estéticas, como o próprio kidcore.

Porém o que torna o Clowncore tão único, além de sua temática facilmente identificada, é que ele embaça as delimitações sociais de gênero, servindo como um território amigável de experimentação artística para pessoas queer e/ou que estejam buscando formas de apresentação fora do tradicional. Por meio da maquiagens coloridas, babados, roupas com proporções exageradas e a liberdade pra representar uma gama praticamente infinita de emoções e sentimentos em seu estado mais exagerado, a imagem humana facilmente cede espaço para a fantasia, tornando o clowncore um verdadeiro parque de diversões para quem se identifica com a proposta.

+ A revolução da maquiagem pelo olhar do TikTok

Assim como outras estéticas do TikTok, o clowncore conta com um tema que pode resultar tanto numa montação completa da cabeça aos pés quanto numa incorporação de símbolos circenses em doses homeopáticas. Por isso, uma pessoa não precisa necessariamente estar pronta pro circo para participar dessa comunidade, sendo uma possibilidade até para quem tem medo de palhaços mas gosta da ideia de fazer uma maquiagem com nariz avermelhado e sombras coloridas.

+ Desafio das olheiras no TikTok: naturalização ou padronização?

Sendo assim, existem poucas restrições no clowncore; o tema é nítido, mas as interpretações são infinitas para dar boas vindas a qualquer pessoa que queira abraçar uma apresentação sem gênero, muito gráfica e com um tom de ironia que caminha entre a beleza e a caricatura.

Voltar para o blog