Combinações do ácido hialurônico que vão beneficiar sua pele

Combinações do ácido hialurônico que vão beneficiar sua pele

Você já conhece e ama o ácido hialurônico, mas sabe quais combinações vão potencializar ainda mais seu efeito? A gente conta!

Ácido hialurônico, esse grande herói do skincare, que está sempre nos nossos pensamentos e no nosso coração. Não é à toa: o ativo tem um altíssimo poder hidratante e é um ótimo aliado ao combate do envelhecimento precoce da pele, ajudando a recuperar a elasticidade e a textura firme da cútis.

Apesar do nome, olha lá: ele não é um ácido, e sim uma grande molécula de açúcar produzida naturalmente pelo nosso organismo e presente nos tecidos conjuntivos.

A partir dos nossos 18 anos, porém, nosso organismo infelizmente começa a diminuir a produção do ácido hialurônico - e é por isso que é tão interessante repormos estes níveis, seja com séruns, hidratantes... Até na maquiagem hoje em dia tem ácido hialurônico (de pós a bases!).

Mas e aí: quais são as melhores combinações do ácido hialurônico? Alguns ativos, quando combinados entre si, formam duplas imbatíveis, potencializando suas maiores propriedades. A mesma coisa acontece aqui. Abaixo, listamos quatro delas, para você pensar em adotar já!

Ácido hialurônico x vitamina C

Faixa de abertura de qualquer álbum de greatest hits do skincare, a dupla é das mais amadas do universo da beleza. "Os dois atuam na hidratação da pele, um potencializando o efeito do outro", explica a dermatologista consultora da Sallve, Dra. Liliana Bechelli Torloni.

Além disso, a vitamina C é responsável por estabilizar o colágeno formado no organismo. Juntando os dois - especialmente no mesmo produto, como em nosso antioxidante hidratante -, você tem mais colágeno de qualidade produzido na pele. Ou seja, um grande hidratante associado a um potente oxidante, uma dupla excelente para adiar o envelhecimento da pele!

Segundo a Dra. Liliane, você pode usar a dupla tanto de dia quanto à noite, todos os dias, mas vale lembrar que ao usar a vitamina C pela manhã, você curte ainda mais um de seus maiores efeitos: aquela pele bem viçosa!

Ácido hialurônico x pantenol

Outro match perfeito com estas mesmas funções? O ácido hialurônico e o pantenol. "Esse tipo de combinação é excelente para suavizar os sinais de envelhecimento da pele e potencializar seu viço", explica a dermatologista Dra. Katleen da Cruz Conceição, completando que os dois ativos também são hiper hidratantes, ou seja: perfeitos para a pele.

Uma explicação técnica: o pantenol é um excelente aliado para suavizar sinais de envelhecimento da pele pois aumenta o nível de glutationa, considerada a rainha dos antioxidantes, nas células. Além disso, olha que maravilha: ele auxilia na cicatrização e renovação da pele, quando apresenta feridas, marcas de acne, descamações e outros machucados, contando ainda com propriedades anti-inflamatórias, ajudando quando a pele apresenta vermelhidão, inflamações e até picadas de alguns insetos!

Quando usá-los? De dia ou à noite, como você quiser.

Ácido hialurônico x retinol / ácido glicólico

"Por suas propriedades de renovação celular, tanto o retinol quanto o ácido glicólico, dependendo de suas concentrações e dos estado da pele, podem trazer desconfortos, tais como vermelhidão", explica a Dra. Liliane: "Por isso, é o momento de caprichar na hidratação! O acido hialurônico vem como uma excelente opção para hidratar essa pele."

A dermatologista indica ter atenção às concentrações dos ativos e o estado da sua pele na hora de usar a combinação, preferindo que se deixe o uso para a noite, para evitar a exposição solar. Outra dica? Alternar os dias e sempre ler os rótulos.

Ácido hialurônico x ácido mandélico

O alfa hidroxiácido funciona como um esfoliante, promovendo a renovação celular, hidratando e dando luminosidade e, acima de tudo, diminuir manchas de pele. Por isso, aqui também, podem trazer consigo efeitos colaterais como irritação na pele. "Seu benefício de diminuir manchas deve deixar a pele em equilíbrio nesse sentido. Uma das formas de dar esse equilíbrio é manter essa pele hidratada e em alguns momentos até combinar ainda ativos calmantes", explica a Dra. Liliane.

"O uso desses produtos também deve conter avisos de rotulagem, baseado no que a empresa que desenvolveu considerou como cuidados", ela explica, sobre cuidados na utilização e combinação. não usar durante o dia, forma de uso, recomendações gerais. "Os cosméticos com retinol, ácido glicólico e ativos clareadores têm o mesmo raciocínio de forma de uso e precauções." De novo: tome muito cuidado com a exposição solar, ok?

Voltar para o blog