Afinal, como as manchas se formam?

Se você sempre quis entender como isso acontece, esse momento é seu!

E não é que a nossa família cresceu? Nosso Sérum Uniformizador acaba de chegar com uma fórmula multifuncional que trata manchas, linhas finas, olheiras pigmentares e ainda por cima hidrata e devolve a luminosidade da pele - tudo em um só produto. Ao falar sobre manchas, porém, pode ser que uma pequena dúvida apareça: afinal, como é que elas se formam na pele?

+ Como inserir o retinol biomimético na rotina de skincare?

Formação da melanina

Para entender como é a formação das manchas, primeiro, temos que dar um passo para trás e falar sobre a melanogênese, o famoso processo de formação da melanina. Para isso, contamos com a ajuda de uma especialista: a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

“A estrela da pigmentação da pele é a melanina. A melanina é um pigmento que não está aí de enfeite, só para deixar a pele com um tom lindo, maravilhoso. É uma substância de defesa. A função principal dela é proteger o núcleo da nossa pele, o DNA, contra os raios solares e outras lesões”, conta a médica.

+ Como o Sérum Uniformizador age antes, durante e depois da mancha

De forma resumida, todo o processo começa nos melanócitos, células que produzem a melanina. Esse pigmento todo se acumula em pequenas bolsinhas, conhecidas como melanossomas, que transportam esse pigmento até os queratinócitos da superfície da pele, dando a coloração que conhecemos.

A melanina se subdivide em dois tipos: eumelanina (pigmento preto/ marrom) ou feomelanina (pigmento vermelho/amarelo). A proporção das concentrações de cada uma delas é que é responsável pelo fototipo de cada pessoa.

Aqui cabe uma curiosidade sobre a pele negra: muito se engana quem pensa que pessoas de pele negra tem mais células que produzem melanina. “Isso é um mito. Temos o mesmo número de melanócitos. A diferença é o grau de atividade. Isso quer dizer que o melanócito da pele negra atua mais, produz maior quantidade e os melanossomas (bolsinhas que carregam o pigmento) são maiores”, explica a Dra. Monalisa.

Como as manchas se formam?

As manchas se formam por conta de um desequilíbrio. “A mancha não é algo natural da pele. É normal, sim, a gente ter diferentes tons no rosto, mas a mancha propriamente dita é uma desregulação, que pode acontecer por vários fatores”, alerta a especialista.

Um dos fatores mais comuns é a exposição solar, mas elas também podem surgir por conta de irritações, inflamações, alterações hormonais e até a genética (como as sardas, por exemplo). Também há diferentes tipos e formações de manchas (e nós já falamos um pouco sobre elas aqui no blog!).

Mas como elas se formam de fato? “A formação vem de uma irritação do melanócito. Toda vez que o melanócito (célula de defesa) se sente ameaçado ou irritado - seja por sol excessivo, uma irritação, um arranhão, uma batida -, temos como reflexo essa produção exacerbada de melanina. É mais ou menos assim que as manchas se formam”, explica a Dra. Monalisa Nunes.

Sérum Uniformizador

Nosso Sérum Uniformizador é incrível para ajudar a uniformizar o tom da pele e suavizar alguns tipos de manchas exatamente porque atua em diferentes etapas da melanogênese, agindo antes, durante e depois da mancha se formar.

Que tal inseri-lo na sua rotina de skincare? Poderoso no tratamento e prevenção de manchas, olheiras pigmentares e linhas finas, a fórmula multifuncional pode ser usada na área dos olhos, rosto e corpo e age antes, durante e depois da mancha, hidratando, uniformizando não só o tom como a textura da pele e ainda devolvendo toda a sua luminosidade.

O Sérum Uniformizador combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar, a niacinamida 5% que reduz a pigmentação excessiva, o nanoácido tranexâmico e o alfa-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. Já o óleo de rosa mosqueta entra na fórmula com suas ações antioxidante, hidratante e cicatrizante.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado?

Quer saber mais sobre algum assunto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading