Cravos e espinhas: os melhores ingredientes para combater e prevenir

Conheça alguns dos ingredientes que são os melhores amigos da pele acneica e que vão te ajudar a combater/prevenir cravos e espinhas.

cravos e espinhas

Quem convive com pele acneica muitas vezes tem um arsenal de produtos em casa para lidar com as mais variadas situações que envolvem cravos e espinhas. Se esse é o seu caso, você sabe exatamente quais ingredientes podem ajudar seu quadro? E se você está começando agora no skincare, sabe detectar quais ativos são seus maiores aliados para uma rotina de cuidados com a pele eficaz?

+ Guia da acne: o que é, como prevenir e quando procurar um médico

Vem que a gente te ajuda:

Ácido salicílico para combater cravos e espinhas

O ácido salicílico é o superstar dos ingredientes para peles acneicas, e não à toa: esse beta-hidroxiácido não só promove a renovação celular nas camadas mais superficiais da pele como também age no interior do poro, ajudando ainda mais em sua desobstrução e a esfoliar profundamente células mortas e excesso de sebo.

+ BHA: seu guia completo sobre beta-hidroxiácidos

É justamente essa ação dos BHAs que os tornam tão poderosos para a pele acneica. Basta lembrar o que é uma espinha - uma pápula infectada e inflamada, fruto da proliferação excessiva da glândula sebácea. O conteúdo da espinha é sebo e células mortas, basicamente, associados aos agentes infecciosos.

Quer mais benefícios do ácido salicílico na pele oleosa? Ele atua diretamente no controle das glândulas sebáceas e diminuiem hiperqueratinização (controle excessivo de queratina, um dos responsáveis pelo surgimento da acne), atua no controle da glândula sebácea, diminuem a proliferação bacteriana e o processo inflamatório local.

+ Pele oleosa precisa ser hidratada sim!

Não só isso: por ser um esfoliante potente, ele promove a renovação celular, aumentando a produção de colágeno, o que disfarça as rugas e linhas de expressão, deixando a pele mais uniforme. Além de tudo isso, os beta-hidroxiácidos são menos agressivos que outros ácidos, por isso, com seu uso, há menos chance de causar sensibilidade.

Ah! E não vale só para o rosto, viu? A ação dos beta-hidroxiácidos funciona muito bem para tratar a acne corporal, foliculite e até queratose pilar.

oleosidade

Aqui na Sallve, o ácido salicílico aparece na fórmula do nosso Sérum Antiacne. Muito mais do que um secativo poderoso que seca espinhas em 24 horas, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar.

O Sérum Antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele. Para antes, durante e depois da acne: que tal inserir o Sérum Antiacne na tua rotina de skincare?

Ácido glicólico para a renovação celular e previnir cravos e espinhas

O ácido glicólico faz parte do time dos alfa-hidroxiácidos, que promovem a renovação celular da camada mais superior da pele, deixando-a com a textura mais uniforme, diminuindo manchas e cicatrizes de acne e suavizando linhas finas, além de trazer aquele viço que a gente tanto adora. Por tudo isso, ela previne poros obstruídos e acúmulo de sebo e células mortas que podem causar cravos e espinhas.

+ Alfa-hidroxiácidos: o seu guia completo para os superstars do skincare

extrato de alcaçuz

Na Sallve, o ácido glicólico aparece na fórmula do nosso Tônico Renovador. Com sua poderosa fórmula de tratamento com AHA 7%, (uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%), ele limpa e esfolia a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.

Ácido hialurônico para uma pele hidratada

O ácido hialurônico é um componente presente no nosso corpo, mas ao longo do tempo sua produção vai caindo, o que dá origem ao aparecimento de rugas e linhas de expressão. Como é uma molécula capaz de reter uma alta quantidade de água, o ácido hialurônico é um hidratante perfeito para pele propensa a acne, mantendo-a hidratada, firme e livre de óleo.

Na Sallve, ele aparece na fórmula do Antioxidante Hidratante e do Hidratante Firmador, com oito pesos e três formas de ácido hialurônico, para agir em diferentes camadas da pele.

Peróxido de benzoíla para tratar a inflamação e manchas

Conhecido por matar as bactérias que causam inflamação, dor e vermelhidão - e que costumam aparecer com os tão temidos cravos e espinhas, o composto pode realmente ajudar em tratamentos.

Muitas marcas usam a benzoíla como promessa de acabar de vez com aquelas manchas vermelhas, mas vale citar que o ingrediente não é indicado para todos os tipos de pele, já que pode causar sensibilidade em alguns tipos de pele.

Óleo de melaleuca (Tea tree oil) para combater a bactéria que causa acne

Você já pode ter ouvido falar nele em inglês: é o famoso tea tree oil, muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatória e antissépticas e muito popular entre quem tem pele acneica. Além disso, ele é considerado uma substância antioxidante, combatendo ainda certas bactérias, vírus e fungos, além de aumentar a atividade dos glóbulos brancos, que auxiliam no combate de germes e outros invasores.

+ Acne: afinal de contas, quais são as causas das espinhas?

Mas por que o óleo de melaleuca tem tudo a ver com acne? Simples! Com suas propriedades antissépticas e antibacterianas, o óleo combate a bactéria Propionibacterium acnes, que é a responsável pela inflamação causada pela acne. Olha que incrível: em uma concentração de 5%, o óleo se mostrou tão eficaz quanto o peróxido de benzoíla, um ingrediente famoso no tratamento de peles acneicas, com uma vantagem: o óleo de melaleuca irritou menos a pele.

Por ser antibacteriano, o óleo de melaleuca também ajuda a limpar os poros profundamente, fazendo com que eles pareçam menores.

Aqui na Sallve, o 4-terpineol (extraído do óleo de melaleuca) também aparece na fórmula do nosso Sérum Antiacne.

Argila para absorver o óleo

Produtos à base de argila podem ser ótimos para pele com cravos e espinhas, principalmente, nas categorias Bentonita e Kaolin, que ajudam a absorver o óleo e se livrar das impurezas da pele, deixando os poros limpos.

Você já conhece nossa Máscara Purificante? Ela limpa e reequilibra a pele prevenindo acne, com o poder purificante da Argila Verde, que age junto de Prebióticos removendo a oleosidade excessiva enquanto nutre. Na fórmula há ainda o Pantenol, que hidrata e fortalece a barreira da pele. o resultado é imediato e após 15 minutos a pele fica limpa, com viço, toque macio e hidratada!

cravos e espinhas

Enxofre como antibacteriano

A gente sabe que o cheiro do enxofre não é dos melhores, mas temos que dizer que ele é um ótimo antibacteriano, deixando a pele menos ressecada do que o peróxido de benzoíla.

Hamamélis para adstringência

Presente em tônicos (como o Tônico Renovador da Sallve), a hamamélis funciona como um bom adstringente e é ideal para uma limpeza profunda e suave. Além disso, a hamamélis também é conhecida por ter potentes compostos anti-inflamatórios, como o ácido gálico e também os taninos. Assim, ajuda a prevenir e reduzir inflamações, além de acalmar a pele.

Vitamina C para antioxidar e dar viço

A vitamina C é um antioxidante e protege a pele da ação nociva dos radicais livres e é ótima para ajudá-la a se recuperar depois do surgimento daquela espinha enorme, sabe? A vitamina C também é ótima para atuar na hiperpigmentação da pele. Isso porque consegue inibir a produção da tirosinase, uma enzima que atua no processo da formação de melanina. Como ela age na raiz do problema, além de clarear, ela também previne o aparecimento de novas manchinhas escuras.

+ Vitamina C e acne: dá match?

Além disso, a vitamina C também consegue uniformizar o tom da pele. Dessa forma, a deixa mais radiante e iluminada. Se você quer um creminho para melhorar olheiras, procure também o ativo.

Você já conhece o Antioxidante Hidratante da Sallve? Ele é um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço. Combina a hidratação do ácido hialurônico a 5 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida e Cafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

Óleo de argan para equilibrar os tratamentos

Você não leu errado. Apesar de ser um óleo, não aumenta a oleosidade da pele e é absorvido rapidamente (e tem índice comedogênico "0"). Por isso, é bom para quem passa por tratamentos que acabam ressecando o rosto. O óleo de argan é rico em vitaminas A, D e E, além der ser antioxidante e conter bons níveis de ácidos graxos essenciais, ômega 6 e 9, polifenóis e fitosteróis.

+ Oito óleos queridinhos do skincare

Segundo pesquisas acadêmicas, em uso tópico, o ingrediente ajudou a controlar e reduzir o excesso de sebo na pele. Porém, quem tem pele oleosa e acneica sabe bem que é importante buscar a opinião de um especialista.

Niacinamida e seus superpoderes

A niacinamida também é um herói do skincare para a pele acneica. Para a pele acneica, ela apresenta uma série de benefícios que, a gente garante, vão te convencer a incluí-la na sua rotina de cuidados com a pele. Para começo de conversa, ela já age no primordial: usada regularmente em sua rotina, a niacinamida comprovadamente controla a produção de sebo da sua pele. Essa, como quem tem acne sabe bem, é a raiz de muitos dos problemas de quem tem acne.

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!

E já que falamos em espinhas, a niacinamida também tem ação anti-inflamatória. Ou seja: ela também age na diminuição de quadros de inflamações da pele (lembra que espinhas são frutos de inflamações na pele?). Há estudos, inclusive, que comprovam que a niacinamida é eficaz no tratamento de acnes ativas (aqui, a frequência foi de duas vezes por dia), reduzindo inflamações.

Mas tem mais: a niacinamida ainda ajuda a reduzir poros dilatados e a hiperpigmentação e de quebra hidrata e protege a sua pele da ação dos radicais livres. Aqui na Sallve, ela está presente na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante e do Sérum Antiacne!

Vamos falar sobre retinol?

retinol e o ácido retinóico aparecem em várias listas como ingredientes importantes para quem quer tratar a pele com acne e cravos. Porém são ingredientes controversos: essa forma potente e sintética da vitamina A, dependendo da quantidade usada, pode causar irritações em alguns tipos de pele.

+ Cicatrizes de acne: a ação do Sérum Antiacne

A boa notícia é que existem "versões" naturais do composto, como Sytenol A e Revinage. Eles têm as mesmas propriedades que o original, mas foram desenvolvidas tendo em mente diminuir esse tipo de irritação.

Alguns estudos usados para este texto:

Alternative Treatments for Acne

Acne - Sociedade Brasileira de Dermatologia

Moisturizers for Acne

Over-the-counter Acne Treatments

Complementary therapies for acne vulgaris

The efficacy of 5% topical tea tree oil

Tea tree oil gel for mild to moderate acne

FDA - Topical Acne Drug Products for Over-the-Counter Human Use

The Role of Skin Care as an Integral Component in the Management of Acne Vulgaris

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading