Depilação a laser: quais os cuidados antes e depois

Conversamos com especialistas para entender melhor os cuidados

depilacao a laser

Nossa comunidade pergunta e a gente responde: sempre surgem dúvidas por aqui sobre rotina de skincare com ácidos e depilação a laser. Precisa parar de usar tudo? Tudo bem usar depois das sessões? Para responder essas e outras questões sobre cuidados após a depilação a laser, decidimos conversar com dermatologistas para entender direitinho os detalhes e tirar mais dúvidas que envolvem esse tema.

O que é depilação a laser?

A depilação a laser é a remoção de pelos de regiões do corpo que pode ser feita com variados tipos de laser, como laser de diodo, o alexandrite e o Nd: YAG. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o número de sessões depende da área a ser tratada, da densidade dos pelos e do ciclo de crescimento.

+ Depilação: há um método que é melhor?

E o que acontece na pele quando aplicamos o laser? Segundo o Dr. Daniel Cassiano, membro da SBD, a energia emitida pelo laser é atraída pela pigmentação (melanina) do folículo piloso, levando ao enfraquecimento e destruição do pelo. “A epilação com laser não é sempre definitiva, porque não atinge o bulge capilar (região onde existem as células tronco), mas tem ação duradoura”, afirma o dermatologista. Vale lembrar também que alguns fatores também alteram o resultado do tratamento, como a cor da pele, alterações hormonais e a pigmentação e a espessura do pelo.

Cuidados gerais

De acordo com a Dra. Paola Pomerantzeff, os cuidados dependem muito do laser que será realizado. Mas tem um ponto que é comum: não faça depilação a laser se estiver com a pele bronzeada.

+ Afinal, como as manchas se formam?

“A maioria tem melhor resultado se a paciente não estiver bronzeada, por poder ser feito com uma maior energia. Portanto, o ideal é não tomar sol durante o tratamento”, explica a dermatologista, membro da SBD. E por que não pode? Porque há risco de hiperpigmentação, ou seja, de manchas surgirem na pele.

Além disso, é indicado raspar os pelos alguns dias antes da sessão para que fiquem rentes a pele. “No pós, apenas hidratantes ou, se a pele ficar muito inflamada, corticoides tópicos”, aponta ainda o Dr. Daniel Cassiano.

Agora, é hora de tirar dúvidas:

  • Se tenho uma rotina de skincare com ácidos (mesmo que leves) ou produtos uniformizadores de tom de pele, é necessário não usar esses produtos alguns dias antes ou no dia exato da sessão?

“Depende muito do profissional que fará a aplicação do laser.  Médicos dermatologistas sabem como programar o aparelho e suas variáveis para fazer uma aplicação de forma segura independente do uso de ácidos ou uniformizadores. Porém, em alguns estabelecimentos, os profissionais aplicam o laser com uma “programação padrão” para todos os pacientes. Nesse caso o ideal, para evitar complicações, é suspender qualquer ácido sete dias antes da aplicação”, responde a Dra. Paola Pomerantzeff. 

  • Ter a pele hidratada é um passo necessário antes da sessão?

Hidratar a pele é um passo básico de qualquer rotina de skincare, portanto, pense nela como um passo básico para ter a pele saudável.

+ O que a água faz pela nossa pele?

Mas antes da sessão de depilação, precisa hidratar a pele? “Não é necessário. A pele hidratada é sempre ideal. Mas o grau de hidratação da pele não interfere no resultado da depilação a laser”, explica a dermatologista.

  • Posso passar desodorante no dia da sessão?

O ideal é sempre ir apenas com a pele limpa, mas não passar desodorante é apenas uma recomendação. “Alguns produtos podem conter pigmentos. O laser da depilação tem afinidade pelo pigmento do pelo. Produtos com pigmentos podem ‘confundir’ o laser e acabar queimando a pele”, aponta a Dra. Paola.

O Dr. Daniel Cassiano alerta que o profissional que for fazer sua depilação deve limpar sua pele com um antisséptico apropriado, para que possíveis resíduos sejam retirados e o paciente fique seguro.

  • Posso esfoliar a pele alguns dias antes?

Sim, pode esfoliar a pele cinco dias antes se desejar.

  • É o ideal não usar água quente no dia da sessão ou logo após?

Água quente pode agravar a inflamação da pele no pós-imediato, ainda mais ser foi utilizado uma energia muito alta. Então, no dia do procedimento, preferir água morna/fria”, explica o Dr. Daniel Cassiano.

  • Entre uma sessão e outra há cuidados?

A Dra. Paola aponta que, dependendo do laser a ser aplicado, o ideal é não tomar sol entre uma sessão e outra. Se houver exposição solar usar fotoprotetor com FPS 60 ou maior.

+ Pele queimada x pele bronzeada: tem diferença?

“A depender do profissional que irá realizar a depilação, a indicação é suspender ácidos e uniformizadores sete dias antes da aplicação”, explica.

  • Quando é indicado voltar com rotina normal, inclusive com uso de ácidos? Quantos dias depois?

Isso depende muito da sua pele e como ela vai reagir ao laser. No pós, até que a pele se recupere e que não haja sinais de inflamação (vermelhidão, descamação), solicito que o paciente fique sem usar ácidos diurnos e noturnos”, aponta o Dr. Daniel Cassiano.

+ Quais cuidados devemos ter após a depilação?

Caso sua pele esteja bem, a Dra. Paola indica que alguns pacientes já podem voltar à rotina habitual no dia seguinte ao procedimento. O ideal é sempre conversar com seu dermatologista ou profissional escolhido para fazer a depilação a laser, e seguir todas as recomendações.

  • Quais produtos passar depois? Um hidratante calmante? 

“O ideal são hidratantes que tenham ação anti-inflamatória. Geralmente, os hidratantes prescritos para pele atópica são boas indicações”, aconselha o Dr. Daniel Cassiano.

Além disso, a Dra. Paola Pomerantzeff alerta que, dependendo da reatividade da pele do paciente, pode ser necessário a aplicação de um creme de corticoide tópico para acalmar a pele.

  • Preciso parar de usar o Tônico Renovador ou o Sérum Uniformizador antes e depois da depilação a laser?

O ideal é seguir as recomendações do profissional que fará o procedimento, afinal, há variados tipos de laser, além do grau de energia que pode ser usado.

Como recomendação geral, pode ser necessário interromper o uso de ácidos e produtos uniformizadores sete dias antes da sessão. Mas consulte sempre seu dermatologista!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading