Quem acompanha os nossos textos aqui no blog da Sallve já sabe que uma das melhores lições que podemos levar para a nossa vida (e de consequência para a nossa autoestima e pele) é a de encontrar e valorizar um tempinho só nosso. Ainda mais nesse momento em que o mundo freou bruscamente e que quem pode, fica em casa - trabalhando em home office, se desdobrando em mil pra dar conta do tranco ou se re-inventando.
É importante ter um momento para um banho tranquilo, para uma máscara, uma esfoliação, uma massagem facial (um auto-carinho que faz um bem danado)... É um luxo que não precisa custar caro. Você pode até mesmo preparar algumas receitas em casa. Mas calma lá. Nada de misturar ingredientes a caso ou seguindo uma receita que a amiga da amiga disse que deu certo.

"Tente achar um local gostoso, escolha uma música, borrife um aroma de lavanda e comece seus cuidados", inicia a Dra Liliana Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve.
Antes de começar...
"O segredo para não haver intercorrência, são algumas regras simples, tais como:
1. entender se algum daqueles ingredientes pode reagir com a pele,
2. não se expor ao sol quando aplicar uma máscara,
3. preparar a máscara e logo utilizá-la,
4. não reaproveitar jamais a receita, pois são itens naturais, sem uso de conservantes, que se não utilizado de imediato podem se contaminar com microorganismos indesejáveis.
5. Não abusar do tempo da máscara em contato com a pele ou cabelos".
Hidrate a pele do rosto
"O iogurte com mel é uma ótima opção, já que o iogurte é rico em lipídeos e o mel tem propriedades antissépticas", ensina a Dra Liliana. O mel, aliás, é um grande amigo de quem tem pele mista. O mel é umectante e antibacteriano, cheio de minerais e vitaminas. Hidrata, equilibra e ajuda a tratar possíveis espinhas.
Escalda pés
Sabe aquele dia que você tá pra baixo, com cólica ou que precisa de um carinho mas está sozinho em casa? Escalda pés!
A prática, que tem origem na antiga medicina chinesa, serve para irradiar o bem estar para o corpo inteiro: isso porque os nossos pés têm 72.000 terminações nervosas. O escalda pés nos faz relaxar e você pode também hidrata-los ao mesmo tempo. A dica da dermatologista é a de após o escalda pés (que você pode fazer com água e sal grosso junto de chá de camomila), aplicar óleo de coco e proteger os pés com filme plástico.
Nos já falamos aqui sobre o óleo de coco, lembra? Ele é muito conhecido por suas funções hidratantes, principalmente, para a pele seca e é por isso que é perfeito para hidratar os nossos pés. Mais: ele é eficaz no tratamento de eczema, irritação cutânea que pode causar diferentes tipos de lesões, preservando a barreira natural da pele, promovendo a cicatrização e a integridade do tecido.
Tire o esmalte
Outra dica da Dra Liliana é a de "retirar o esmalte das mãos e aproveitar para hidratar suas unhas com óleos do tipo o de melaleuca".
Conhecido também como Tea Tree Oil, o óleo de melaleuca tem propriedades antissépticas e antibacterianas e pode ajudar a curar infecções por fungos nas unhas.
Bolsas sob os olhos
"Faça compressas de chá de camomila para suavizar as bolsas e o cansaço dos olhos", ensina a dermatologista. A compressa gelada atua como anti-inflamatório, reduzindo a constrição dos vasos sanguíneos da região.
Orientações e contra indicações
Cítricos: “Não use limão. Ele mancha a pele em contato com o sol. É um ingrediente fotossensível e perigoso”, adverte a Dra Liliana.
Sol: “Jamais aplique máscaras e vá para o sol. Muitos componentes se transformam em contato com a luz solar”.
Reação: "Para sua segurança teste no antebraço antes de colocar o produto no rosto, afinal, apesar de ingredientes conhecidos a mistura foi elaborada em casa e não foi testada!
Fazer e guardar? “Faça a receita e utilize na mesma hora. Em contato com o ar, as matérias-primas, ainda mais as caseiras, podem oxidar ou se contaminar".
Máscaras: "Não abuse do tempo. Não fique mais de 20 a 30 minutos com ela no rosto”.
Esfoliação: Se esfoliar, que seja de uma a duas vezes na semana e não esqueça de hidratar depois.