Dia ou noite: em que hora do dia é melhor aplicar seus cosméticos?

Aprenda quais ativos funcionam melhor quando usados de dia e de noite?

Foto: Edgar Nunley/ Unsplash

Nossa rotina de skincare depende de uma série de variáveis que, aplicadas corretamente, vão potencializar ainda mais o efeito de cada ativo que você escolhe passar na sua pele. Vale levar em conta uma série de coisas ao escolher seus produtos e como você vai usá-los: seu tipo de pele, seu estilo de vida e - olha lá! - a hora do dia em que você aplica cada um deles.

Você sabia que há ativos que funcionam melhor na sua pele de dia, enquanto outros são mais indicados para a noite? Não precisa de ansiedade, é tudo bem simples, a gente promete - e bem fácil de entender. Vamos lá?

De manhã: vitamina C

A vitamina C, BFF da nossa pele, pode ser aplicada qualquer hora do dia, mas vai arrasar ainda mais na sua pele se você usá-la de manhã. É que além de poderoso antioxidante que protege sua pele dos radicais livres, ela potencializa o efeito do filtro solar, conforme vários estudos já apontaram. Ah, e não é um desperdício deixar aquele viço lindo que a vitamina C dá na sua pele para a hora de dormir?

De manhã: ácido hialurônico

Por não ser fotossensibilizante, o ácido hialurônico pode ser usado de dia sem problemas. E olha que maravilha: ele combina perfeitamente com a vitamina C e com filtro solar. Ou seja: rotina redondinha!

De manhã: filtro solar

Essa é bem óbvia, né? Filtro solar é obrigação, sem qualquer negociação. Use sempre como o último passo de sua rotina de skincare antes de sair de casa.

De noite: retinóicos (ou vitamina A)

O motivo pelo qual você deve deixar os retinóicos para uso noturno é bem simples: eles têm ação esfoliante e promovem a renovação celular da nossa pele. Você até pode usá-los de dia, mas saiba que a luz solar pode influir na ação do ativo, diminuindo sua eficácia. Outro motivo? Expor sua pele com vitamina A à luz do sol pode causar irritações, justamente por esse processo que vai ocorrer na sua pele.

Mais um motivo para deixar os retinóicos para a noite: eles não combinam tão bem com a vitamina C (que, como você já viu, arrasa mais de dia).

De noite: alfa hidroxiácidos (ácido lático, glicólico)

Ácidos, à excessão do hialurônico, geralmente podem ser deixados para uso noturno: é que sua ação esfoliante afina a pele, deixando-a mais exposta. Que tal deixá-lo para a noite, quando sua pele pode desfrutar de sua ação esfoliante e renovação celular em paz, sem qualquer efeito de poluentes, maquiagem ou luz solar.

Além disso, hidratantes a base de alfa hidroxiácidos (ácido glicólico, lático e salicílico, por exemplo) não funcionam com filtro solar. O que você pode fazer é deixar o componente para os tônicos: passe o tônico, deixe secar e passe o filtro solar. Você pode usar outro hidratante, entre as duas etapas - é só fazer o teste na mão. Mas se ele tiver alfa hidroxiácidos em sua fórmula, não vai combinar tão bem com nenhum filtro solar.

De noite: ácido salicílico

Amor eterno de quem tem a pele oleosa / acneica, o ácido salicílico preferencialmente deve ser deixado para uso noturno. Isso porque ele também pode deixar a pele mais sensível à exposição solar. Quando usado de dia, com a pele exposta a raios solares, ele pode desencadear até manchas de pele. Acordou no dia seguinte após aplicar uma concentração mais alta de ácido salicílico na pele? Lave o rosto!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading