Como as enzimas ficam estáveis na nossa fórmula?

Como as enzimas ficam estáveis na nossa fórmula?

Já adiantamos: elas são “inteligentes”!

A gente adora explicar alguns detalhes das nossas maravilhosas fórmulas para a nossa comunidade e, por isso, vamos voltar a falar sobre enzimas aqui no blog! Sim, só que agora vamos esclarecer como as enzimas se mantém estáveis no nosso mais que querido Esfoliante Enzimático.

Para começar, é sempre bom relembrar: as enzimas são um “catalisador biológico”, aceleram reações químicas ao diminuírem sua energia de ativação. Ou seja, se uma reação é extremamente lenta, a função das enzimas é acelerar o processo para que ela aconteça mais rapidamente. Dito isso, podemos seguir!

Na fórmula do nosso Esfoliante, contamos com a ajuda das enzimas de romã para a esfoliação. E como conseguimos que elas se mantenham estáveis na fórmula, sem perder a eficácia? Bem, porque as nossas enzimas são chamadas de “inteligentes”.

E o que isso significa? Que as enzimas são extraídas junto às suas chaperonas - proteínas que são como uma acompanhante responsável por ajudar as outras a atingirem sua conformação tridimensional correta e, com isso, garantir uma estabilidade melhor.

As chaperonas formam uma “proteção” ao redor da enzima, ajudando a manter sua estrutura intacta, quando o produto passa por flutuações controladas de pH e temperatura. Em condições extremas de mudança de temperatura e pH, no entanto, mesmo a proteção das chaperonas não é suficiente.

Pra tudo funcionar bem e as enzimas não perderem suas funções, precisamos de umidade. Enquanto houver umidade na formulação (ou na pele) mantendo as proteínas “acompanhantes” hidratadas, as enzimas vão preservar todas as suas propriedades.

E é assim que conseguimos usar a enzima de romã sem que ela perca estabilidade e funcione como um esfoliante seguro e sem causar irritação. Ah, e lembrando do que diz a nossa embalagem: evite a exposição do produto à luz ou calor excessivo.

Já incluiu o Esfoliante Enzimático na sua rotina de skincare? Ele está disponível na nossa loja.

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog