Quem faz os produtos da Sallve? Conheça nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento

Quem faz os produtos da Sallve? Conheça nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento

Te apresentamos a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve: são eles que tornam reais aquelas fórmulas que tanta gente sonha!

Para que os produtos que você tanto ama cheguem até você, um time gigante precisa se movimentar para isso acontecer. Mas existe uma equipe específica que torna aquelas fórmulas e ideias que a comunidade vive sonhando em realidade. Prazer, time de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação!

Essa área é liderada por Antônio Carlos Vanzo, nosso Chief Scientific Officer, que tem vasta experiência de mercado. Além disso, ele também é responsável pela área de Supply Chain, mas isso é assunto pra outra hora!

"A Sallve tem uma diretriz e uma política de ter o P&D como uma área fundamental na companhia. Afinal, vamos sempre viver de inovações, novos produtos, tecnologias. Quando falo de uma área de Desenvolvimento ou Inovação, não quer dizer que necessariamente que vamos fazer só coisas dentro da Sallve. Vamos estar conectados com o mundo inteiro, com laboratórios externos, parceiros, universidades, fornecedores, buscando sempre o que tem de mais moderno, de melhor, para fazer produtos. Então, muita coisa nós vamos fazer fora, mas muita coisa nós vamos fazer dentro, com uma equipe própria", afirma Vanzo.

E por que é importante ter uma equipe própria de P&D?

Não só para criar produtos incríveis, mas, principalmente, pela segurança. "A gente quer fazer produtos com muita segurança em todos os sentidos. É por isso que é importante, porque você tem o controle, mesmo quando você compra uma tecnologia de fora, você acaba refazendo alguns testes, alguns estudos internamente, para você ter certeza de que aquilo realmente é seguro", explica nosso CSO.

"Acho que é importante ressaltar também que a gente quer fazer uma inovação aberta, que é não só desenvolver coisas internamente, mas estar abertos para o mundo. O que existir de bom em outros lugares, nós vamos trazer. Porque esse é o conceito de empresas eficientes. Você obviamente tem uma equipe interna, mas também está antenado no que está acontecendo ao seu redor, uma inovação 360", completa.

Quem é a equipe?

A equipe de P & D tem alguns braços. O primeiro deles é o time de Formulação. Um grupo de pesquisadores que desenvolve as fórmulas dos produtos que chegam aí na sua casa. Ele é liderado por Dra. Carine Dal Pizzol, farmacêutica industrial, mestre e doutora em Farmácia e especialista em Nanotecnologia. Ela é Gerente desse time, responsável pelo desenvolvimento das formulações e também pelos testes de eficácia e segurança.

Dentro dele, temos duas especialistas em P&D: a Ana Sofia Barbosa, química que tem experiência vasta em produtos para pele, principalmente, em proteção solar; e a farmacêutica Fabiana Souza, que está na Sallve, praticamente, desde o nascimento da empresa. Ela era uma das consultoras, antes mesmo da equipe de P&D existir por aqui.

Ainda dentro da equipe de Formulação, temos a farmacêutica Renata Ribon de Melo, pesquisadora sênior, que além de trabalhar na parte de formulação dos produtos, também atua diretamente com a área de Comunicação da Sallve. Ele ajuda a desmistificar alguns assuntos difíceis, para que fique fácil que a nossa comunidade compreenda. E também a química Clara Amore, pesquisadora, que tem experiências em diversas fases do desenvolvimento, formulação e produção de produtos cosméticos.

A equipe de Formulação conta com uma estagiária, a Yasmin Amaral, que cursa Química na Universidade de São Paulo (USP), e a técnica de laboratório Joyce Moura, estudante de Farmácia na USP, e responsável por pensar nas melhores soluções para que o andamento do nosso laboratório flua em harmonia. Ela acompanha diretamente as pesquisadoras na manipulação e caracterização das nossas fórmulas.

Para fechar com força e ciência, a Sallve ainda conta com o apoio de uma super especialista na área cosmética, a Prof. Dra. Patricia Maia Campos, professora Titular da USP e consultora científica da Sallve. Ela dá suporte técnico e científico para elaborar protocolos de pesquisa e desenvolvimento, avaliação, além da definição da formulação cosmética e das substâncias ativas.

Ciência e muita segurança

Agora, a gente entra na área dos testes clínicos e segurança, que são de extrema importância para que o produto que chega até você seja tão incrível e eficiente. São os inúmeros testes que determinam toda eficácia das nossas fórmulas e o quanto elas são seguras.

“Gosto muito de destacar o quanto prezamos pela eficácia, segurança e qualidade dos nossos produtos. Realizamos muitos testes, desafiando nossos produtos para garantir a aprovação dessa tríade antes do lançamento no mercado. Além disso, estudamos profundamente todas as matérias-primas para garantir, não só segurança humana, mas também ambiental", explica a Dra. Carine Dal Pizzol, nossa Gerente. 

Na área de Segurança de Produtos e Estudos Clínicos, temos a médica dermatologista Dra. Liliana Bechelli Torloni, consultora externa, que já trabalha há anos com os maiores nomes do mercado de dermocosméticos. Ela nos dá direcionamento no que é seguro, o que pode ou não ser usado. Além disso, ajuda nos desenhos dos testes que serão realizados para a provar a eficácia dos produtos.

Contamos também a Dra. Monalisa Nunes, consultora externa, que ajuda na produção dos conteúdos científicos da marca. “Ajudo tanto a revisar os textos e informações para o blog como também na construção desses textos. Também tenho uma função de trabalhar na parte de composição de produto, da idealização do produto, essa é a parte mais criativa. Além disso, ajudo como médica convidada em eventos, nos eventos de lançamento da Sallve. Estou ali para ajudar e ser um suporte dessa parte mais científica em dermatologia e em composição de produtos”, contou em um papo aqui no blog.

Nessa área, dentro da equipe de P&D da Sallve, contamos com a biomédica Ana Paula Fonseca, pesquisadora, responsável pela segurança e eficácia dos nossos produtos, diretamente ligada aos testes clínicos e performance das nossas fórmulas. Sim, aqui a gente testa e tem ciência e tecnologia nas prioridades.

A Ana Paula trabalha lado a lado com institutos de pesquisa clínica que são referência no mercado. Juntos, realizam testes clínicos dos nossos produtos, garantindo a eficácia e segurança deles. Ela estabelece os protocolos dos estudos e também realiza periodicamente monitorias para que todos sejam validados e aprovados.

Nem só de fórmula vive um produto, não é mesmo? Ele também é embalagem e fabricação! A gente já contou aqui no blog quem faz o design das embalagens da Sallve, mas saiba que a equipe de PeD tem um braço por ali também. Temos um Gerente de Desenvolvimento de Embalagens: o Flávio Pesante, um dos nomes mais reconhecidos do mercado nessa área, que trabalha na parte técnica de desenvolvimento de embalagem.

"É uma referência no mercado. Um cara que agrega em conhecimento e que, sem dúvida, está nos ajudando a desenvolver embalagens incríveis. E não só do ponto de vista estético, mas do ponto de vista de funcionalidade", aponta Antonio Carlos Vanzo, nosso CSO.

A equipe de P&D ainda tem mais uma consultora, a Ana Lucia Pereira, que cuida diretamente da área de assuntos regulatórios, faz a interface da Sallve com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na questão de registro de produtos e legislações.

Por fim, mas não menos importante, para coordenar e dar ritmo a esse time, temos a Mariana Costa, que faz Gerenciamento de Projetos e Transferência de Tecnologia para Terceiros. “Ela é muito importante, porque faz o que chamamos de rede de projetos, que nada mais é que um mapa de onde você vai ter que passar para desenvolver um produto. Ela dá essa batida: estamos atrasados, adiantados, ela vai nos guiando”, conta Vanzo.

Agora que você conhece todo mundo da equipe, saiba que esse time ainda tem um braço importantíssimo: a comunidade. “Temos uma interface muito forte com o marketing, de desenvolvimento de produtos, e com a comunidade, porque tudo o que fazemos testamos e ouvimos a comunidade. Eu sempre falo que um grande desafio é que, muitas vezes, você desenvolve um produto que do ponto de vista tecnológico, é muito bonito (para uma pessoa que é da área técnica). Mas se isso não fizer sentido para o consumidor final, isso não vai adiantar nada, então, as vezes existem soluções mais simples, mas que toca mais o consumidor. Temos que estar sempre muito atentos a isso: fazer coisas que realmente façam conexão com as pessoas”, finaliza ainda nosso CSO.

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog