Extrato de Ruibarbo é um amigo da barreira da sua pele

Extrato de Ruibarbo é um amigo da barreira da sua pele

Conheça mais sobre esse ingrediente do nosso Hidratante Firmador

Só os hidratados online! A gente adora conversar sobre as nossas fórmulas e desta vez resolvemos falar sobre mais um ingrediente do nosso Hidratante Firmador, que é um super amigo da barreira cutânea. Conheça o Extrato de Ruibarbo!

Crédito: Monika Grabkowska/Unsplash

Extrato de Ruibarbo

Talvez você não conheça, mas o Ruibarbo (Rheum rhaponticum) é uma hortaliça, que pertence à família de Polygonaceae. É uma planta perene, que pode chegar a até um metro de altura e tem sabor amargo.

A origem de seu cultivo é da China, Sibéria e Himalaia, em torno do ano 2700 a.C., de onde foi importada para a Europa pela rota da seda. Ela pode ser encontrada até uma altitude de 4000 metros, sabia?

Além de ser comestível, era usada medicinalmente. No século 18, era o colagogo (medicamento que provoca a secreção biliar) e laxante mais usado pelos médicos. Além de ter seu uso para casos de diarreia e disenteria, também foi um excelente remédio contra gastralgias, obstruções intestinais, falta de apetite, vermes, bile, irritação ou preguiça intestinal, entre muitos outros usos.

Pele hidratada, saudável e sem descamação

Ok, e os benefícios para pele? Onde exatamente entram nisso? O papo é daqueles mais complicados, mas a gente ju-ra que vale muito a pena. Então, atentos! O extrato de ruibarbo ajuda a ativar os mecanismos naturais de hidratação da pele.

Crédito: Annie Spratt/ Unsplash

Como? Esse ingrediente atua como um ativador natural do PPARγ (proliferadores de peroxissoma tipo gama), estimulando a diferenciação dos queratinócitos,  o principal tipo de célula presente na epiderme.  Essas células são responsáveis pela síntese da queratina, uma das principais proteínas responsáveis pela estrutura e função de barreira da pele. 

A filagrina é uma proteína responsável pela coesão dos filamentos de queratina, sendo fundamental para a função de barreira. Além disso, ela apresenta outra função essencial para a hidratação da pele, dado que sua degradação no estrato córneo gera grande parte dos compostos do NMF (Fator de Hidratação Natural), substâncias fundamentais para a manutenção da água na pele. (Simon, 1996) (Hibino, 2011).

Já a involucrina, que também citamos ali em cima, é uma proteína fundamental para a estrutura do envelope celular que protege as células queratinizadas, sendo fundamental para a sua coesão e consequentemente para a resistência do estrato córneo. (Eckert, 2005).

Crédito: Heather Barnes/ Unsplash

Quando falamos dos lipídeos que formam a barreira da pele, majoritariamente composto por ceramidas, saiba que eles funcionam como um “cimento” para a pele, enquanto os corneócitos são tijolos ricos em proteínas. Assim, organizados em bicamadas, esses lipídeos são essenciais para reduzir a perda de água da pele para o meio ambiente.

Ao pensarmos em hidratação, saiba que os mecanismos clássicos levam em conta colocar moléculas que simulam ou que se assemelham aos componentes da pele através de umectantes, que hidratam simulando a ação do Fator de Hidratação Natural, ou através de emolientes, que simulam a função de barreira dos lipídeos da pele, reduzindo a perda de água.

O extrato de ruibarbo funciona de um jeito diferente. Ele induz a diferenciação dos queratinóticos e reforça os mecanismos naturais de hidratação, aumentando a síntese de filagrina, involucrina e ceramidas, promovendo uma hidratação estrutural a longo prazo.

Com isso, a pele recupera a sua hidratação e o seu aspecto suave, luminoso e vital, se reduzem descamações e se melhora a função de barreira, promovendo uma pele mais hidratada, protegida e saudável.

Nosso Hidratante Firmador é um hidratante mais potente que combina os efeitos tensor e firmador para deixar sua pele mais firme em efeito imediato e a longo prazo, ajudando ainda na diminuição das linhas finas, com seus oito formas e três pesos de ácido hialurônico. Que tal inserí-lo na sua rotina de skincare?

Não se esqueça...consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Estudos e artigos citados nesse texto

Eckert R.L. et al. Transglutaminase Function in Epidermis. J Invest Dermatol. 2005, 124:481–492.

Simon, M. et al. Evidence that filaggrin is a component of cornified cell envelopes in human plantar epidermis. Biochem. J. 1996, 317:173-177.

Hibino T. et al. Characterization and Regulatory Mechanism of Bleomycin Hydrolase as a Natural Moisturizing Factor-Generating Enzyme in Human Epidermis. IFSCC Magazine. 2011, 2:103-112.

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog