Sérum Uniformizador: o que acontece ao interromper o tratamento de manchas?

Há um ladro crônico no tratamento e isso deve ser levado em consideração!

Lembra que nós já conversamos um pouquinho por aqui que o tratamento de manchas não é algo rápido e imediato? Ele precisa de tempo para apresentar os resultados esperados, e isso também acontece com o nosso Sérum Uniformizador. Mas e se você decidir interromper o tratamento de manchas, esquecer ou parar de usar? Volta tudo? Fica pior?

+ Afinal, como as manchas se formam?

Nosso Sérum Uniformizador é incrível para ajudar a uniformizar diversos tipos de mancha, como as relacionadas ao melasma, além de melanoses solares e hipercromias pós-inflamatórias (como as de acne). Mas, para começar a ver resultados, você precisa de 30 a 60 dias, por conta do ciclo de renovação da pele. “Precisamos renovar a pele em uma velocidade maior, para que com a descamação (renovação) da pele, o excesso de pigmento no local da mancha saia junto com as células mortas. Esse processo é acelerado com os dermocosméticos, porém precisamos aguardar o tempo para esse processo ocorrer”, explica a Dra. Camila Rosa.

O que acontece se eu interromper o tratamento de manchas?

Porém, antes de mais nada, o ideal é que o tratamento não seja interrompido - e muito importante, o primeiro passo para quem sofre com manchas na pele é procurar um dermatologista: afinal, você precisa identificar o tipo das suas manchas e saber que tipo de produtos vão fazer bem para sua pele, além de descobrir o que causou seu aparecimento e tentar interromper esse processo desencadeante.

+ Sérum Uniformizador: uniformiza o tom, mas sem clarear a pele negra

Se você está realizando um tratamento para manchas, caso decida interromper o tratamento ou parar por algum motivo, não vai haver mais melhora no quadro das manchas. Mas elas vão piorar? Segundo a Dra. Camila Rosa, somente haverá uma piora se você mantiver o processo que desencadeia o aparecimento delas. Parar de usar o produto por si só não vai fazer com que nada piore de fato. O que é preciso saber é que, se você parar de usar o produto e mantiver os gatilhos que desencadeiam as manchas, aí sim: elas vão voltar. Se você tem manchas decorrentes da exposição solar, por exemplo, e após suavizá-las voltar a se expor sem proteção, elas vão voltar. Por isso, tratamento e prevenção caminham lado a lado.

O lado crônico do tratamento de manchas

Há ainda um lado crônico no tratamento de mancha, em que dependendo do tipo que você tem, talvez seja preciso lidar com elas por um longo período da vida. Isso significa que elas elas podem sumir e simplesmente voltar se você parar de cuidar? Talvez. Isso tudo depende do problema que você tem. Por isso, sempre repetimos, é importante consultar um especialista: “Tudo vai depender do tipo de mancha, da origem. São vários os fatores desencadeantes de manchas. Se eu os mantiver, não consigo melhora”, explica a Dra. Camila.

Vale lembrar que melasma, melanoses solares, hipercromias pós-inflamatórias e nevo de Ota, por exemplo, podem ser tratados para se obter uma pele mais uniforme. Mas não se esqueça: para cada caso existe um tratamento específico, e por esse motivo, é fundamental o diagnóstico correto.

Qual é o principal cuidado para não piorar manchas?

Essa é fácil: para não piorar suas manchas, além de seguir à risca o tratamento principal sugerido pelo seu dermatologista, há um ponto principal e inegociável: usar protetor solar!

Sérum Uniformizador

Nosso Sérum Uniformizador, com sua fórmula multifuncional, alia tratamento e prevenção em um só produto, tratando antes, durante e depois da mancha, agindo diretamente no processo de melanogênese, responsável pela formação de melanina. O retinol biomimético age regulando a síntese de melanina antes dela formar a mancha (por uma espinha manipulada, por exemplo). Agindo durante a mancha, entra o alfa-arbutin: "No durante, a gente escolheu o alfa-arbutin, que é um derivado seguro da hidroquinona. O alfa-arbutin consegue agir exatamente naquele ponto em que melanócito está sento estimulado para formar a melanina. Ele age antes desse estímulo do melanócito, que traz a melanina e muda a cor da sua pele", explica Ana Sofia, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento.

+ Como o Sérum Uniformizador age antes, durante e depois da mancha

Se você já tem manchas, quem age nelas é a niacinamida e o ácido tranexâmico. O ácido tranexâmico age diretamente com uma enzima da nossa pele que causa manchas, bloquenaod a conversão do plaminogênio (presente nas células basais epidérmicas) em plasmina. O excesso de plasmina é o que estimula uma maior produção de melanina nas camadas inferiores da pele. E eventualmente, é esse excesso de melanina vai se manifestar como uma hiperpigmentação na superfície.

"A niacinamida, por sua vez, vai agir na mancha que já existe, enquanto todos os outros vão agir em uma mancha que pode ser formada, evitando que ela se forme. Eu já tenho uma pigmentação, já cutuquei, já tenho essa mancha da acne, ou de limão. Como faço para reverter? A niacinamida vem para diminuir a quantidade dessa melanina, para uniformizar e ajudar na produção mais saudável de melanina", completa a pesquisadora Ana Sofia.

E aí: que tal inserir o Sérum Uniformizador na sua rotina de skincare?

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading