Os benefícios da ioga facial

Os benefícios da ioga facial

Você já experimentou a ioga facial? Ela promete ser mais uma aliada no combate à flacidez. Que tal incluir a técnica no ritual de beleza?

Quem acompanha o blog da Sallve sabe que por aqui somos fãs das massagens faciais. Elas fazem parte do nosso ritual de beleza, daquele momento só nosso, do carinho diário nos dez minutinhos em que nos dedicamos a nós mesmos.

Já vimos muitas técnicas por aqui! Da massagem Sallve que a Julia Petit indica para a aplicação do nosso Antioxidante Hidratante e Hidratante Firmador à massagem Asahi (a preferida da da top model Natalia Vodianova); e outras técnicas.

Mas e a ioga facial? Você já experimentou?

"Os músculos da face ou músculos da expressão facial, são subcutâneos. Eles movem a pele e mudam as expressões da face para transmitir ânimo, disposição. Localizam-se nas partes anterior e posterior do couro cabeludo, face e pescoço", explica o portal de Biologia do Governo do Estado do Paraná.

O que a ioga facial faz é tonificar esses músculos, ajudando a evitar a flacidez. A professora de ioga italiana Silvia Salvarani (autora de livros de ioga, meditação e ritos tibetanos) divulgou uma série de exercícios e ela alerta para as diferenças da ginástica facial e da ioga facial.

"A diferença entre ginástica e ioga está no trabalho exigido dos músculos: o primeiro é uma atividade isotônica, ou seja, os músculos se contraem e se liberam, o segundo é isométrico, ou seja, os músculos são mantidos em uma posição longa. Essa postura tonifica mais os tecidos e é mais fácil de fazer. Se coloque na posição e mantenha-a por três ou quatro tempos de respiração. Lembre que um simples exercício é feito com mais disposição e com mais frequência, e é a constância que recompensa".

Anna Shvets / Pexels

Alongamento

Vamos começar alongando os músculos. Se posicione na frente do espelho, olhos bem abertos, língua esticada e um leve sorriso. Mantenha a posição e então vire a cabeça à esquerda, mantenha a posição; vire a cabeça à direita, mantenha a posição.
Em seguida faça uma massagem gentil nas orelhas. A estimulação nas terminações nervosas promove relaxamento dos músculos e desintoxicação do organismo.

Pescoço e rugas do decote

Mantenha um sorriso forçado, com os lábios em posição horizontal.
Coloque as mãos em punho sob o queixo e abra a boca, fazendo resistência à força da mão.
Faça o movimento de estalar a língua, empurrando o queixo para baixo.

Olhos: pé de galinha

Posicione os dedos indicadores sob as sobrancelhas e as pontas dos polegares sob os olhos. Feche as pálpebras superior e inferior simultaneamente, resistindo ao movimento com os dedos. Com as pálpebras fechadas, mova os olhos para cima e para baixo.

Testa

Bloqueie a parte superior das sobrancelhas com os dedos indicadores e com os polegares levante os cantos das sobrancelhas na parte superior e em direção às têmporas. Agora faça um movimento esforçando para tentar franzir a testa.

Segure o início do couro cabeludo na testa com os dedos indicadores e abaixe as sobrancelhas com os polegares, esticando a pele.

Espaço entre o nariz e a boca

Infle as bochechas com ar. Posicione os dedos de uma mão pressionando com força os lábios para impedir a fuga de ar, com a outra mão, com a palma aberta, empurre um lado da bochecha. Repita do outro lado.

Boca

Coloque as pontas dos dedos indicadores nos cantos da boca e tente ampliar os lábios ao se opor a eles com força.
Realize o mesmo exercício apenas no lábio inferior e depois no lábio superior.

Heartapps

Quando você não precisar mais do espelho para repetir a série de exercícios pode fazê-los sempre que tiver um tempo livre: com o carro parado no trânsito, assistindo tv... Para a especialista, o importante é a constância.

Você tem sugestões de assuntos que gostaria de saber mais ou espera ver por aqui? Nos escreva no espaço dos comentários.

Voltar para o blog