Já amou sua pele hoje? Por: Luiza Brasil

Já amou sua pele hoje? Por: Luiza Brasil

A super Luiza Brasil nos dá uma aula de autocuidado e amor próprio!

Enquanto mulher negra, sempre fui ensinada a cuidar diariamente dos cabelos e da aparência externa de uma forma geral. Isso tanto tinha a ver com a imposição feminina do “se cuidar” quanto com o que representava a minha imagem de negritude nos espaços. Era sobre cobrança e pressão. Era sobre passar um corretivo ou “reboco” nas imperfeições, sem pensar na prevenção ou no autocuidado. Se por um lado, com os nossos cabelos crespos aprendemos a organizar um cronograma capilar tão correto quanto as fases da lua, por outro, olhar para dentro de si é uma descoberta. Por isso, lanço um desafio: quando você teve este mesmo cuidado com sua pele? Quando você começou a amar sua pele? Calma, ainda dá tempo!

Amar a pele é transcender os passos de skincare. Eu explico: não há nada mais genuíno do que amar o órgão que armazena nutrientes e receptores sensitivos que nos permitem sentir um toque, a sensação de calor ou de frio... o arrepio de um encontro! E esse autocuidado começa de dentro para fora, não apenas com as primeiras marquinhas de expressões e com o desespero ao utilizar o primeiro creme anti-sinais (relaxa, está tudo bem!). É mais do que vaidade, é sobre saúde e práticas cotidianas importantes - independentemente da idade - como hidratação, alimentação rica em fibras e em vitaminas.

Conhecer a reação da pele em diferentes etapas do dia a dia, também é um importante caminho. Por exemplo, o excesso de poluição, a luz solar e o estresse agem diretamente na saúde desse que não é só um rostinho bonito. Estas exposições podem aumentar a produção de radicais livres no corpo - moléculas instáveis de apenas um elétron que, quando associadas às moléculas de carga positiva, reagem e oxidam, causando danos às células saudáveis.

Mas, tem solução? Acabei de descobrir que sim!

No último sábado (08/06), no evento que marcou o lançamento da Sallve, em sua pop-up Store belíssima, tive não só a oportunidade de reencontrar tantas amigas queridas, como experimentar a maravilhosidade do Antioxidante Hidratante. Descobri que entre as funcionalidades da belezura podemos contar com a neutralização dos radicais livres, além de uma potente proteção contra os raios UV, se associado ao filtro solar, sempre!

Como boa jornalista que sou, pesquisando mais sobre o queridinho da Sallve, outro componente antioxidante presente é a Vitamina C, grande responsável por prevenir a degradação do colágeno, causada pelos radicais livres. Mas ela não está sozinha! A Vitamina E - importante nutriente cicatrizante; o Resveratrol - comumente encontrado nas sementes e nas película de uvas pretas; a Cafeína - aliada no combate ao envelhecimento da pele; e a Niacinamida - substância que trata de inflamações causadas por bactérias; encontram-se juntas no Antioxidante Hidratante. E sabe o que é mais bacana? Ter um produto tão complexo, que ao mesmo tempo é gentil e carinhoso: além da textura sérum, diferentemente de outros itens que tenham os antioxidantes em sua composição que já experimentei, ele não causa a sensação de ardência na pele. Maravilhoso, não é mesmo?!

Pessús, buscar informações e procurar entender como o corpo reage aos diversos momentos em que é exposto, é o primeiro e o eterno passo para começar a amar a pele. Escolher e entender os produtos que utilizamos (como seus componentes e suas reações) também faz parte deste autocuidado.

E aí, como você vai amar sua pele hoje?

Voltar para o blog