tirar a maquiagem

Limpeza da pele sensível: precisa mesmo ser mais gentil?

Pedimos ajuda da Dra. Monalisa Nunes para entender a melhor rotina para a pele sensível

leite micelar

Muito se fala sobre a limpeza da pele sensível, que deve ser feita com produtos gentis. Muita gente, inclusive, elege as águas micelares como grandes aliados desse tipo de pele. Mas será que isso faz sentido mesmo? Será que esse tipo de pele realmente precisa lavar menos o rosto? Ou, então, será que realmente precisa ser tão gentil assim? O spoiler é: sim, é necessário ter cuidado.

O que é pele sensível?

Vamos começar esse papo lembrando o que é uma pele sensível. É um tipo de pele, suscetível a vermelhidão, inflamação e ao ressecamento. No geral, tem uma composição mais fina do que peles tidas como "normais", com uma barreira cutânea mais frágil. Sendo assim, ela é mais suscetível, por exemplo, a reações alérgicas.

+ O crescente fenômeno dos diagnósticos de pele sensível

A barreira cutânea, quando está equilibrada, protege sua pele de inflamações, irritações e até infecções, além de mantê-la hidratada. Essa “camada” protetora é uma barreira natural do nosso corpo, que protege nossa pele de qualquer reação negativa, ajudando-a, ao mesmo tempo, a lidar com agressores externos, como a poluição, por exemplo.

Limpeza da pele sensível

Tendo uma pele mais fina, uma barreira cutânea mais frágil e uma pele mais reativa a diversos fatores (exposição solar, poluição, reação a cosméticos, fatores genéticos, alterações hormonais, etc), você pode imaginar que o melhor caminho é buscar realmente produtos gentis, que não vão prejudicar ou deixar sua pele sensibilizada.

+ Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor

Quando limpamos a pele, removemos todas as sujeiras acumuladas durante o dia. Assim, evitamos problemas como acne, cravos, excesso de oleosidade e poros obstruídos. Mas se exageramos na limpeza, seja por lavar muitas vezes ao dia ou usar produtos muito agressivos, podemos engatilhar o tão temido efeito rebote e também prejudicamos a barreira cutânea. Para quem já tem tendência a uma barreira comprometida, isso não é nada bom, né?

Qual o melhor jeito de limpar o rosto?

Se você tem pele sensível, o melhor é sempre observar com atenção o que sua pele reage e também ouvir todas as dicas do seu dermatologista.

+ Pele sensível: você sabe qual é o seu tipo?

Porém, vale ressaltar que a regra de limpar o rosto duas vezes por dia (de manhã e à noite) permanece para quem tem pele sensível. “Normalmente é mantida a frequência de duas vezes ao dia, só alterando o produto de limpeza a ser usado. Por exemplo, a limpeza da manhã pode ser feita somente com uma água/leite micelar, cleasing oil ou leite de limpeza”, explica a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. À noite, um limpador facial gentil, por exemplo, é indicado. “A limpeza deve ser feita com produtos suaves, não mais que duas vezes ao dia, de forma delicada, sem uso de buchas ou utensílios abrasivos”, aconselha ainda a especialista.

+ Cuidados importantes ao inserir um cosmético na rotina de skincare

Produtos com ativos calmantes são excelentes aliados das peles sensíveis, assim como aqueles ingredientes que ajudam a repor a barreira lipídica, mantendo-a saudável e macia. Dra. Monalisa Nunes ainda indica que peles sensíveis devem evitar esfoliação física, tônicos adstringentes e produtos voltados para peles acneicas e oleosas. Retinol e AHAs em altas concentrações, segundo ela, dificilmente são tolerados por peles sensíveis.

Água Micelar

leite micelar

Você já deve ter visto que o nossa Água Micelar chegou. E assim como as águas micelares, ele é realmente um bom aliado para peles sensíveis. “Águas Micelares são produtos de limpeza da pele efetivos, porém muito gentis, não interferindo na barreira natural de proteção da pele e prevenindo ressecamento”, explica a Dra. Monalisa Nunes.

E, sim, nossa Água Micelar faz tudo isso. Ele é uma limpeza prática, diária e muito gentil, sem contar que é cheio de ativos calmantes, que não só acalmam a pele, claro, como reduzem a vermelhidão e ajudam na recuperação da barreira cutânea.

A fórmula da Água Micelar consiste em uma suspensão de leite de arroz e um tensoativo leve, que limpa sem deixar a pele pegajosa ou ressecada. Ela também tem alfa-bisabolol, um ingrediente muito famoso por suas propriedades calmantes e um amigo do peito das peles sensíveis e irritadas. O bisabolol inibe as citoquinas pró-inflamatórias, moléculas associadas a inflamações. Com isso, ele reduz irritações, a vermelhidão e acalma a pele. Ah, e ele também é conhecido por suas funções antimicrobianas e costuma ser tolerado até por peles mais alérgicas e sensíveis.

A niacinamida (vitamina B3), também presente na formulação, é um ativo extremamente versátil, que hidrata, controla a oleosidade e é antioxidante. Mas ele tem ainda uma outra função incrível: auxilia na diminuição da sensibilidade.

Se você é do time das dermes sensíveis e intolerantes, saiba que Niacinamida pode ajudar a reduzir a perda da água, resultando em uma barreira mais grossa e forte, e com isso, também acalma a pele.

Por fim, mas não menos importante, o Leite de Arroz, por ser rico em amido, antioxidantes e vitaminas, é muito conhecido por suas propriedades antioxidantes e também calmantes, ajudando na regeneração da camada mais superficial da pele.

E para deixar tudo ainda mais seguro, você sabia que a Água Micelar foi testado dermatologicamente e oftalmologicamente em pele sensível? Ele também é hipoalergênico, não-comedogênico e não-acnegênico. Um aliado e tanto da limpeza diária.

Limpador Facial

limpador facial

Um grande aliado pode ser também o nosso Limpador Facial. Um gel-espuma, livre de sulfatos, que limpa profundamente sem deixar a pele repuxando. combina niacinamida, extrato de moringa, phytoesqualano e pantenol, para ir além da limpeza e também manter a hidratação. Assim como nossa água micelar, ele também foi testado em peles sensíveis.

Voltar para o blog