Niacinamida para a pele acneica: match certo!

Essa maravilha do skincare funciona em todos os tipos de pele, mas é um verdadeiro tesouro para a pele acneica: conheça os benefícios da niacinamida!

niacinamida

É perfeitamente compreensível que, no meio de tantos ativos e fórmulas para se conhecer, você fique um pouco perdido. Antes de mais nada, a gente já afirma: você não precisa de tudo isso. Antes de sair experimentando, é inegociável que você conheça seu tipo de pele e os problemas que você quer acertar nela, por exemplo. Mas entre tantos ingredientes de cosméticos que requerem um pouco mais de informação antes de serem inseridos na sua rotina, a niacinamida se destaca pelo oposto: ela funciona para todo mundo, não importa seu tipo de pele.

Hoje, porém, a gente foca em um tema específico: a acne. Quem tem acne escuta falar demais em ácido salicílico e, mais recentemente em todas as maravilhas de sua combinação com o ácido glicólico, né? Mas acredite: a niacinamida também é um herói do skincare para a pele acneica.

Refrescando: o que é a niacinamida?

A niacinamida é uma vitamina solúvel em água, que também aparece por aí com os nomes de nicotinamida e vitamina B3. Ela se destaca por seus diversos benefícios para a pele, como hidratação, ajuda na hiperpigmentação e no combate aos radicais livres, além de ajudar na síntese de colágeno da nossa pele.

Um outro ponto interessante é que a niacinamida não se degrada com a exposição à luz solar ou ao calor, além de não ser um fator sensibilizante nas concentrações em que se apresenta, podendo ser combinada com diversos outros ativos.

A niacinamida regula a produção de sebo

Para a pele acneica, ela apresenta uma série de benefícios que, a gente garante, vão te convencer a incluí-la na sua rotina de cuidados com a pele. Para começo de conversa, ela já age no primordial: usada regularmente em sua rotina, a niacinamida comprovadamente controla a produção de sebo da sua pele. Essa, como quem tem acne sabe bem, é a raiz de muitos dos problemas de quem tem acne. É a oleosidade em excesso que dá ainda mais margem ao aparecimento de espinhas e cravos.

A niacinamida tem ação anti-inflamatória

E já que falamos em espinhas, a niacinamida também tem ação anti-inflamatória. Ou seja: ela também age na diminuição de quadros de inflamações da pele (lembra que espinhas são frutos de inflamações na pele?). Há estudos, inclusive, que comprovam que a niacinamida é eficaz no tratamento de acnes ativas (aqui, a frequência foi de duas vezes por dia), reduzindo inflamações.

A niacinamida reduz a hiperpigmentação

A hiperpigmentação pós-inflamatória é um dos problemas que mais aflige as peles acneicas: ela pode surgir após tratamentos como dermoabrasão e peeling, mas não só isso. Manchinhas na pele podem surgir durante o processo de cicatrização da pele após a manipulação de uma espinha em casa mesmo, deixando aqueles pontinhos rosa ou vermelhos.

Inflamações como espinhas têm esse poder de promover um excesso da produção de melanina na área afetada - e quanto maior for a inflamação, maior pode ser a mancha que fica depois. E é aí que entra a niacinamida: ela ajuda a prevenir e atenuar manchas causadas por hiperpigmentação, impedindo que a melanina se espalhe.

E diminui a aparência dos poros dilatados!

Poros dilatados são um outro problema que caminham de mãos dadas com a pele acneica, mas a niacinamida também pode ajudar a combater esse quadro. Há publicações, aliás, como essa do Dermatology Times, que afirmam que a niacinamida ajuda a, de fato, reduzir o tamanho dos seus poros.

Seja a aparência ou de fato o tamanho, esse benefício acontece por conta da ação reguladora de produção de sebo na pele pela niacinamida. Vamos lá:

A principal causa de poros dilatados, como muitos já devem saber, é a oleosidade da pele em excesso. A combinação desse excesso de sebo mais células mortas acaba ficando depositada ao redor dos poros. O resultado? A aparência deles fica ainda maior. Portanto, produção de sebo regulada? Poros com a aparência menor e textura da pele mais uniforme.

De quebra: pele hidratada e protegida

O mais incrível? A niacinamida te entrega todos esses benefícios sem agredir sua pele e sem qualquer efeito colateral como hiperssensibilidade, já que a vitamina B3 é tolerada por todos os tipos de pele.

Mas como? É que a niacinamida, como a gente já contou ali em cima, ajuda a estimular a síntese de produção de ceramidas da pele, o que ajuda a manter sua barreira lipídica mais forte e grossa. Resultado? Pele protegida e hidratada, já que ela perde menos água dessa forma.

Aqui na Sallve, a niacinamida está presente na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante, um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço.

antioxidante hidratante

Nosso Antioxidante Hidratante combina a hidratação do ácido hialurônico a cinco antioxidantes preciosos: nanovitamina C a 10%, vitamina E, resveratrol, niacinamida e cafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

Quer saber mais sobre sua fórmula? A gente te conta tudinho.

Quer inserí-lo na sua rotina de skincare. É só correr para a nossa loja.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading