Sérum Antimanchas

Os benefícios do Sérum Uniformizador para a pele acneica

Quem tem pele acneica já conhece todos os benefícios do ácido salicílico, mas e o retinol? Aqui você entende por que o Sérum Uniformizador é um excelente aliado nesses casos.

sérum uniformizador

Prontinho, o retinol da Sallve chegou, trazendo tudo! Com sua poderosa fórmula multifuncional, o Sérum Uniformizador é um poderoso aliado no tratamento e prevenção de hiperpigmentação, olheiras pigmentares e linhas finas, uniformizando o tom e textura da pele além de hidratar, aumentar a luminosidade. Incrível, né? E ele ainda tem ação antioxidante! Com tantos benefícios, quem tem acne pode estar pensando: e a gente, pode usar também? A resposta é rápida: pode sim! Nosso Sérum Uniformizador traz muitos benefícios também para a pele acneica, sendo um ótimo complemento para o seu tratamento antiacne.

+ Como inserir o retinol biomimético na rotina de skincare?

É que enquanto o ácido salicílico (do Sérum Antiacne) limpa profundamente os poros retirando o excesso de sebo que pode entupí-los e causar espinhas e os AHAs (do Tônico Renovador) promovem a renovação celular pela esfoliação química da superfície da pele, o Sérum Uniformizador atua diretamente na diminuição de hiperpigmentação e cicatrizes que podem surgir após as espinhas, melhorando a textura da pele como um todo.

Os ativos da fórmula do Sérum Uniformizador

Assim de cara você já vai detectar um grande amigo da pele acneica na fórmula do Sérum Uniformizador: é ela mesmo, a niacinamida, com sua ação seborreguladora, já agindo no controle da oleosidade da pele. Aqui ela aparece em concentração de 5%, o que aumenta sua eficácia no tratamento de hiperpigmentação da pele.

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!

"Na fórmula do Sérum Uniformizador, a niacinamida vai agir na mancha que já existe, enquanto todos os outros vão agir em uma mancha que pode ser formada, evitando que ela se forme. Por exemplo: eu já tenho uma mancha da acne, como faço para reverter? A niacinamida vem justamente para diminuir a quantidade dessa melanina, para uniformizar e ajudar na produção mais saudável de melanina", explica a pesquisadora Ana Sofia Barbosa, pesquisadora do nosso time de p&d.

Lado a lado com a niacinamida nessa fórmula, o óleo de rosa mosqueta não é queridinho dos que têm acne à toa: além de ser não comedogênico, ele tem ação cicatrizante por promover a renovação celular, anti-inflamatória e antibacteriana, além de suavizar hiperpigmentação da pele e hidratar, ajudando na renovação da barreira protetora (ou seja, ajudando a manter longe aquele efeito rebote!).

O retinol biomimético e a acne

A ação do Sérum Uniformizador na suavização das cicatrizes de acne é ainda mais potente graças ao retinol biomimético, estrela de sua fórmula. Seus benefícios para a pele acneica são vários: ele tem efeito calmante que ajuda a combater inflamações, tem ação seborreguladora e, um de seus efeitos mais adorados, ajuda a suavizar hiperpigmentação, como por exemplo as causadas pela acne.

+ Cicatrizes de acne: a ação do Sérum Antiacne

Mas enquanto a niacinamida age na mancha já existente, o retinol biomimético age antes, no primeiro instante em que sua pele é agredida: "O retinol biomimético vai agir junto com a agressão que você recebeu, como por exemplo cutucar uma espinha, impedindo a ação do hormônio que leva esse estímulo para o melanócito. Com ele, vamos evitar que essa mancha venha muito forte, que já tenha um estímulo grande. É o retinol biomimético que vai evitar que essa mancha apareça", explica Ana Sofia.

A renovação celular do retinol biomimético

Quando se fala de pele acneica, a renovação celular é sempre muito citada, não por coincidência nem exagero: é a renovação celular estimulada que suaviza cicatrizes de acne, age diretamente na diminuição de hiperpigmentação e ajuda a manter os poros desobstruídos. Ah, e poros dilatados, tão frequentes na pele acneica? Também são controlados com a renovação celular.

No Sérum Uniformizador, a renovação celular acontece também por conta da ação do retinol biomimético: "Ele estimula a diferenciação e a proliferação celular da matriz extracelular", explica Carine Dal Pizzol, gerente do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve. "A epiderme, na camada basal, vai se modificando e se transformando nas camadas subsequentes, como a camada espinhosa e granulosa, por exemplo. Isso tem um tempo para acontecer. Quando você usa o retinol, esse tempo se acelera e com isso aceleramos a renovação celular", completa.

+ Quanto tempo temos que esperar entre a aplicação de cosméticos?

"O retinol biomimético tem essa mesma ação do retinol, com uma diferença: enquanto o retinol faz esse processo de forma mais rápida - por isso você pode apresentar vermelhidão e descamação após o uso -, com o retinol biomimético o mecanismo de ação é o mesmo, mas acontece de forma mais lenta e menos agressiva", sublinha Carine.

"Essa é a maior diferença da ação dos BHAs e AHAs e do retinol quando se fala em renovação celular", complementa Marcus Amaral: "Quando se fala nos BHAs e AHAs, essa renovação celular acontece nas camadas mais superficiais da pele. Com o retinol, esse estímulo à renovação celular começa nas camadas mais profundas da pele", resume.

+ As duas formas de usar o Sérum Antiacne

É agindo em duas frentes, na hidratação e estímulo da renovação celular, que o Sérum Uniformizador vai uniformizar a textura da sua pele: além da ação do retinol nas camadas mais profundas da pele, uma pele hidratada e com sua barreira protetora íntegra é uma pele de textura mais macia, e mais: "É uma pele que vai receber melhor os ativos cosméticos que você aplicar nela", explica Carine. "Uma pele bem hidratada é uma pele mais saudável, que pode ser tratada com mais facilidade quando detectado qualquer desequilíbrio", finaliza.

Tônico Renovador + Sérum Antiacne + Sérum Uniformizador: pode usar junto?

Agora que você entende como age cada um desses produtos no tratamento da acne, fica fácil entender como o trio funciona muito bem juntinho na pele acneica: a renovação celular é estimulada nas camadas mais superficiais da pele pelos AHAs do Tônico Renovador, que também prepara a pele para receber todos os ativos que serão aplicados nela em seguida. "E enquanto o Sérum Antiacne tem um forte poder de secar espinhas, controlar a oleosidade e limpar em profundidade os poros, o Sérum Uniformizador complementa o tratamento auxiliando na cicatrização, na uniformização de tom e textura e na recuperação da barreira da pele", complementa Ana Sofia.

Para usar o trio, é só seguir as recomendações: comece com um produto de cada vez, em dias alternados, para que sua pele vá se acostumando aos ativos. Assim você evita um quadro de sensibilização da pele e consegue detectar qual produto pode estar causando alguma reação. Alternar o uso deles entre si também é recomendado nas primeiras semanas de uso.

+ Cuidados importantes ao inserir um cosmético na rotina de skincare

Voltar para o blog