Pele do corpo: as diferenças para se conhecer

Cada pedacinho da pele do corpo merece um cuidado mais que especial! <3

Já ouviu aquele papo de que você não deve usar um creme para o corpo no rosto e vice-versa? Pois é, isso não é história pra gente comprar mais produtos, não, tá? Explicamos: é que cada parte da nossa pele do corpo é diferente!

Crédito: Huha/ Unsplash

Sim, apesar de ser o maior e mais pesado órgão do corpo humano, ela não é igual em todas as partes dele. A das suas mãos não é igual a das suas costas, ou então, àquela super fininha ao redor dos seus olhos. A espessura e o pH da pele do corpo também mudam de região para região. E é por isso que ela tem necessidades diferentes em cada uma delas.

Para começar o papo, é bacana relembrar que a pele do corpo é formada por três camadas unidas: epiderme, a mais externa; derme, a intermediária, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal; e a hipoderme, a última delas, basicamente composta por células de gordura.

Crédito: Pexels/ Karolina Grabowska

Além disso, a pele do corpo é rica em vasos sanguíneos, nervos, folículos capilares e glândulas. Para esse papo que vamos ter aqui, é bacana falar sobre duas glândulas:

  • Sebáceas: responsáveis pela liberação de sebo e não estão espalhadas por todas as regiões do corpo.
  • Sudoríparas: liberam o suor através dos poros para a superfície da pele. Aqui, elas são divididas entre écrinas (encontradas no corpo todo) e apócrinas (encontradas apenas nas axilas, área genital e seios).

Dito isso, partiu entender um pouquinho mais sobre as diferenças da pele em algumas partes do nosso corpo?

Crédito: Pexels/ Thiago Matos

Rosto

Muito exposta aos danos da radiação UV, a pele do nosso rosto está mais suscetível ao envelhecimento precoce, por exemplo. Em geral, é dividida em quatro tiposoleosamistanormal, ou seca

Em comparação com o resto da pele do corpo, ela é a mais sensível. "A pele do rosto é mais fina e, ao redor dos olhos, é ainda mais. Apenas 0,5 mm de espessura contra 1,0 mm da pele 'normal'", explica a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

"A pele ao redor dos olhos é ainda mais sensível. A mímica facial causa as linhas dos ‘pés de galinha’ nessa pele delicada, por exemplo. É preciso muito cuidado com essa região", aponta ainda a especialista.

Créditos: Pexels/ Cottonbro

Mãos e pés

Nas mãos, a pele difere no dorso e na palma. Enquanto a primeira tem pouco tecido adiposo, a segunda é rica nele.

"As palmas das mãos têm pele mais grossa e possuem glândulas sudoríparas écrinas. Não tem pelos, nem glândulas sebáceas. A pele do dorso das mãos é bem mais fina, tem poucos pelos e pouco tecido adiposo", apontou a Dra. Paola.

Além disso, a pele das mãos possui pH menos ácido que outras partes do corpo, fazendo com que a acidez natural da pele fique prejudicada. Elas estão mais sujeitas a desidratação e ressecamento. Por isso, cremes hidratantes são tão importantes por aqui!

Créditos: Pexels/ Daria Shevtsova

Já os pés têm na sola mais tecido adiposo do que qualquer outra parte da pele do corpo. "Os pés absorvem todo o impacto do peso do corpo. Esse tecido adiposo funciona como um 'amortecimento' para absorver o impacto", explica a dermatologista.

Com o impacto, vale lembrar que essa região pode apresentar alguns probleminhas, como calos e também ressecamento, por isso capriche na hidratação!

Além disso, assim como as palmas das mãos, as plantas dos pés não têm pelos, nem glândulas sebáceas. A pele é ainda mais grossa que a das mãos.

Axilas

A pele das nossas axilas é sensível, devido ao atrito, falta de luz e ar. Elas são ricas em glândulas sudoríparas apócrinas. "Essas glândulas produzem o suor e são encontradas somente aqui, na área genital e nas mamas", contou a Dra. Paola Pomerantzeff.

Além disso, enquanto o pH da maior parte da pele do corpo é 5,5, nas axilas é 6,5. E qual o problema disso? "Essa redução na acidez deixa a pele das axilas mais suscetível ao crescimento de bactérias. Essas bactérias podem metabolizar o suor e fazer com que haja um odor forte e desagradável", explicou ainda.

Costas

Talvez você nem imagine, mas a pele das nossas costas também é diferente e tem suas particularidades.

Crédito: Unsplash/ Larisa Birta

Por lá, temos glândulas sebáceas e é justamente por esse motivo que muitas vezes a oleosidade foge do controle. Com isso, enfrentamos acne na região, inclusive na vida adulta.

Cabeça

A pele do couro cabeludo possuí muitos vasos sanguíneos, muitos folículos (dos fios de cabelos) e muitas glândulas sebáceas, que estão sempre ligadas aos folículos.

Inclusive, aqui no blog a gente até já te contou qual o melhor jeito de higienizar e cuidar do seu cabelo e também do couro cabeludo. Um exemplo: água quente não é nada bacana, assim como na pele.

Crédito: Aiony Haust/ Unsplash

Os cuidados

E quais as diferenças principais nos cuidados que devemos ter com as áreas diferentes? Com a palavra, a especialista:

"Para cada área do corpo devemos levar em consideração a quantidade de glândulas sebáceas, consequentemente qual o grau de hidratação (manto lipídico), e se o pH é mais ácido ou não, para só assim indicar um hidratante mais ou menos 'pesado'".

Dra. Paola Pomerantzeff

Os pés e mãos devem ser hidratados constantemente e podemos utilizar ureia, por exemplo, ou hidratantes mais pesados.

Crédito: Pexels/ Chermiti Mohamed

Já a face pode ser hidratada com séruns ou loções mais leves, e assim por diante. Além disso, a pele do rosto também se beneficia com uma rotina com ativos antioxidantes, por exemplo, por conta dos efeitos dos radicais livres.

"O ideal é usar produtos específicos para cada parte do corpo. Eles existem exatamente por isso, porque foram criados de acordo com as características de cada região", completou a especialista.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! 😉

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading