Como a nossa pele sabe que a gente tá dormindo?

Como a nossa pele sabe que a gente tá dormindo?

Não importa onde você estava neste último fim de semana: se você esteve online em algum momento, deu de cara com este enigma, no Twitter, no Whatsapp, Facebook ou Instagram. Thaynara Khalil desafiou todos os conselhos de skincare ao perguntar:

E aí, dermatologistas? Como vocês respondem essa? Pois bem: aqui na Sallve, nós fomos perguntar à nossa expert no assunto, Dra. Monalisa Nunes, que já começa pelo básico: "Nosso metabolismo é completamente diferente quando estamos dormindo ou acordados".

+ Por que precisamos limpar a pele do rosto?

O sono e a nossa pele

"Durante o sono, nossa pele entra em vários processos de regeneração - ela faz várias trocas de detox mesmo!", enfatiza Dra. Monalisa Nunes sobre a importância do sono para a nossa pele. "Durante o sono, os hormônios de crescimento liberados pelo nosso organismo fazem com que a pele se renove com mais facilidade. Durante o sono, também, nossa pele produz mais colágeno", ela segue listando.

+ Por que é tão importante tirar a maquiagem antes de dormir

Então quer dizer que a nossa pele só faz renovação celular dormindo? Não! "A nossa pele faz renovação celular o tempo todo, é um ciclo contínuo. O que acontece é que durante o sono ele se intensifica", responde a dermatologista consultora da Sallve, citando aqui o tão famoso sono da beleza: ele é, de fato, literalmente, renovador!

Dormir de maquiagem? Não, viu!

Por tudo isso (e tantos outros fatores), dormir de maquiagem é um pecado capital quando se fala de saúde da pele. "Quando você dorme de maquiagem ou não dorme o suficiente, você acaba perdendo uma boa parcela dessa renovação mais potente, digamos assim, pois ou você não está dormindo ou está bloqueando a pele e os poros, dificultando essa renovação mais saudável".

+ Máscara cirúrgica e maquiagem: combina?

Ainda sobre os agravantes de dormir de maquiagem, Dra. Monalisa segue sua lista:

Há vários agravantes durante o sono. "Do ponto de vista mecânico, você está deitado no travesseiro ocluindo a pele e seus folículos, diminuindo sua capacidade de trocar oxigênio - além de entupir os poros com essa maquiagem que está na superfície. A maioria das pessoas que tem acne, inclusive, tem uma maior ocorrência de espinhas no lado em que ela encosta mais no travesseiro", exemplifica.

Troque a maquiagem por uma boa rotina de cuidados noturna

Chegou em casa? Tira a maquiagem. Com sono? Cansado? Tira a maquiagem, tá? "Se a sua pele está limpa e cheia de ativos bacanas, de uma rotina de cuidados com a pele saudável, à noite ela vai absorver tudo isso com mais facilidade enquanto você dorme. Mais do que quando você está acordado!", finaliza Dra. Monalisa Nunes.

+ Maquiagem à prova d'água? O Bálsamo Demaquilante tira!

E aí: convencido agora?

Voltar para o blog