Pele do corpo no inverno: os cuidados para mantê-la saudável

Chega de preguiça: aproveite este inverno para aprender a importância de hidratar ainda mais sua pele nesta estação do ano.

pele no inverno

Temperaturas mais baixas, zero desculpas para não se aconchegar com seu conjunto de moletom favorito enquanto você trabalha de casa (se puder, sempre: #fiqueemcasa), o chá mais frequente, aquele brigadeiro quentinho e sim: um cuidado ainda mais especial com a sua pele. A gente se preocupa tanto em protegê-la no verão, mas por que é tão importante caprichar ainda mais no cuidado da sua pele no inverno?

+ Pele do corpo: as diferenças para se conhecer

A pele no inverno perde hidratação

Você já sabe, a essa altura, que sua pele fica comprovadamente mais ressecada no inverno. Isso se dá por conta do clima mais seco, a brisa mais fria e as temperaturas mais baixas - tudo isso junto prejudica a capacidade da sua pele de reter água, ou seja, de se manter hidratada. Tem mais: lembra de como o banho quente pode ser ruim para a sua pele? É só pensar que no inverno eles são bem mais frequentes, mais quentes e mais longos e pronto, não tem mistério: os cuidados com sua pele precisam ser redobrados.

No inverno, especialmente, esse ressecamento da pele do nosso corpo é visível a olhos nus. A pele das pernas e braços começam a descamar, ficando cinza e perdendo o viço. O inverno é, possivelmente, a estação do ano em que a pele do nosso corpo mais nos sinaliza que precisamos cuidar dela da mesma forma que cuidamos da pele do nosso rosto: os cosméticos têm que ser diferentes (isso vale do sabonete ao hidratante, lembra?), mas as funções vitais da sua rotina de cuidados com a pele do corpo são quase as mesmas: limpar e hidratar a pele do seu corpo, todos os dias, especialmente no inverno, é fundamental.

+ A importância de se usar um limpador específico para o rosto

Cuidar ainda mais da pele no inverno é questão de saúde

O que acontece quando sua pele começa a ficar desidratada a ponto de descamar? O sintoma denuncia diretamente que a barreira lipídica da sua pele, que a protege de todas as agressões externas, está comprometida.

Uma pele fragilizada a este ponto, por sua vez, pode desenvolver doenças como eczema, dermatite atópica e até rosácea. "Esse ressecamento pode evoluir com coceira e agravar doenças eczematosas, podendo gerar escoriações na pele. Isso, por sua vez, favorece a entrada de bactérias e fungos, podendo gerar infecções cutâneas", explica a Dra. Camila Rosa.

+ As diversas formas de usar todos os produtos da Sallve

Como cuidar e melhor, como prevenir

Para a dermatologista, prevenir todos esses problemas de pele no inverno é simples: diminuir a temperatura da água no banho (e não demorar tanto debaixo d'água também, viu?), trocar o sabonete em barra pelo líquido, deixar a bucha de lado e passar hidratante logo em seguida ao banho. "Você também pode esfoliar sua pele, no máximo uma vez por semana ou a cada 15 dias", ela continua, sugerindo um esfoliante corporal que combine um óleo em sua fórmula, finalizando o processo, invariavelmente, com seu hidratante.

Lembra de quando falamos sobre a preguiça que tanto nos acomete de passar hidratante no corpo todo? A Laís Andrade, do @cherryglossbr, ensinou a fazê-lo já dentro do box, aplicando o hidratante logo em seguida ao banho: "Sinto que ela absorve melhor o produto", conta. "Depois é que faço todo o processo do skincare, ainda de toalha. Isso dá tempo para que todo o hidratante seja absorvido antes de eu me vestir". Seu truque para o inverno? Misturar umas gotinhas de óleo de argan ou sálvia no hidratante.

+ Tônico Renovador e Hidratante Reparador: os benefícios dessa dupla incrível

Para quem precisa de mais um estímulo para começar a passar hidratante corporal todo dia, a dermatologista Dra. Carla Vidal dá seu parecer: "É muito importante hidratar a pele do corpo tanto no verão quanto no inverno. No inverno, claro, mais ainda - ou a pele fica xerótica, seca, coça... Quando você hidrata a pele, além de prevenir tudo isso, vai sentir sua pele mais firme e até com menos celulite. Sua pele fica mais viçosa, menos opaca, bonita, hidratada e sem coceira".

pele no inverno

Você já conhece nosso Hidratante Reparador? Ele é um hidratante múltiplo, não comedogênico, que pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo, nutrindo e acalma peles secas e sensibilizadas, reparando danos e restaurando regiões extremamente ressecadas. Ele repara regiões ressecadas como mãos, cotovelos e pés, reduz a vermelhidão, previne o acinzentamento e descamação e deixa a pele luminosa e com toque macio.

+ Pele negra e a hidratação como herança de família

Sua fórmula combina ingredientes emolientes e umectantes poderosos como as ceramidas biomiméticas e o pantenol, com propriedades calmantes e que auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele, o alfa-bisabolol com ação anti inflamatória, calmante e antioxidante, a manteiga de karité, que hidrata criando uma barreira e reduz a perda de água, e os eletrólitos, para garantir o balanço hídrico da pele.

Formulado especialmente para peles sensíveis, secas e ressecadas, mas com benefícios comprovados em todos os tipos de pele, nosso Hidratante Reparador é um cremão vegano, sem silicone, sem óleo mineral e sem crueldade.

E aí: que tal inserí-lo na sua rotina?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading