Por que você deve trocar o algodão de todo dia por uma toalhinha

Por que você deve trocar o algodão de todo dia por uma toalhinha

Você já deve ter visto ou ouvido falar sobre a importância de se trocar os discos de algodão descartáveis por uma toalhinha. Mas sabe por quê? A gente te explica tudo.

A essa altura todo mundo já está bem informado sobre a importância de se trocar os algodões de todo dia da nossa rotina de skincare por uma toalhinha - a Sallve mesmo tem a sua, afinal de contas!

Mas por que tanto se fala em investir nessa troca?

O lixo

Sim, sim. A gente já começa com o óbvio. Um mísero algodão por aplicação do nosso tônico pode não dar a real dimensão, mas você já parou para calcular quantos disquinhos de algodão você usa diariamente na sua rotina de cuidados com a pele? Pensa aí com calma: para o demaquilante, para o tônico... Se você for minimamente bom nas contas, vai conseguir multiplicar isso por 365 e pronto: dá para ter um número bem mais significativo de quanto algodão usado uma única vez você joga no lixo. Mas isso é só você, né? 

Agora pensa em todo esse algodão sendo descartado sem qualquer seleção. Só no Brasil, a produção anual do lixo por cidadão ultrapassa os 387 kg (!!!). Atualmente, há mais de 3 mil lixões espalhados pelo país, contaminando a água, o solo e poluindo o ar, além de afetar o bem estar de 95 milhões de pessoas que ou moram perto destas áreas ou consomem a água contaminada por estes lixões. Não te faz pensar no lixo que você produz?

A produção de algodão

A produção de algodão é bem problemática - quem já viu o documentário "The True Cost" na Netflix sabe bem como isso funciona na indústria da moda -, e isso não exclui nossos disquinhos descartáveis. Pesticidas, uso exorbitante de água, agentes químicos... Tudo péssimo para o meio ambiente e, por consequência, para nós também. 

Por tudo isso, há cada vez mais a conscientização pelo uso de algodão orgânico e para que todos revejam o uso de algodão descartável ou reaproveite ao máximo suas peças do material.

As vantagens de se usar uma toalhinha

Começando pelo mais básico, já que estamos falando de meio ambiente, uma toalhinha dedicada especialmente para o nosso cuidado com a pele pode durar até dez anos em ótimas condições.

Partindo para o skincare, se você ainda está na turma do algodão diário, quando passar para a toalhinha vai se chocar com a quantidade de produto que não é absorvida imediatamente por ela. Sabe quando você molha seu algodão descartável com tônico e ele absorve tudo antes de chegar na sua pele? Isso não acontece com uma boa toalhinha de 100% algodão. O resultado? Seus cosméticos vão durar muito mais tempo.

Outro benefício? Ao usar a toalhinha você vai estar promovendo uma esfoliação suave mas efetiva, ajudando sua pele na renovação celular.

Não corte sua toalhinha!

Já te convencemos a abandonar o algodão? Ótimo! Agora, próximo passo: não corte sua toalha em vários pedacinhos! Nossa ruiva Julia Petit ensina que devemos usar a toalha em seu tamanho original, cada dia uma parte dela, e depois colocá-la para lavar. "Cortar a toalha vai deteriorá-la muito mais rápido. Isso você só faz muitos anos depois, quando sua toalha já está bem velhinha e esgarçando. Recorte os pedaços bons para seguir usando no rosto e os mais gastos para, por exemplo, lavar seus pincéis".

Como escolher sua toalhinha

Vale a pena investir em uma boa toalhinha, que não arranhe a pele do seu rosto. Se sua pele for sensível ou quando sua rosácea atacar com mais força, Julia indica toalhas com textura aveludada.

Quando o algodão descartável ainda faz sentido?

A Julia, porém, não é tão radical. Ela mesma, que sofre de rosácea, sabe que há momentos em que a pele pode se sentir agredida com o uso de toalhinhas. Neste caso, você pode partir para o uso de produtos com as próprias mãos. Sim, até o tônico!

Nosso Tônico Renovador, com textura líquida levemente gelificada, pode ser aplicado tanto com a toalhinha como com as mãos: com a toalhinha para potencializar sua esfoliação, ou com as mãos para aumentar a permeabilidade do produto na pele.

Você já conhece nosso Tônico Renovador? Sua poderosa fórmula de tratamento com AHA 7% (uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%) limpa e esfolia a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa, além de ajudar a manter o pH da sua pele equilibrado.

Voltar para o blog