Danae Mercer, a jornalista que revela os truques dos influenciadores

Danae Mercer, a jornalista que revela os truques dos influenciadores

Perfeição? É só questão de truque.

Fazemos parte de uma geração de adultos moldados com a perfeição visual do Photoshop em cada imagem que consumimos: a publicidade, a revista (de qualquer assunto), os sites, as fotos de moda. Por muito tempo as imagens que chegavam até nós eram postas num patamar de perfeição inalcançável e levamos um bom tempo para questionarmos o padrão que nos era mandado goela baixo. Muitas vezes, até nas maiores revistas de moda, ou nas publicidades de gigantes da moda, o photoshop berrava alto: um braço desaparecia, uma parte do corpo fica desproporcional. E isso sem falar da pele perfeita nas campanhas de cosméticos...

Atrizes como Kate Winslet levantaram a bandeira da publicação sem retoques e quando a discussão parecia ganhar espaço, nos deixamos mais uma vez seduzir por filtros fantásticos no Instagram. Mais uma vez as imagens perfeitas ganharam cliques enquanto destruíram a nossa autoestima.

A rede social da "vida perfeita" virou tóxica para a nossa autoestima, as pessoas começaram a se sentir mal comparando o seu dia-a-dia com as imagens de quem é linda e maravilhosa 24 horas ao dia, sete dias na semana.

Mas essa mesma rede que pode nos fazer sentir pequenos em alguns momentos, nos dá presentes essenciais. E um desses presentes responde pelo nome de Danae Mercer @danaemercer, a jornalista de Dubai, dos Emirados Árabes, que mostra as diferenças que a luz e a pose podem fazer em uma imagem de influenciador.

Foto perfeita x realidade

Danae diz que o seu objetivo no Instagram é fazer com que as pessoas se sintam bem consigo mesmas. E pra isso, ela desconstrói a perfeição maquiada em poses bem familiares para quem se alimenta do padrão das redes sociais.

"Eu nunca me sentaria de verdade como na foto à esquerda. Porque eu nem estou sentada, estou pairando. Meus quadríceps estão segurando o meu peso corporal. Meu núcleo está apertado, minhas costas arqueadas.
E eu estou fora do meu calcanhar, caso contrário minhas coxas esmagariam e covinhas ao redor dos meus pés e pernas. Porque, ei, é isso que a pele faz.
O jeito que eu me sento é o certo: relaxado, frio, meus membros vão em posições confortáveis", explica a jornalista.

Danae continua: "E te lembro de novo, de novo e quantas vezes eu precisar que MÍDIA SOCIAL NÃO É REAL. Nós humanos, somos muito mais maravilhosos do que isso. E nossos corpos são apenas invólucros para o que está dentro: nossas almas. Nossos corações. Nossos espíritos.
Todas as coisas que não aumentam ou diminuem quando a câmera é ligada ou desligada. E todas as coisas que importam MUITO MAIS do que a importância de um único SELFIE", conclui.

Antes e depois

Sabe o produto que faz milagre e que te promete que em poucos dias você vai mudar completamente a silhueta? A Danae mostra na prática como não podemos confiar nas fotos de "antes e depois", que em muitos casos, são feitas na mesma sessão de fotos, apenas ajustando a luz, a postura, a roupa, a posição e a contração muscular.

A mensagem importante que a Danae nos passa é a de que não somos perfeitos. Mas mais importante ainda: que essa perfeição que vemos nas redes não é real, é manipulada para vender, para conquistar mais cliques. Não precisamos seguir um padrão que nos foi imposto porque ele existe apenas na imagem do que está à venda. A vida real não é a que está estampada na página da revista nem a que está na timeline daquela influenciadora que faz sentir o teu cotidiano monótono e insignificante.

Celulite: quem não tem?

Tem vontade de colocar biquíni? Coloca! A celulite não é uma aberração que evidencia furinhos apenas no teu bumbum, ela é normal, ela faz parte da vida de todas nós, mulheres reais.

Vamos combinar uma coisa?
Tira um tempinho pra você e revira o Instagram de Danae. Vale para as duas estradas: para quem quer dicas de como posar nas redes - se isso te faz sentir bem, é tudo ok ;) - e para quem consome essas imagens entender o quanto são artificias.

A mensagem que fica é a de aprendermos a nos amar, a nos olharmos no espelhos e vermos nós mesmos, como somos, reais. Depois nos conta aqui o efeito das fotos de Danae sobre você.

Voltar para o blog