Probióticos, prebióticos e pós-bióticos: conheça as diferenças

Probióticos, prebióticos e pós-bióticos: conheça as diferenças

Os prebióticos estão na nossa Máscara Purificante, sabia?

Já faz um tempo que conversamos aqui no blog sobre prebióticos, um dos ativos incríveis da nossa Máscara Purificante. E quando falamos nesse assunto sempre surge uma dúvida sobre prebióticos, probióticos e até pós-bióticos. Afinal, é tudo a mesma coisa?

+ Máscara Purificante: por dentro da fórmula

probióticos, prebióticos e pós-bióticos

Probióticos, prebióticos e pós-bióticos

Algumas pessoas até sabem que prebióticos e probióticos são considerados de grande ajuda quando o assunto é a sua saúde digestiva, mas a verdade é que muita gente não compreende como isso se relaciona com a nossa pele. Bem, tem muito a ver com as milhares de bactérias que vivem nela.

+ Microbioma Cutâneo: entenda sua importância para a pele

A pele é um órgão de barreira bastante complexo. Um único centímetro quadrado dela pode conter até um bilhão de microrganismos. E quando há alterações nesse microbioma, essas diversas comunidades microbiotas também podem ser responsáveis por favorecer o aparecimento de lesões, promover doenças e retardar a cicatrização de feridas, por exemplo.

Daí a importância de manter tudo muito equilibrado e saudável. Esses “ativos” vão agir justamente nesse equilíbrio. De acordo com artigos científicos, os pré e probióticos têm a capacidade de otimizar, manter e restaurar a microbiota da pele de diferentes maneiras.

O que são prebióticos?

De uma forma resumida, os prebióticos são componentes alimentares não metabolizados pelo organismo que servem de alimento para os probióticos. Ou seja, são as comidinhas que servem de alimento para microrganismos do bem, e influenciam o seu crescimento na pele.

Essas bactérias servem para proteger a nossa pele. E por que a gente precisa disso? Alguns hábitos diários nossos, como lavar o rosto muitas vezes por dia, podem desregular a flora bacteriana, nos deixando expostos e favorecendo uma pele sensibilizada.

+ Prebióticos: o que são e o que fazem pela nossa pele

Portanto, aplicar produtos que contenham prebióticos na fórmula podem auxiliar qualquer tipo de pele, principalmente as sensíveis, já que eles ajudam a manter a superfície da pele íntegra, equilibrada e com aparência forte e saudável. Com uma barreira da pele saudável, isso também favorece a hidratação e traz fatores de compensação para a vermelhidão e o ressecamento.

probióticos, prebióticos e pós-bióticos

O que são probióticos?

Quando o assunto é pele, os probióticos funcionam de forma muito semelhante ao mecanismo de ação do sistema digestivo. Eles ajudam a manter tudo em equilíbrio. Probióticos são microrganismos vivos que estimulam a proliferação das bactérias boas.

+ 10 fatores que influenciam na saúde da nossa pele

A ciência aponta que aplicações tópicas de bactérias probióticas têm um efeito direto no local da aplicação, aumentando as barreiras de defesa natural da pele. Além disso, os probióticos, assim como as bactérias residentes, podem produzir peptídeos antimicrobianos que beneficiam as respostas imunológicas cutâneas e eliminam os patógenos (organismos que são capazes de causar doença).

Ainda segundo artigos, em formulações cosméticas, os prebióticos podem ser aplicados na microbiota da pele diretamente e aumentar seletivamente a atividade e o crescimento da microbiota da pele 'normal' benéfica.

+ Pele normal: esse tipo existe mesmo?

estudos que também já sugerem que o uso de probióticos tanto na forma de pílulas quanto no uso tópico podem ajudar a prevenir e tratar doenças de pele, incluindo eczema, acne, pele seca e danos à pele induzidos por radiação UV.

Alguns probióticos, segundo estudos, também apresentaram a capacidade de aumentar a produção de ceramidas ou lipídeos, que retêm a umidade da pele e mantém níveis de bactérias que causam acne sob controle.

O que são pós-bióticos?

São subprodutos metabólicos gerados por microrganismos probióticos. Ou seja, são produtos residuais dos probióticos – olá, enzimas, ácidos orgânicos, peptídeos e polissacarídeos!

+ pH da sua pele: entenda sua função e sua importância

Quando falamos em pele e skincare, segundo o DermatologyTimes, produtos conhecidos como pós-bióticos são produzidos durante o processo de fermentação das bactérias probióticas. Eles também agem no reforço da barreira cutânea.

Para ninguém ficar confuso mais: os prebióticos são consumidos pelos probióticos, microrganismos vivos que estimulam a proliferação das bactérias boas. Já os pós-bióticos são substâncias liberadas pelos probióticos. Todos os três contribuem muito para uma pele saudável e equilibrada.

Sallve e os prébióticos

A Máscara Purificante tem prebióticos em sua composição e somado ao poder da argila Verde e do pantenol remove a oleosidade excessiva, previne a acne, suaviza a vermelhidão de espinhas, além de nutrir e reequilibra a pele.

+ Como funciona a limpeza profunda da Máscara Purificante

E prebiótico extraído de planta? Sim, o nosso é! No mundo dos cosméticos, por exemplo, podemos contar com um prebiótico retirado do extrato de salgueiro alpino (Epilobium fleischeri), planta rara, cultivada organicamente em regiões montanhosas, de ar puro e sem poluição.

O salgueiro alpino é rico em flavonóides e oenothein B, compostos que contribuem para a sebo-regulação. Por ter ação antiinflamatória, estimula a microbiota benéfica da pele. Essa ação prebiótica ajuda a reduzir níveis da Cutibacterium acne - sim, aquela bactéria da acne. Incrível, né?

Que tal adicionar a Máscara Purificante na tua rotina de skincare? Você pode usa-la duas a três vezes por semana.

Artigos, estudos e referências usados para este texto

Effects of Probiotics, Prebiotics, and Synbiotics on Human Health

Impact of prebiotics and probiotics on skin health

The role of microbiota, and probiotics and prebiotics in skin health

The effect of probiotics on immune regulation, acne, and photoaging

Anti-Aging Effects of Probiotics

Changing our microbiome: probiotics in dermatology

Health effects of probiotics on the skin

The role of ’biotics in skincare

Além da mesa: probióticos, prebióticos e pós-bióticos como aliados da nossa pele

What Do Probiotics Have to Do with Your Skin?

Voltar para o blog