Você protege os seus lábios dos raios solares?

Você cuida da pele do lábio como cuida da pele do rosto, protegendo a região dos raios solares? Pois deveria. Cola aqui que a gente te ensina como.

Foto: Christopher Campbell/ Unsplash

Todo mundo já está cansado de saber que protetor solar é essencial para a saúde da pele, que é etapa indispensável da rotina de skincare diária. Nós já falamos aqui também sobre a importância de proteger a pele ao redor dos olhos, e por que tanta gente se esquece disso.

Mas você já parou para pensar se está protegendo seus lábios dos raios solares como deveria? Quando você passa protetor solar, aplica algo específico nos lábios? Pois é: muitas vezes esquecemos, mas é o que todo mundo deveria fazer.

Entendendo a sensibilidade dos lábios

O lábio é uma região extremamente sensível que faz a transição da pele para a mucosa e que, assim como o resto do rosto, também está exposto a raios UV e mudanças de clima. Pele do lábio queima, racha, desenvolve infecções, feridas e pode chegar a sofrer com doenças mais sérias, como herpes e até câncer.

Como protegê-lo do sol

O ideal é você se acostumar a passar protetor labial pelo menos três vezes ao dia. Se você vai para a praia, piscina ou ficar exposto ao sol por muito tempo, deve reaplicá-lo pelo menos a cada duas horas. É fácil lembrar, vai? Quando for reforçar o protetor solar do corpo e rosto, aproveite e reforce nos lábios também. Um chapéu ou boné também podem ser bons aliados para proteger a pele não só do rosto como dos lábios de exposição solar extrema.

Você pode nunca ter queimado a pele dos lábios por exposição severa ao sol e, acredite, melhor assim: queimaduras solares nos lábios são extremamente dolorosas e chatas de tratar, podendo influir até na sua alimentação.

Tem mais: quem tem o vírus da herpes do tipo 1 pode vê-lo reaparecer nos lábios ao se expor demais ao sol sem proteção adequada. Além disso, os lábios podem desenvolver queilite, descamação e a lesão pré-cancerígena queratose actínica.

A importância de mantê-los sempre hidratados

Lábios protegidos (com protetor solar ou até batons com FPS)? Entra em jogo outro fator igualmente importante: a hidratação. Manter a pele dos lábios hidratada ajuda a aumentar a resistência, saúde e aparência da região. 

Beba muita água e aposte em hidratantes labiais (muitos têm FPS, o que facilita a vida!) para evitar rachaduras, feridas ou descamação da pele labial.
Lábios desidratados e expostos ao sol são receita certa para problema. Ah, e no frio, quando nossos lábios sofrem ainda mais, redobre o cuidado.

Manter os lábios hidratados evita rachaduras - que podem inflamar ou infeccionar e gerar uma dor de cabeça ainda maior.

Um toque importante? Se sentir a pele ressecada, evite lamber os lábios. A gente sabe que parece que está hidratando a região quando faz isso, mas a saliva tem pH ácido que pode, na verdade, piorar o ressecamento.

Tire todo o batom ao fim do dia!

Da mesma forma que tomamos o cuidado de tirar todo e qualquer resíduo de sujeira e maquiagem da pele do rosto ao fim do dia, devemos fazer o mesmo com os lábios: limpe bem a região para garantir que ela esteja sempre saudável e sem uma camada de pele morta. Há ótimos esfoliantes suaves específicos para a região, que podem ser uma grande ajuda. 

O resultado? Você vai sentir seus lábios mais lisinhos, saudáveis e bonitos. Ah, e até o batom fica mais bonito. Agora fechou, né?

 

vamos conversar?

mais do blog

Kit basiquinho: como usar nosso trio de minis

Kit basiquinho: como usar nosso trio de minis

Chegou o kit basiquinho da Sallve: são as versões miniatura dos nossos Limpador Facial, Esfoliante Enzimático e Antioxidante Hidratante. E aqui você aprende como usar cada um deles!
Saiba mais
Turnê Sallve Rondônia

Turnê Sallve Rondônia

A Turnê Sallve desembarcou virtualmente em Rondônia para um papo sobre auto-cuidado, amor próprio e protetor solar!
Saiba mais

buscar

sua sacola

  • Loading