Protetor Solar Labial: por que você deveria proteger seus lábios

Protetor Solar Labial: por que você deveria proteger seus lábios

Você cuida da pele do lábio como cuida da pele do rosto, protegendo a região dos raios solares? Pois deveria. Cola aqui que a gente te ensina como.

Você protege os seus lábios da radiação solar? Se você ainda não capricha no protetor solar labial, a gente vai te explicar todos os motivos para que você inclua esse passo nos seus cuidados com a pele. Afinal, é essencial que você proteja a sua pele como um todo para evitar uma série de pontos, desde o envelhecimento precoce até o tão falado câncer de pele.

Por que proteger a pele dos lábios?

Antes de qualquer ponto, é importante explicar melhor a composição da pele dessa região. “Os lábios, além de serem constituídos por uma pele muito fina e sem glândulas sebáceas, estão muito expostos à radiação solar. Principalmente os lábios inferiores por terem maior projeção”, aponta a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

+ Lábios hidratados: como manter a região sempre saudável

É importante dizer que a pele dos lábios é bem mais fina que a pele do rosto, formada por uma “semimucosa”, ou seja, uma transição da mucosa da boca para a pele ao redor dos lábios.

Pele do lábio queima, racha, desenvolve infecções, feridas e pode chegar a sofrer com doenças mais sérias, como herpes e até câncer.

+ Lábios ressecados: por que acontece e como tratar?

Você pode nunca ter queimado a pele dos lábios por exposição severa ao sol e, acredite, melhor assim: queimaduras solares nos lábios são extremamente dolorosas e chatas de tratar, podendo influir até na sua alimentação.

Tem mais: quem tem o vírus da herpes do tipo 1 pode vê-lo reaparecer nos lábios ao se expor demais ao sol sem proteção adequada. Além disso, os lábios podem desenvolver queilite, descamação e a lesão pré-cancerígena queratose actínica.

Como proteger os lábios do sol?

O ideal é você se acostumar a passar protetor labial todos os dias e, principalmente, se você vai para a praia, piscina ou ficar exposto ao sol por muito tempo.

“É importantíssimo aplicar protetor específico para a região dos lábios com FPS 30 ou maior, diariamente, e reaplicar a cada 2 horas”, afirma a Dra. Paola. 

+ Como passar protetor solar corretamente e reaplicar durante o dia

A dermatologista ainda aponta que, se a pessoa tem o hábito de “umedecer” os lábios com a língua”, comeu alguma coisa, entrou na água ou bebeu água, precisa reaplicar o protetor solar em seguida a essas ações. Combinado? 

Lembrando: um chapéu ou boné também podem ser bons aliados para proteger a pele não só do rosto como dos lábios de exposição solar extrema.

+ Antioxidante nos lábios: o benefício deles para a região

“A queimadura ocorre com mais facilidade nesta região e o protetor solar labial é ideal para isso. Ele pode reconstruir a pele ressecada, hidratar, e deixar mais macia e o básico: proteger os lábios da radiação ultravioleta”, afirma ainda a Dra. Ana Maria Pellegrini, dermatologista com título de especialista pela SBD.

A importância de manter os lábios hidratados

Lábios protegidos? Entra em jogo outro fator igualmente importante: a hidratação. Manter a pele dos lábios hidratada ajuda a aumentar a resistência, saúde e aparência da região. 

Beba muita água e aposte em hidratantes labiais (muitos têm FPS, o que facilita a vida!) para evitar rachaduras, feridas ou descamação da pele labial.
Lábios desidratados e expostos ao sol são receita certa para problema. Ah, e no frio, quando nossos lábios sofrem ainda mais, redobre o cuidado.

+ Esfoliação labial: dermatologista explica os benefícios e ensina como fazer

Manter os lábios hidratados evita rachaduras - que podem inflamar ou infeccionar e gerar uma dor de cabeça ainda maior.

Um toque importante? Se sentir a pele ressecada, evite lamber os lábios. A gente sabe que parece que está hidratando a região quando faz isso, mas a saliva tem pH ácido que pode, na verdade, piorar o ressecamento.

Lábios são um ponto para câncer de pele?

Os lábios também podem apresentar câncer de pele e também por isso é importantíssimo caprichar na proteção diária.

+ Câncer de pele: o que é, quais as causas e como se proteger

“Os lábios são uma região que pode ser acometida pelo câncer de pele. Quando ocorre câncer de pele nos lábios, em aproximadamente 90% dos casos, ele ocorre no lábio inferior e o tipo mais comum de câncer de pele nos lábios é o carcinoma espinocelular”, emenda ainda a Dra. Paola Pomerantzeff.

Voltar para o blog