Como nosso Protetor Solar FPS 60 age contra a radiação solar?

Se você sempre quis entender mais sobre como essa ação funciona, seu dia chegou!

Nosso Protetor Solar FPS 60 está finalmente por aqui, e hoje vamos te contar um pouquinho mais sobre uma dúvida que muita gente tem: afinal, como o protetor solar age na nossa pele contra a radiação solar?

Para conseguir explicar melhor, vamos ter que dar um passo atrás e falar um pouco mais sobre o sol e as radiações. Com a palavra, a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Como o protetor solar age

Sol e radiações UVA e UVB

“Nossa pele tem várias camadas e várias estruturas dentro dessas camadas. Quando o sol atinge a pele, cada radiação que é emitida por ele tem um nível de penetração, que vai causando danos diferentes. Algumas radiações emitem os radicais livres, que são essas estruturas que causam danos, que vão gerar o envelhecimento precoce, a destruição do colágeno. Há também o mais perigoso, que a gente tem a maior preocupação, que são algumas radiações como a UVB. Ela atinge o DNA das nossas células e pode predispor ao câncer de pele”, aponta a médica.

+ Protetor Solar FPS 60: conheça sua defesa multifacetada

Já falamos sobre a radiação UVA e UVB aqui no blog, mas não custa relembrar: "A UVB é uma radiação que está presente nos raios solares em maior intensidade entre às 10h e 16h, quando o sol está incidindo mais diretamente na Terra - por isso que esse é o período que a gente não indica a exposição solar", segue Dra. Monalisa Nunes. "Embora a UVB penetre mais superficialmente na pele, ela tem um poder maior de reagir com o nosso DNA, por isso é mais associada ao câncer de pele".

A radiação UVA, por sua vez, está presente nos raios solares o dia inteiro: "Inclusive ela ultrapassa vidros de janelas, e consegue estar presente mesmo com o clima frio. O tempo pode estar nublado, mas ela ainda está ali. Digamos que ela consegue ultrapassar todos esses obstáculos", explica Dra. Monalisa.

+ UVA, UVB, FPS, PPD: o que são as siglas do Protetor Solar?

Como o protetor solar age?

Dito tudo isso, vamos explicar melhor como nosso Protetor Solar FPS 60 age em relação a radiação solar UVA e UVB. Nosso Protetor é químico. Isso significa que ele tem filtros químicos "que conseguem absorver a radiação solar e transformá-la em radiações de menor energia, que não vão prejudicar nosso corpo ou saúde”, explica Ana Sofia Barbosa, nossa especialista em Pesquisa e Desenvolvimento.

+ Benefícios do sol para a saúde: muito além da vitamina D

Segundo Dra. Monalisa Nunes, é como se ele “basicamente sofresse no lugar da nossa pele”. “O protetor tem essas substâncias químicas que ficam na superfície e funcionam como se fosse uma pele artificial. O protetor faz uma camada na nossa pele e, quando o sol bate, a radiação solar reage nessa película onde estão as substâncias do protetor, em vez de reagir com a nossa pele”, aponta.

Aqui fica fácil entender também por que é importante reaplicar o protetor solar. “À medida que as reações químicas vão acontecendo, o protetor vai perdendo efeito. E aí vocês estão entendendo onde eu quero chegar: a importância da reaplicação do protetor solar, que a maioria esquece ou não faz”, afirma a dermatologista.

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

“É essencial reaplicar o protetor solar. Se engana quem acha que passou o protetor solar de manhã e ao meio-dia ele está lá, intacto, funcionando. Esse é justamente o horário que a gente mais precisa do protetor solar. O que eu sempre falo é: pelo menos ao meio-dia, tente reaplicar o protetor”, completa.

Protetor Solar FPS 60

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! 😉

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading