Quanto protetor devemos aplicar?

80% dos brasileiros não têm a mínima ideia de qual a quantidade correta de protetor solar que deve ser aplicada. E você? Sabe quanto usar?

Todo mundo já entendeu que é preciso aplicar protetor solar todo santo dia, correto? Mas a dúvida que fica é: aplicamos a quantidade correta? Ainda mais depois das revelações de Lucas Portilho, Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp, consultor e pesquisador em Cosmetologia, não é mesmo? 

Como aplicar corretamente?

Segundo o pesquisador, um estudo do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele afirma que 80% dos brasileiros não têm a mínima ideia de qual a quantidade correta de protetor solar que deve ser aplicada. Isso é preocupante, não é? Por isso, conversamos com a Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da American Academy Of Dermatology (AAD), para entender, primeiro, a quantidade correta de protetor que devemos usar.

 “As recomendações mundiais pelos consensos tanto brasileiros de fotoproteção quanto pelos guidelines internacionais, é que a gente use dois miligramas por centímetro quadrado, mais ou menos uma colherzinha de café”, explica a dermatologista. 

Crédito: Jens Kreuter/Unsplash

No corpo, o consenso é aplicar: uma colher de café no braço e antebraço direitos; uma colher no braço e antebraço esquerdos; duas colheres no torso (uma para a frente e uma para as costas); duas colheres para a coxa e perna direitas (uma para a parte da frente e uma para a parte de trás); e duas colheres para coxa e perna esquerdas (uma para a parte da frente e uma para a parte de trás). 

No rosto, uma colher cheia é suficiente. “Tenho que passar o filtro solar até que essa camada generosa cubra toda a área e eu tenha aquela sensação de que existe um conforto e uma cobertura homogênea. Então, obrigatoriamente, eu devo passar e estender no rosto até a raiz do cabelo, até a região pré-auricular, bem pertinho da dobra da orelha. Não esquecer pescoço, nuca e orelhas. Principalmente, quando está em exposição ao sol, como praia, piscina, caminhada, porque é uma área que frequentemente sofre queimadura”, explica a especialista.

Aqui no blog da Sallve, também já falamos sobre a importância de proteger os lábios e também a região ao redor dos olhos.

A Dra. Claudia ainda alerta para que as pessoas reforcem a aplicação na região da saliência do malar, supralabial e ponta nasal, que é onde mais se percebe campos de cancerização e formação das manchas. “Para os homens, não esquecer o V da camisa, que acaba sendo uma área esquecida e por conta disso, acabamos tendo a demarcação da linha do fotoenvelhecimento e o aparecimento das queratoses actínicas, que são lesões do tipo pré-cancêr”, aponta ainda.

Crédito: Oleksandr Pidvalnyi/Pexels

Protetores devem ser usados em todos os tipos de pele, mas você pode escolher um que se adeque melhor ao que você precisa. “Hoje é muito fácil usar protetor solar, porque nós temos várias formas de apresentação: toque seco, fluído, emulsão, loção, em spray aerossol, enfim. Então, a orientação é: peles mais oleosas, acneicas, com tendência a apresentarem uma maior oleosidade em região de formação da Zona T, e as peles mistas, optem por filtros mais fluídos, de toque seco, filtros que tenham um veículo pouco gorduroso e de alta absorção. Peles mais secas podem usar os cremes, as loções e as emulsões”, explica. 

A Dra. ainda alerta que se você for se expor ao sol, ter um dia na praia ou na piscina, o ideal é passar o protetor no corpo nu, antes de pensar em colocar aquele look verão. “O filtro é passado no corpo todo e depois se coloca a roupa do exercício físico, ou biquíni, maiô, sunga. Filtro solar deve ser reaplicado no corpo também em ambiente de exposição máxima a cada duas horas. E os filtros solares devem ser aplicados puros sobre a pele. Não passe filtro solar com perfume ou com hidratante para não perder a potência e aderência desse filtro solar”, completa. 

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;) 

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading