Rede de apoio: seja a pessoa que um dia você pode precisar

Rede de apoio: seja a pessoa que um dia você pode precisar

O que você pode fazer pelo outro nesse isolamento social? Vamos unir as forças e criar uma rede de apoio! #cuidesecuide e fique em casa.

No mundo das mães (nos grupos de whatsapp ou no Facebook) se fala muito da tal da rede de apoio. Pra quem ainda não se viu inserido em um desses grupos, a rede de apoio se refere àquelas pessoas maravilhosas que disponibilizam um tempinho para dar uma mão à uma mãe ou um pai. É a tia ou a amiga que diz: "pare, vai tomar um banho tranquila e resolver alguma coisa pendente, eu seguro as pontas aqui pra você".

Rede de apoio vale também para tantas outras situações, como essa que estamos vivendo agora com o Covid-19. É preciso ficar em casa, é preciso manter a distância, mas mais do que nunca, é preciso pensar no outro.

Cada família deverá se organizar para uma vez por semana fazer as compras de supermercado. E é nessa hora que entra em cena a rede de apoio. Nessa fase em que você não pode visitar idosos da família ou conhecidos, é essencial evitar que eles saiam e tenham contato com outras pessoas.

O que você pode fazer?

Kelly Sikkema / Unsplash

Supermercado / farmácia

Vai ao supermercado ou farmácia? Ofereça ajuda aos idosos do teu prédio, vizinhos que não estão bem, mães solo com filhos em casa. Você pode recolher as listas de compras destas pessoas e evitar que elas tenham que sair.

Cabeleireira / faxineira

Tem horário fixo semanal com a manicure, com a cabeleireira ou esteticista? Você tem uma faxineira / diarista que dedica um dia da semana à tua casa? Continue pagando o valor (ou parte dele), faça um acordo com o prestador de serviço e decidam juntos como usufruir do serviço quando a crise passar.

A apresentadora Sarah Oliveira publicou na sua conta no Instagram um belo exemplo: "o grupo de pais do colégio de meus filhos, conseguiu a conta do pipoqueiro do moço da cantina pra doarmos dinheiro um avez que ficarão sem trabalho nas próximas semanas. Achei muito legal a iniciativa e, por isso, compartilho a ideia", escreveu.

Compras online

Esse período que estamos em casa é fácil não resistir às compras online e encher o carrinho com roupas e tantas outras coisas que não são de necessidade básica. Priorize a compra de itens importantes e opte por serviços de entregadores apenas para itens de necessidade: medicamentos, supermercado.

Companhia mesmo à distância

Rede de apoio é também super eficaz na companhia. Não faltam vídeos nas redes de como o mundo se está dando suporte. No Líbano uma senhora levou o seu bolo com as velas de aniversário na janela e seus vizinhos cantaram parabéns. Na Espanha é fácil ver as pessoas fazendo bingo nas sacadas dos prédios ou um professor de ginástica que subiu na laje e botou a vizinhança pra se mexer. Outra boa ideia que vi nos stories de uma amiga é a do seu pai conversando e tomando uma cervejinha com o vizinho: cada um com a cadeira na porta do seu apartamento, longe um do outro. E é disso que a gente precisa, de companhia à distância.

#cuidesecuide

Como você está enfrentando o isolamento social? Tem outras ideias para a rede de apoio? Nos conte nos comentários.
Na semana que vem vamos falar sobre como podemos entreter a criançada em casa.

Voltar para o blog