Renovação Celular: o que é por que é tão importante

Aprenda como funciona esse mecanismo que garante uma pele saudável e viçosa, e por que ele é tão essencial.

renovação celular

Com o passar dos anos muita coisa na nossa pele vai mudando: a produção de ácido hialurônico e colágeno, por exemplo, vai diminuindo. Assim como o ritmo da renovação celular da nossa pele. À medida que vamos envelhecendo, ela vai ficando cada vez mais lenta. E os resultados são visíveis a olhos nus: a textura da nossa pele vai ficando mais irregular, nossa pele vai ficando sem vida, opaca... A boa notícia é que podemos ajudar o nosso corpo nesse quesito. Podemos, não: devemos!

Mas o que é renovação celular?

A gente explica: lembra das camadas da pele? Em um processo que dura de 28 dias - mas que a partir dos nossos 26 anos pode chegar a 40 dias - uma célula "nasce" na camada basal (a camada mais profunda da epiderme) e vai sendo transportada para a camada córnea (a mais superficial, composta por sub-estratos de células mortas que se descamam. É aqui também que estão localizados os poros). Lá, ela chega sem vida (células mortas, já ouviu falar?).

Idealmente, com o surgimento de novas células, as anteriores, já mortas, vão sendo descartadas, mas como já demos o spoiler, esse ritmo vai diminuindo com o passar dos anos, naturalmente. Há ainda fatores externos que agridem todo esse ritmo.

E quando esse ritmo é alterado, sua pele não está fazendo sua troca natural, o que muda, por exemplo, o brilho da sua pele, o reflexo da luz que incide nela. "Você deve recuperar essa troca também, soltar essas células e facilitar essa renovação", indica Dra. Denise Steiner. "E à medida que você faz isso, vai normalizando também a quantidade de água que fica na pele."

Por que a renovação celular é tão importante?

Porque isso tem tudo a ver com manter a sua pele saudável! Como a taxa de renovação celular diminui, nossa pele perde completamente o viço. Quando há um acúmulo dessas células mortas na camada córnea, a pele fica opaca, sem brilho e sem vitalidade. Se não estimulamos essa renovação, a pele perde sua força e não se apresenta em sua "melhor forma".

"Essa é a fisiologia normal da pele: uma célula ser trocada, não retida. Quando ela está retida, ela desidrata, e todo o funcionamento passa a ser anormal", explica Dra. Denise Steiner.

E na pele acneica?

Uma informação interessante e importante: o processo de renovação celular de uma pele acneica não é tão eficiente. Isso porque a pele acneica produz mais células mortas do que o normal, e estas mesmas células não são descartadas como deveriam. Por isso fala-se tanto da importância da esfoliação nesses quadros. Quanto mais células mortas na sua pele, maior a chance de excesso de oleosidade, cravos ou espinhas.

Como estimular a renovação celular da sua pele

É aqui que entra a esfoliação: ela vai desobstruir os poros e eliminar as células mortas. A solução é fácil de entender: pele livre = melhor absorção de produtos. Pele obstruída = baixa absorção dos ativos. Uma pele com sua renovação em dia é uma pele viçosa, sem poros entupidos.

Essa esfoliação, aliás, não precisa ser visível: ela pode ser feita com ácidos que agem sem descamar a pele a olhos nus. Os ácidos limpam a camada de células mortas e estimulam a renovação da pele", afirma a dermatologista Dra. Ana Carolina Sumam.

Entre os ácidos mais adorados quando o assunto é esfoliação e renovação celular está o ácido glicólico (que também estimula a síntese do colágeno).

Parte do grupo dos alfahidroxiácidos (AHAs), o ácido glicólico ajuda naquele "cimento celular" da nossa pele. Dra. Denise Steiner ensina: o ácido glicólico é capaz de soltar o desmossomo - uma estrutura que cola uma célula na outra. Soltando esse desmossomo, a renovação celular volta a ocorrer equilibradamente.

Inclua ainda na lista dos ácidos esfoliantes que ajudam nessa renovação celular os ácidos lático, málico e salicílico, e ainda os produtos à base dos chamados retinol-like, derivados de Psoralea corylifolia, Bidens Pilosa Extract ou Linum Usitatissimum. Eles têm as mesmas propriedades do retinol e as pesquisas indicam que são mais suaves para pele.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading