O que é um sérum, para que serve e quais são seus benefícios

O que é um sérum, para que serve e quais são seus benefícios

Afinal de contas, o que é um sérum, para que ele serve e como usar? Aqui você vai aprender tudo!

Você com certeza já ouviu falar em sérum. Há vários disponíveis, para diversas finalidades. Só aqui na Sallve, nós temos quatro. Mas se você sempre fica um pouco perdido sobre o assunto, pode acreditar: é normal, viu? Você pode até ter um sérum e não saber exatamente o que é, de fato, um sérum, ou exatamente para que ele serve. É por isso que a gente está aqui para explicar. Quer um spoiler? Séruns são uma super potência de uma rotina de skincare.

+ As duas formas de usar o Sérum Antiacne

O que é um sérum?

A pista já vem no nome: "sérum" vem do francês e significa soro. Ele se caracteriza como um sistema de baixa viscosidade, de caráter bem 'líquido', com uma carga elevada de ativos. Ou seja: sua maior vantagem é uma textura e acabamento ultraleves com ativos em alta concentração para tratar sua pele, de alta absorção e fácil aplicação.

"Um sérum podem ser uma emulsão ou levemente gelificado, mas sua característica realmente é a baixa viscosidade e alto teor em ativos - realmente um soro. Por ser super leve e de rápida absorção, a textura sérum pode ser inserida na rotina de cuidados de qualquer tipo de pele, especialmente a oleosa!

O que um sérum faz?

Agora vamos lá: o sérum entra na sua rotina de skincare na etapa de tratamento, ou fazendo a ponte entre tratamento e hidratação, se for um sérum hidratante à base de água. Se for um sérum mais denso, com óleo em sua formulação, ele vem depois do hidratante (é o caso do nosso Sérum Uniformizador, que tem óleo de rosa mosqueta em sua formulação).

+ Qual é a ordem certa de aplicação de cosméticos na rotina de skincare?

A função do sérum é entregar uma alta carga de ativos que vão tratar dores específicas como desidratação, acne, manchas, rugas, flacidez e daí por diante com sensorial agradável e textura leve. Então pense assim: um sérum, numa rotina de skincare, entra para tratar algo específico da sua pele, ou para potencializar sua hidratação, de forma bem focada mesmo!

Um sérum pode ser hidratante?

Podem sim. Aqui na Sallve nós temos o Antioxidante Hidratante. "A textura sérum-gel foi um pedido da nossa comunidade", conta Marcus Amaral, do time de marketing da Sallve. "Nas nossas primeiras pesquisas, estas eram as texturas mais pedidas, então resolvemos combiná-las".

+ Quais são as diferenças entre o Antioxidante Hidratante e o Hidratante Firmador da Sallve?

Especialmente se você tem a pele oleosa, o Antioxidante Hidratante e o Hidratante Firmador podem ser o único passo de hidratação da sua pele (eles podem, inclusive, ser usados juntos, viu?). Elas também são queridas por quem mora em climas mais quentes e úmidos do Brasil, sendo também boas aliadas para uma hidratação de acabamento leve e poderoso no verão. Para quem tem a pele mais seca ou gosta de caprichar na hidratação no inverno, eles podem ser combinados com um hidratante mais denso, como nosso Hidratante Reparador.

Pode usar todo dia?

Dependendo do sérum, pode sim, e dependendo da fórmula - como as hidratantes -, até duas vezes por dia. O ideal é sempre ler as indicações de cada produto. Vale lembrar aqui que se o sérum que você escolheu tiver ácidos em sua formulação, por exemplo, o indicado é começar aplicando-o em dias alternados, para que sua pele se acostuma aos ativos.

Séruns com ácidos geralmente são reservados para o uso noturno, enquanto séruns com vitamina C são perfeitos para o uso diurno por protegerem a pele da ação dos radicais livres e potencializarem o efeito do protetor solar.

+ Cuidados importantes ao inserir um cosmético na rotina de skincare

Por ser uma textura bem leve e geralmente de fácil espalhabilidade, bastam poucas gotas para a aplicação no rosto inteiro - lembrando, de novo, que um sérum é uma fórmula concentrada, ou seja, nessas poucas gotas você já vai ter a ação desejada. Ah, e uma dica de ouro: leve o sérum até o pescoço, para tratar a região ao mesmo tempo em que trata a pele do rosto!

+ Dicas simples (e que não custam nada!) para você incluir na sua rotina de skincare

Os séruns da Sallve

Cada um dos nossos quatro séruns traz benefícios específicos para a pele, e olha que incrível: eles podem ser combinados!

Antioxidante Hidratante é um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhosrosto e pescoço. Ele combina a hidratação do ácido hialurônico a seis antioxidantes: carnosina,vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrolniacinamida e cafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul.

Já o Sérum Uniformizador traz a inovação de unir tratamento e prevenção de hiperpigmentação e sinais do tempo em um só passo. Sua fórmula com retinol biomimético (seu principal componente), niacinamida 5%, nanoácido tranexâmico, alfa arbutinóleo de rosa mosqueta reequilibra a produção de reguladores de melanina e previne e trata sinais do tempo, além de suavizar olheiras vasculares, manchas de acne, cicatrizes e textura irregular, hidratando e deixando sua pele viçosa. Vale citar também que a niacinamida e o óleo de rosa mosqueta presentes na fórmula do Sérum Uniformizador são ativos calmantes, que reparam a barreira da pele.

Fechando nosso quarteto de séruns, o Sérum Antiacne é muito mais do que um secativo poderoso: ele pode ser usado pontualmente para secar espinhas em até 24h, ou no rosto todo, como tratamento preventivo com foco na pele acnéica.

+ Séruns da Sallve: diferenças, ordem e como combinar

A niacinamida e o extrato de buchu presentes em sua fórmula agem controlando a oleosidade da pele, a melaleuca entra com sua ação anti-inflamatória, o ácido salicílico age no desentupimento dos poros e renovação celular, melhorando cicatrizes e manchas de acne. Tudo isso sem ressecar e reparando a barreira de proteção da pele.

E aí: que tal conhecê-los melhor na nossa loja?

Voltar para o blog