Sérum Antimanchas

Por dentro da fórmula: Sérum Uniformizador

Vamos conhecer todos os ativos do Sérum Uniformizador da Sallve e como eles agem na nossa fórmula incrível

O Sérum Uniformizador está entre nós e hoje é dia de conhecer mais a fundo a sua fórmula multifuncional e poderosa, que atua no tratamento e prevenção de hiperpigmentação, olheiras pigmentares e linhas finas.

O que é muito interessante nessa fórmula é que os ativos se complementam perfeitamente. Quatro deles (retinol biomimético, alfa-arbutin, nanoácido tranexâmico e niacinamida) agem em diferentes etapas da melanogênese, processo de síntese de melanina, o que é efetivo para regular a hiperpigmentação, mas sem agredir a pele.

+ Como o Sérum Uniformizador age antes, durante e depois da mancha

"Escolhemos trabalhar com uma quantidade boa de ativos para minimizar uma quantidade ampla de hiperpigmentação, como por exemplo aquelas causadas pelo sol, aquelas que você fez porque cutucou uma espinha, uma queimadura causada por limão ou até mesmo da depilação. Há diferentes tipos de hiperpigmentação, e a gente queria trabalhar da melhor forma para cobrir o máximo possível destes casos. Por isso a gente escolheu esses quatro", explica Ana Sofia, pesquisadora da nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento.

Ah, mas não é só isso, não! Há também ingredientes pensados para manter a hidratação, acalmar e auxiliar na cicatrização. Bora conhecer essa fórmula direitinho?

Retinol biomimético no Sérum Uniformizador

Como talvez você já saiba, o retinol tradicional pode ser sensibilizante para algumas peles. Além disso, é um ingrediente que pode ser instável, o que é um desafio em algumas formulações. Está aí a nossa escolha pelo retinol biomimético (ou “retinol-like”), vindo de uma fonte natural, a Bidens Pilosa (Picão-preto).

Ele é muito parecido com o retinol original em suas propriedades, mas sem efeitos que podem ser sensibilizantes para algumas peles. O ativo também apresenta alta estabilidade à fotodegradação e oxidação.

Na nossa fórmula, além de estimular a síntese de colágeno (o que ajuda a suavizar linhas finas e dar firmeza para pele) e renovação celular, o retinol biomimético é responsável por regular a síntese de melanina antes da formação da mancha.

+ Como inserir o retinol biomimético na rotina de skincare?

E como isso acontece? De forma resumida, todo o processo da melanogênese começa nos melanócitos, células que produzem a melanina. Esse pigmento todo se acumula em pequenas bolsinhas, conhecidas como melanossomas, que transportam esse pigmento até os queratinócitos da superfície da pele, dando a coloração que conhecemos.

As manchas se formam por conta de um desequilíbrio. A formação vem de uma irritação do melanócito. Toda vez que essa célula de defesa se sente ameaçada ou irritada - seja por sol excessivo, arranhão, batida - temos como reflexo essa produção exacerbada de melanina.

O retino age diminuindo a produção de alfa-MSH (hormônio estimulante de melanócitos), ajudando assim a suavizar e reduzir regiões hiperpigmentadas. O retinol é o princípio, ajuda a evitar que ela venha ou que venha muito forte.

Alfa-arbutin

O alfa-arbutin é derivado seguro da hidroquinona, que vem a ser um conhecidíssimo despigmentante. Ah, mas por que usar um derivado? A hidroquinona é instável na presença de luz e também pode causar irritações em alguns tipos de pele. Além disso, no Brasil, a hidroquinona só pode ser vendida sob prescrição médica.

O alfa-arbutin tem algumas vantagens (inclusive em relação ao beta-arbutin), exatamente por ser um ativo muito estável e que traz os melhores benefícios da hidroquinona, além de ser bem aceito por todos os tipos de pele.

+ Afinal, como as manchas se formam?

Na nossa fórmula, ele atua como inibidor da enzima tirosinase, participando do início da formação da melanina. Ou seja, durante a formação dela. Assim, consegue agir exatamente no ponto em que o melanócito está sendo estimulado para formar o pigmento.  

Nanoácido tranexâmico

Chegamos quase na etapa final. Para isso, contamos com dois ativos principais, o nanoácido tranêxamico e a querida niacinamida.

Primeiro, vamos falar do ácido tranexâmico! Ele é um aminoácido sintético derivado da lisina. Nos dermocosméticos, é um ingrediente tópico usado para atenuar a aparência de vários tipos de pigmentação excessiva da pele, incluindo o melasma.

Com o auxílio do ácido tranexâmico, o Sérum Uniformizador atua na plasmina, substância que estimula fatores inflamatórios, que vão aumentar a produção de melanina na pele (estimulada por agressões como a exposição solar, inflamação da acne, por exemplo).

+ O que é uniformizar a pele?

Ao inibir a plasmina, conseguimos inibir o estímulo da produção de melanina e a inflamação.  Além disso, com o ácido tranexâmico, conseguimos estimular a circulação sanguínea na região para que não aconteça essa mancha, para que o sangue não fique parado na região.

Na fórmula do nosso Sérum Uniformizador, o ácido tranexâmico aparece nanoecapsulado. Mas o que isso quer dizer? Quando falamos de cosméticos, a nanotecnologia se refere a pequenas partículas que contém princípios ativos capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele.

A Tecnologia de Nanovetores permite que componentes sensíveis (como o ácido tranexâmico) sejam formulados em sua forma livre. Ou seja, protegidos contra a oxidação decorrente da interação com o meio externo e também outros componentes da fórmula. Além disso, a nanotecnologia garante maior permeação na pele, liberação prolongada e aumento da eficácia.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

Sérum Antimanchas fórmula

Niacinamida

Agora, vamos falar da niacinamida, conhecida também como vitamina B3. Lembra que te falamos que o pigmento se acumula em pequenas bolsinhas, os melanossomas, e são transportadas até os queratinócitos da superfície da pele, dando a coloração que conhecemos?

+ Jornada da pele com melasma - por Cassandra Velloso

A niacinamida a 5% reduz a pigmentação em excesso, regulando a liberação da melanina dos melanócitos para os queratinócitos. Além disso também é antioxidante, calmante, hidratante, reduz a oleosidade e aumenta a síntese de colágeno.

A niacinamida age na mancha que já existe, diminuindo a quantidade dessa melanina, para uniformizar e ajudar na produção mais saudável.

Óleo de Rosa Mosqueta

Esse era um ingrediente muito pedido pela nossa comunidade e a gente atendeu, colocando o óleo de rosa mosqueta na fórmula do Sérum Uniformizador. Os benefícios desse ingrediente na nossa fórmula não são poucos e fica fácil entender o motivo do ingrediente ser um queridinho.

Bem, pra começo de papo, ele é um bom hidratante, por conta de sua alta variedade de ácidos graxos essenciais. Esses componentes (como os ácidos oleico, linoleico e linolênico) também participam de importante processos biológicos em relação à regeneração celular, isso confere uma melhora na aparência de cicatrizes, além também de apresentar função anti-inflamatórias.

O óleo de rosa mosqueta também conta com o ácido trans-retinóico em sua composição, que ajuda a revitalizar células dérmicas que produzem colágeno, elastina e ácido hialurônico (responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele).

Por todos esses benefícios, esse ativo também é uma grande estrela do Sérum Uniformizador, já  auxilia a pele a se regenerar, além de manter a hidratação e combater radicais livres. E o que isso significa? Uma pele mais uniforme e iluminada!

Hidratação na fórmula do Sérum Uniformizador

Além dos ingredientes principais dessa fórmula, também contamos com alguns ativos que tem funções tão legais quanto todos os que já falamos aqui.

Entre eles, está o tocoferol (oi, vitamina E). Entre seus principais benefícios está o combate aos radicais livres, o auxílio na hora de suavizar linhas finas e sua função anti-inflamatória natural. Na fórmula, também ajuda para que não haja oxidação de componentes da própria formulação.

+ O que a água faz pela nossa pele?

Ainda presente na fórmula está a glicerina. Ela tem função umectante, atua retendo a hidratação natural da pele atraindo moléculas de água para a superfície da camada córnea. Ou seja, hidrata prevenindo a perda de água.

Quem também tem entre suas propriedades a hidratação é o óleo de algodão. Ele é uma grande fonte de vitamina E e ômega 3. Além de atuar no combate do envelhecimento precoce da pele, ajuda a melhorar a textura da pele, conferindo hidratação para ela.

Por fim, você também vai encontrar entre nossos ativos o óleo de linhaça, que também tem entre seus benefícios propriedades antioxidantes, combatendo o envelhecimento precoce. Além disso, auxilia no processo da cicatrização.

E aí: que tal inserir o Sérum Uniformizador na sua rotina de skincare?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Voltar para o blog