tirar a maquiagem

3 sinais de que você está lavando seu rosto em excesso

Você sabe detectar quando pode ter exagerado na limpeza da sua pele? Essas três dicas podem te ajudar!

kit extraordinário

Por: Mari de Freitas (@mariidefreitas)

Lavar o rosto é, possivelmente, o passo mais importante da rotina de skincare. É com uma pele limpa que tudo começa, e é assim que temos a tranquilidade de saber que, pelo menos, o mínimo foi feito. Mas como saber quando ultrapassamos algum limite com essa limpeza?

+ As 3 etapas essenciais de uma rotina de skincare

Ao contrário do que se imagina, lavar o rosto não é tão simples quanto parece. Dá pra errar de várias formas: escolhendo a temperatura errada da água, deixando o produto pouco tempo – ou tempo demais – em contato com a pele, errando na escolha do limpador facial ideal para a nossa pele, deixando de lavar ou lavando muitas vezes ao dia... Esse último erro é simples de identificar pois deixa alguns sinais, e se prestarmos atenção, conseguimos evitar cometê-lo.

+ Lavar o rosto: 7 erros comuns que você pode cometer e como evitá-los

Sua pele fica esturricada

Há poucos anos, era normal amar essa sensação de pele repuxando tanto que até ficava brilhosa. Quanto mais sequinha, melhor, né? Mas não! A pele estar repuxando, super seca, não é um sinal de limpeza eficaz, mas sim de que houve dano à barreira da pele, que deve ser protegida para que sua saúde seja mantida.

Vale procurar um limpador menos ressecativo para a sua pele (como o Limpador Facial) ou até mesmo pensar se a sua pele realmente precisa de duas lavagens com sabonete – muitas pessoas tem preferido substituir a limpeza matinal com sabonete por uma limpeza com um produto mais suave, como a Água Micelar, que retira a rotina noturna e as impurezas acumuladas durante o sono, já deixando a pele pronta para a rotina diurna. Também vale verificar a temperatura da água que você está usando – água muito quente pode ressecar e prejudicar a barreira natural da pele.

+ Um produto, múltiplas funções: tudo que o Leite Micelar faz pela sua pele

Sua pele está ficando muito reativa

Sabe quando tudo que você passa faz sua pele arder? Quando parece que a pele está super sensível e você não consegue usar nada, e às vezes até água arde? Pois é, esse é mais um sinal de que a barreira da sua pele foi comprometida, de que os óleos que são essenciais para a saúde dela foram removidos. Essa barreira comprometida pode abrir caminho para alergias e até eczema, uma condição de pele irritada que, acredite, ninguém gostaria de desenvolver.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

Para resolver, é preciso devolver para a pele o que lhe foi tirado. Procure produtos com ceramidas, como o Hidratante Reparador, ácido hialurônico, como o Hidratante Firmador, ou niacinamida, como o Hidratante Facial. Esses ingredientes ajudam a trazer conforto para a pele reativa e a repor o que foi tirado da barreira da pele.

Você está desenvolvendo acne ou dermatite

Esse último tópico não é tão fácil de diagnosticar sozinha, pois existem inúmeros motivos para o surgimento de acne ou dermatite, por isso é sempre importante fazer aquela visita ao dermatologista, especialmente se algo parece não estar normal.

No entanto, se nada mudou na sua rotina e você começa a desenvolver acne ou dermatite (que de forma simples, é aquela descamação na pele que muitas vezes coça) e você não sabe o que pode ser a causa, talvez seja excesso de limpeza. Mais uma vez, retiramos da pele mais do que deveríamos, então essa é outra forma que ela encontra de reagir e nos mostrar que algo não está certo.

+ 5 benefícios incríveis do nosso Hidratante Facial

É sempre muito importante manter a pele hidratada! Ceramidas e niacinamida, presentes no Hidratante Reparador e no Hidratante Facial, respectivamente, são ingredientes que ajudam muito a fortalecer a barreira da pele e a repor o que foi perdido, mas é indispensável a visita ao dermatologista, para que ele possa prescrever medicação específica se for necessário – e isso só ele vai saber te dizer.

Tá, mas quantas vezes se deve lavar o rosto?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda lavar o rosto duas vezes por dia – uma pela manhã e outra à noite, mas isso pode variar dependendo da sua pele, do tipo dela e das condições em que ela se encontra, além de fatores como clima e como suor (se suar muito, é importante limpar logo, pois suor pode irritar a pele). É importante procurar os limpadores certos para o seu tipo de pele e, mesmo assim, evitar usá-los em excesso.

+ É obrigatório lavar o rosto duas vezes por dia?

Lavar o rosto demais é um erro que todos nós já cometemos ou cometeremos algum dia, até porque se por muito tempo a sensação de pele repuxando foi adorada por ser associada à limpeza, quem pode nos culpar? Mas ao menos agora sabemos o que fazer caso aconteça, né? Assim ficamos um pouco mais perto de uma pele cada vez mais saudável!

Voltar para o blog