Rotina da “preguiça”: o que não dá para pular no skincare?

Rotina da “preguiça”: o que não dá para pular no skincare?

A gente sabe quem nem todo mundo tem paciência e tudo bem!

Com rotinas tão atribuladas, é claro que muita gente não tem tempo para dez passos da rotina de beleza coreana, por exemplo. É um pouco inviável para tempos modernos, como nós até já falamos aqui no blog. Além disso, tem muita gente que adora sua rotina de skincare e não abre mão por nada. Mas temos também aqueles que não tem paciência, porém querem manter a cútis saudável, sem ter que passar mil produtos. Por isso, "preguiçosas (os)" e "práticas (os)", uni-vos: esse texto é para vocês!

Crédito: Raw Pixel

Conversamos com a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para entender melhor quais os passos não são negociáveis e não deveriam ser "pulados" em uma rotina de beleza comum. "Se estivermos falando da rotina noturna, o mais importante, sem dúvidas, é lavar muito bem a pele. Salve, Limpador Facial!
Retirar muito bem restos de protetor, maquiagem e até poluição que ficaram na pele durante o dia. Agora, se estivermos falando da rotina diurna, o mais importante é o uso de protetor solar diariamente", explica a especialista. 

Se a pessoa for "extremamente preguiçosa", a dermatologista indica que o mínimo pode ser feito: lavar a face duas vezes ao dia (ao acordar e antes de dormir) e aplicar um protetor que já seja antioxidante pela manhã e só um hidratante à noite. 

Aliás, falando em produto com mais de uma função (alô, antioxidante hidratante!), a Dra. Paola afirma que eles podem ser uma excelente saída para quem não quer investir em vários produtos. "Em alguns casos, pode ajudar a simplificar a rotina de cuidados com a pele e torná-la possível. É melhor fazer o mínimo bem feito, todos os dias, do que ter uma rotina com dez etapas por apenas alguns dias do ano", opina. 

Crédito: Raw Pixel

E talvez você esteja se perguntando, mas será que dez passos de beleza são realmente necessários? Assim, essenciais mesmo? "Não. Ter dez passos de beleza não é essencial. Para quem gosta e tem prazer, é ótimo. Mas para quem não gosta e tem 'preguiça', passa a ser um 'peso' e a pessoa deixa de fazer. O ideal é definir com a sua dermatologista, qual a quantidade de passos necessários para a sua pele e compatível com a sua realidade! A longo prazo, o mais importante é a frequência de realizar o mínimo", alerta. 

E, por fim, queremos te contar que é super possível fazer uma rotina simples de beleza, em no máximo três passos em cada período (manhã / noite). A doutora dá o caminho:

Crédito: Raw Pixel

Manhã 

  1. Lavar o rosto;
  2. Aplicar um antioxidante* (creme ou sérum) que vai ajudar a combater os agentes oxidantes (sol, poluição), e, por cima dele...
  3. Aplicar um protetor solar com FPS 30, pelo menos. 

Noite 

  1. Realizar a limpeza completa da face, o que inclui retirar maquiagem;
  2. Usar um tônico (adstringente se a pele for oleosa ou calmante se a pele for seca) e, por fim...
  3. Hidratar a pele*. Mesmo a pele oleosa deve ser hidratada com produtos específicos. 

*Os componentes dos cremes variam de acordo com idade e tipo da pele.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;) 

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog