#vivasuapele: Thayná Mello e a jornada de amor pela pele

#vivasuapele: Thayná Mello e a jornada de amor pela pele

Conheça um pouco mais sobre a influenciadora mato-grossense

A gente conheceu um pouquinho da Thayná Mello, modelo e influenciadora, durante a parada da Turnê Sallve no Mato Grosso. Por lá, contou sobre o quanto os cuidados com a pele vieram de forma intuitiva e em uma jornada solo, com pouca influência familiar.

No histórico, acne, manchas, sardas e olheiras. Incômodos que acabaram se tornando parte importante de um processo de autocuidado e amor.

Thayná Mello (Reprodução/Instagram)

Primeiro, vale a Thayná se apresentar. "Sou cuiabana de chapa e cruz, tenho 23 anos, sou noiva, e capricorniana (risos)! Pra mim é sempre importante saber o signo. Sou estudante de marketing, criadora de conteúdo digital, modelo profissional e carrego um grande carisma. Sou apaixonada por animais e defensora deles", explica.

Acne na adolescência

A relação da modelo com a pele começou como a de muita gente começa: com a acne. Nesse mesmo período, a relação com a maquiagem se tornou também forte, porém como forma de esconder o que a incomodava. "Minha maior dificuldade eram as espinhas na adolescência, com elas também a oleosidade. Eu não sabia como cuidar e escondia com a maquiagem", relembra.

Thayná Mello (Reprodução/Instagram)

"Com isso, vieram as manchas e machucados. Eu espremia todas as espinhas. Passei a esconder com a maquiagem também. Eu tinha muita vergonha das manchas que ficavam", conta ainda.

A acne é uma condição que ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, resultando em um acúmulo de sebo, uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas. Apesar de poder aparecer em qualquer idade, é realmente mais comum quando somos adolescentes.

É nessa época da vida que os hormônios andrógenos e estrógenos começam a ser produzidos.  O primeiro é o responsável pelo início do funcionamento das glândulas sebáceas, mais ativas na face, peito, costas e couro cabeludo. Assim, pessoas com predisposição genética, acabam sofrendo com aparecimento de cravos e espinhas por conta dessa mudança na secreção sebácea.

Thayná Mello (Reprodução/Instagram)

É bacana ressaltar e lembrar que a acne pode ter várias causas e, por isso, é super importante consultar um dermatologista.

Sardas e filtro solar

Segundo a Thayná, não eram só as manchas da acne que incomodavam, não. Ela também tinha sardas e só aprendeu a curti-las faz pouco tempo. “Descobri que tinha que usar protetor solar mesmo depois! Já estava cheia de sardas no rosto. Tinha três pintinhas no nariz antes, agora tenho na bochecha, no nariz, na boca”, contou durante a Turnê Sallve.

Com a vergonha das manchas da acne, veio a desvalorização das sardas e das características da sua pele. “Também escondia minhas sardas, achava estranho ter pele negra e ter sardas. Hoje eu sou grata a minha genética por elas”, explica.

E, sim, apesar de não ser tão comum, a pele negra pode ter sardas. Se forem hereditárias podem se manifestar já na infância, inclusive.

O início do cuidado

Thayná disse que sua jornada para descobrir como cuidar da pele foi solo e começou junto com seus trabalhos como modelo. Antes disso, achava que tudo bem usar o mesmo sabonete do corpo no rosto e filtro solar era 100% ausente na sua rotina.

“Tive que aprender a cuidar da minha pele, ir atrás. Ninguém diz que temos que fazer skincare, passar protetor, ainda quando se é adolescente. E ainda mais de família humilde, que não se tem esse costume”, aponta.

O amor pela pele, que é mista, surgiu só quatro anos atrás. “Quando fui em uma clínica de estética pela primeira vez e cuidaram de mim. Me ensinaram a cuidar da minha pele corretamente, os produtos que deveria usar”, relembra.

Os incêndios e a pele

Com o calor do Mato Grosso, a influenciadora adquiriu o hábito de lavar o rosto (as vezes até mais do que duas vezes por dia). "Eu sou a louca de lavar o rosto o dia todo, hidratar e passar protetor", se diverte. “Faço meu skincare com carinho e atenção. Não gosto de maquiagem e cuido da minha pele muito bem", aponta.

Com as queimadas que atingem a região do Pantanal, no Centro-Oeste do Brasil, Thayná disse que a pele também sente, o que a faz ter que lavar o rosto algumas vezes a mais do que o normal.

"Aqui está nublado de fumaça faz mais de um mês. Tem muita fuligem. No ar, há também a poeira por se época de seca. A umidade está baixa. Você sai de casa e, com o calor, suamos muito. A sujeira e a poluição do ar grudam na nossa pele", contou.

"Acabo lavando o rosto muitas vezes ao dia. Também levo lenços umedecido na bolsa para poder limpar. Hidrato e passo muito protetor solar", explica.

A influenciadora ainda explicar que hidratar é parte muito importante da sua rotina. "Nesse período agora estou hidratando sempre, porque a pele está ressecada ao extremo. Se não hidratar e só lavar, a pele fica parecendo um couro de jacaré. Fica grossa e descasca. Isso vale para a pele do corpo todo também", acrescenta.

Olheiras

Aos 15 anos, Thayná começou a reparar em suas olheiras, que, segundo ela, são uma herança de família. “As minhas olheiras são terríveis. Notei aos 15 anos, quando passava noite estudando, casada, pois comecei a trabalhar cedo”, conta.

E Thayná correu para maquiagem – novamente! – para escondê-las. “Além de escuras, elas são profundas, o que também é uma herança de família”, se diverte contando.

A modelo disse que isso tudo afetava sua autoestima. “Não tinha creme que desse um jeito. Isso me deixava irritada, me sentia feia, parecia que estava sempre cansada”, afirma.

Thayná Mello, então, resolveu fazer hidratações com ácido hialurônico injetável e buscou um dermatologista para tentar resolver o que incomodava. “É um tratamento para a melhoria da minha pele. Faço sempre essa hidratação, uma vez por mês. No começo, fazia até três por mês, com o tempo a melhora é visível”, diz.

Thayná Mello (Reprodução/Instagram)

Não existe perfeição

A modelo, porém, faz questão de dizer que foi a rotina de skincare foi fundamental para sua pele e sua autoestima melhorarem. “Aprendi a cuidar em casa. A minha rotina de skincare é fundamental para que toda essa melhoria aconteça”, explica.

“Sobre minha pele hoje, eu estou em uma relação de amor. Não foi fácil chegar até aqui, e dizer que amo minha pele. Ter que abrir mão de make, não usar. Você cuida por dentro e por fora, todo dia e a mudança vem, tem que ter paciência”, esclarece.

Thayná Mello ainda deixa um recado poderoso para terminar esse papo delícia: "Hoje, depois de bastante tempo me dedicando aos cuidados, eu amo tudo. Cada parte de nós tem sua história. Não tem perfeição. Eu me amo e me cuido!".

Voltar para o blog