Tônico facial: os diferentes tipos para a sua pele

tonico facial

Nós já te explicamos aqui qual é a função do tônico facial na sua rotina de skincare: auxiliar na limpeza, ajudar no equilíbrio do pH da pele e prepará-la para todos os cosméticos que virão em seguida, entre outros benefícios. "A palavra tônico vem de tônus e tonificar o tecido cutâneo é o processo de fortalecimento celular que aumenta a ação vital do tecido e fortalece o tônus da epiderme", explica Dra. Monalisa Nunes.

"Por ajudar a manter o pH da pele equilibrado, o tônico contribui para o bom funcionamento de todas as estruturas da pele. Consequentemente, ele ajuda no combate a fungos e bactérias. Dependendo da sua composição, ele pode oferecer diversas propriedades como controle de oleosidade, renovação celular, hidratação cutânea e até ação antiinflamatória", completa a dermatologista.

Definitivamente, tônico facial é uma categoria plural, assim como limpador facial, hidratantes, séruns e afins. Sendo assim, não existe apenas um tipo: são vários, com diferentes funções extras além das citadas acima.

"A maioria dos tônicos tem como função primordial a limpeza e equilíbrio do pH cutâneo. Os tônicos adstringentes, além de limpar, têm papel no controle de oleosidade e combate a acne. Já os tônicos de tratamento têm diversas funções, dependendo da composição, como tratar oleosidade, acalmar a pele e minimizar inflamações, estimular a renovação celular e antioxidar", lista Dra. Monalisa.

tônico facial

Tipos de tônicos faciais

Ficou um pouco perdido? Por isso mesmo, nossas listinhas estão aqui para isso. Abaixo, Dra. Monalisa cita e explica algumas das principais categorias de tônicos do skincare:

Tônico Adstringente:

Como a Dra. Monalisa já explicou, esse tônico tão queridinho dos brasileiros é usado para controlar a oleosidade e ajudar no tratamento da acne. Os ativos comuns em sua formulação são ácido glicólico, ácido salicilico, enxofre, extrato de chá verde, extrato de hamamélis e óleo de melaleuca.

Tônico Hidratante:

Fácil, né? "Esse é o que vai contribuir com a hidratação da sua pele, entregando ainda maciez e viço. Ácido hialurônico, aloe vera, alantoína e pantenol são alguns dos ativos comuns em suas fórmulas", explica a dermatologista.

Tônico Calmante:

"Esses têm função antiinflamatória e calmante. Por isso, contam frequentemente com ativos como extrato de camomila, aloe vera, extrato de alcaçuz e calêndula", pontua.

Tônico Renovador:


"O tônico renovador aumenta a velocidade da renovação celular da sua pele, funcionando como um esfoliante químico. Por consequência, ele melhora a textura da sua pele", define a dermatologista. Além disso, o viço é um de seus principais benefícios. Afinal, a renovação celular é essencial para uma pele viçosa? Nestas fórmulas, é comum encontrar ácido glicólico, ácido málico, derivados da vitamina A e ácido lático.

Uma ponte entre a etapa de limpeza e tratamento da sua rotina de skincare, o tônico, segundo Dra. Monalisa, pode ser receitado por dermatologistas para contribuir para um tratamento, como acne, ou quadro, como inflamação. 

Nosso Tônico Renovador conta, em sua fórmula de tratamento, com AHA 7% (uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%), para limpar e esfoliar a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa, além de ajudar a manter o pH da sua pele equilibrado.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading