ácidos na pele

Por dentro da fórmula do Tônico Renovador

tonico renovador

Nosso Tônico Renovador chegou trazendo para a família Sallve todo o poder dos alfa-hidroxiácidos. Reunindo três deles em concentração de 7% - o glicólico, o lático e o málico -, sua fórmula limpa e promove a renovação celular da sua pele sem ressecar.

Não é à toa que o Tônico Renovador virou um dos produtos mais queridos da nossa comunidade: ele controla a oleosidade sem deixar a pele repuxando, minimiza poros dilatados, ajuda na redução de cravos e acne, uniformiza o tom e a textura da pele e suaviza cicatrizes de acne. Tudo isso aliado a três extratos que acalmam a pele, que fica cada vez mais luminosa.

Vamos conhecer essa fórmula incrível?

Ácido glicólico

O ácido glicólico abre a fórmula do nosso Tônico Renovador, em que aparece numa concentração de 4%. Sua função mais conhecida é a de promover a renovação celular da pele, por meio da esfoliação - que no nosso Tônico Renovador é química.

+ Ácido glicólico e o dia em que ele mudou minha vida

Ao incentivar a renovação celular da pele, ou seja, o descarte de células mortas que se acumulam na superfície da pele, o ácido glicólico ajuda a suavizar cicatrizes de acne e melhora a textura da pele, deixando sua pele mais viçosa, além de diminuir poros dilatados. É esse estímulo da renovação celular ainda que estimula a produção de colágeno e elastina da pele, reduzindo a aparência de linhas finas, e a uniformização de manchas.

Por conta de seu baixo peso molecular, o ácido glicólico penetra a pele rapidamente e ajuda a manter os poros livres do sebo excessivo. Assim, previne o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade. É esse baixo peso molecular, aliás, que proporciona resultados mais rápidos e eficazes do que os outros AHAs.

Ácido lático

Outro AHA presente na fórmula do Tônico Renovador, o ácido lático, como um bom AHA, também promove a renovação celular da pele, mas um de seus maiores benefícios específicos tem a ver com hidratação. O ácido lático é parte do Fator Natural de Hidratação (NMF) da nossa pele, grupo de moléculas umectantes primordiais para a retenção de água na pele.

Além disso, o ácido lático estimula a produção de ceramidas, que são a base para manter a barreira cutânea restaurada, ajudando que ela fique cada vez mais forte e saudável.

+ ABC dos ácidos nos cosméticos: um guia completo

O ácido lático tem peso molecular intermediário, o que significa que não penetra tão profundamente nas camadas da pele.

Ácido málico

O ácido málico é um excelente aliado quando o assunto é cuidado com a pele. Assim como todos os AHAs, este ativo age diminuindo a coesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular, agindo como um esfoliante químico, ou seja, sem grânulos.

+ Poros desobstruídos com o Tônico Renovador

Como sua molécula é maior que os outros AHAs, isso diminui sua penetração na pele. Isso auxilia com que ele seja mais suave, bom para prevenção de cravos e espinhas, ajudando a deixar a pele iluminada e viçosa. Além disso, o ácido málico é um umectante, capaz de reter umidade e manter a sua pele hidratada, enquanto o ácido lático é parte do Fator Natural de Hidratação (NMF) da nossa pele, que retém a umidade da pele, portanto, hidratação prolongada, controlando a oleosidade e sem ressecar a pele.

Os pesos dos ácidos que promovem a esfoliação química podem variar em intensidade, desempenho e também em risco de irritação. Ou seja, um pode ter maior desempenho; mas ao mesmo tempo, também pode ter um maior risco de uma resposta inflamatória. Por isso a nossa fórmula foi equilibrada com três extratos para equilibrar essa ação:

Extrato de alcaçuz

O extrato de alcaçuz, retirado da raiz da planta, traz inúmeros benefícios para a pele. Ele tem propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antimicrobianas, além de ter uma poderosa ação antioxidante e ter funções anti-inflamatórias e calmantes, o que pode ser ótimo para peles sensíveis e irritadas.

Há também benefícios para peles que sofrem com acne. Um composto fenol chamado licochalcona A, presente no alcaçuz, é responsável por uma super ação anti-inflamatória. Esta, claro, ajuda a controlar inflamações causadas pela acne, mas também contribui diretamente com a cicatrização na pele.

+ Manchas na pele: um alerta para procurar um dermatologista?

O extrato da raiz do alcaçuz ainda pode ajudar no controle da produção de manchas. E como isso acontece? A gente explica: a síntese da melanina ocorre a partir do aminoácido tirosina, catalisada pela enzima tirosinase. O extrato de alcaçuz, mais precisamente a glabridina presente nele, age inibindo a produção da enzima tirosinase, removendo o excesso de melanina e agindo diretamente na produção de manchas.

Extrato de hamamélis

Como muitas plantas, a hamamélis é fonte de vários antioxidantes, ativos que combatem a ação dos radicais livres, que culminam no envelhecimento precoce da nossa pele. Nos cosméticos, em que é usada há mais de 100 anos, a hamamélis pode ser um excelente adstringente, já que seus taninos têm um efeito secante. E é por isso que o ingrediente é amigo das peles oleosas e acneicas.

Além disso, a hamamélis também é conhecida por ter potentes compostos anti-inflamatórios, como o ácido gálico e os já mencionados taninos. Assim, ajuda a prevenir e reduzir inflamações, além de acalmar a pele.

Extrato de Physalis

Fechando esse trio de extratos tão incríveis para a pele, o extrato de physalis é um potente anti-inflamatório com ação calmante e oxidante. Ele auxilia a aumentar a atividade de duas das principais enzimas responsáveis pela defesa natural da pele contra radicais livres. O ativo não só é conhecido por sua capacidade de ajudar na redução da sensibilidade e desconforto da pele aos estímulos da radiação UV, mas também por combater o desequilíbrio do estresse oxidativo da pele.

A Physalis ainda apresenta uma atividade redutora de hiperpigmentação. Isso significa que auxilia na uniformização do tom da pele. Por fim, mas não menos importante ele também ajuda a aumentar a luminosidade da nossa pele.

+ Pele viçosa: como alcançar esse cálice sagrado do skincare

Tônico Renovador nos pés?

Sabia que o Tônico Renovador também pode ser usado nos pés? A Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve explica que os “AHAs podem ajudar no afinamento da camada córnea que está bem espessa nas calosidades". Dessa forma, indica a especialista, "ajuda no aspecto do calo como também aumenta a absorção do hidratante que é essencial nesses casos”.

O Tônico Renovador também é um tratamento para as rachaduras dos pés. A a Dra Ana Cláudia Pompeu Raminelli, farmacêutica, doutora em cosmetologia e mestre em fármaco e medicamentos, explica como os AHAs (que são os alfa-hidroxiácidos presentes na nossa fórmula) agem:

+ 7 regiões do corpo em que você pode usar seu Tônico Renovador

"A ação hidratante que os AHAs têm está relacionada diretamente à capacidade química dessas moléculas em ligar-se à água e mante-la no tecido. A ponto de terem estudos mostrando que a ação eficaz dos alfa-hidroxiácidos para fissuras plantares - as rachaduras existentes nos pés que são provenientes de ressecamento demasiado e que trazem um desconforto muito grande pro paciente além de um aspecto bastante esteticamente feio. Os alfa-hidroxiácidos revertem os casos de fissuras plantares pela hidratação e esfoliação que os mesmos apresentam".

Inserindo na rotina

Lembrando sempre: para inserir o Tônico Renovador na sua rotina de skincare, o ideal é começar por dias alternados, aumentando a frequência pós a primeira semana de uso, para que sua pele se acostume aos ativos. Ah, e o uso de Protetor Solar é essencial para encerrar a rotina de skincare com ácidos, para evitar manchas e irritação da pele.

Voltar para o blog