Tour virtual de maravilhas arqueológicas do Egito Antigo

Tour virtual de maravilhas arqueológicas do Egito Antigo

Fez a máscara de argila? Passou o kajal? Pronta? Vamos passear nas maravilhas do Egito Antigo

Aposto como uma viagem ao Egito faz parte dos teus sonhos... Não faz? Desde a época de escola, enquanto estudava as pirâmides, não cultiva uma vontade enorme de poder ver de perto todo esse colosso arquitetônico? Ou, desde quando você soube que a argila ou as máscaras que usamos até hoje na nossa rotina de skincare começou lá atrás, no tão misterioso Egito Antigo? Ah, e tem como falar em Egito e não lembrar dos olhos super pintados de kajal?

Falar em viagem nesse momento em que estamos todos em casa na quarentena é fora de cogitação. Mas olha só, assim como tantos museus abriram visitas virtuais revelando as obras primas expostas ali dentro, o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito liberou o acesso online para algumas das suas preciosidades. Acompanhe pela conta do Ministério no Facebook: eles divulgam lá as novas visitas que são liberadas de semana a semana.

O tour virtual funciona como o street view, você escolhe a direção ou o corredor em que quer entrar e te permite conferir medidas e ver as explicações de hieróglifos antigos. E dentro de cada visita virtual tem um link para o projeto Giza da Universidade de Harvard - um enorme banco de dados com pesquisa livre.

Planalto de Giza (ou Gizé)

Você pode começar a visita pelo próprio site do projeto Giza de Harvard, para se situar antes de entrar em cada necrópole. Tem esse link aqui do tour virtual, ou, para quem quer um pouco mais de explicação, o vídeo do professor de egiptologia de Harvard abaixo, que mostra a evolução das escavações em mais de século.

Menna

O Ministério do Turismo e Antiguidades apresenta a visita do Túmulo de Menna como "um dos mais visitados e mais bem preservados" dos túmulos de elite da 18ª dinastia (1549 aC a 1292 aC).

ARCE

Túmulo de Menna

Segundo o Centro de Pesquisa Americano no Egito (ARCE), "a tumba localizada na necrópole de Theban (atual Luxor), é conhecida por suas pinturas bem preservadas. Pouco se sabe sobre Menna, mas sua tumba oferece pistas sobre sua vida: os títulos sugerem que ele era um escriba que também supervisionava os campos do faraó e o templo de Amon-Ra, uma forma do deus do sol.

A esposa de Menna, Henuttawy, aparece com ele em quase todas as cenas da capela da tumba. Uma das cenas mostra o coração de Menna sendo pesado contra uma pena na frente de Osíris, o deus egípcio da vida após a morte. "Se Menna fez boas ações ao longo de sua vida e seu coração é leve, ele passará para a vida após a morte", se explica no tour virtual.

Rainha Meresankh III

A rainha Meresankh III, era neta do faraó Khufu, que provavelmente encomendou a Grande Pirâmide de Gizé, e seu marido era Khafre ou Menkaure, ambos com as outras pirâmides de Gizé construídas.
A tumba mostra cenas esculpidas e pintadas da rainha Meresankh III e de sua família real, além de servas e artesãos, de acordo com o Projeto Giza na Universidade de Harvard.

Túmulo da Rainha Meresankh III

Discover Egypt's Monuments

Mais visitas:

Monastério Vermelho, um mosteiro ortodoxo nomeado por suas paredes de tijolos vermelhos.

Mesquita-Madrassa medieval do sultão Barquq, construída no final do século XIV.

Voltar para o blog