Pode haver variação de cor entre um lote e outro de um cosmético?

Pode haver variação de cor entre um lote e outro de um cosmético?

A resposta é sim, mas há pontos importantes que precisam ser discutidos!

Talvez você já tenha reparado que um cosmético que você compra sempre apresenta uma pequena variação de cor de um lote para o outro do produto. E, sim, isso pode realmente acontecer e não significar que seu produto está estragado, oxidado.

Toa Heftiba / Unsplash

E por que isso acontece? "Na fabricação, é possível obter uma variação devido, principalmente, a variação de coloração de alguns componentes. Os ingredientes naturais que dependam da sazonalidade das fontes das matérias primas, têm uma tendência maior de apresentar mudança de tom. Ajustes finos que são feitos durante a produção de um produto também podem influenciar na cor”, explica Marcus Amaral, da nossa equipe de Pesquisa & Desenvolvimento.

É importante ressaltar que existe um controle de qualidade do produto, feito em uma faixa padronizada de cor, textura, pH e cheiro, entre outros, que garantem a eficácia dentro dos limites de variação de propriedade. Então, o mais importante quando falamos nesse assunto é justamente atentar que essas pequenas variações de cor podem acontecer, sim, mas dentro de um limite de controle de qualidade da linha de produção.

Pexels

Além desse tipo de variação controlada, as variações de cor podem estar ligadas a vários fatores, como fabricação, transporte, estocagem, entre outros. Existem mudanças relacionadas à reação de componentes da fórmula com o oxigênio, com a radiação UV, luz visível e infravermelho e entre si, devido a um aumento de temperatura.

Por isso, existem estratégias de embalagem, transporte e estocagem que evitam esse tipo de mudança. “Esses fatores implicam em uma variação de qualidade do produto, por isso o evitamos ao máximo”, aponta Marcus.

Variação de cor ou oxidação?

Vale lembrar que a pequena variação de cor que estamos falando não tem nada a ver com a mudança de cor no produto em caso de oxidação (quando acontece uma reação de componentes da fórmula com o oxigênio presente no ar).

Pexels

Normalmente, são colocados ingredientes chamados de antioxidantes na formulação para impedir esse tipo de reação. Porém, algumas vezes esses componentes podem não ser suficientes para que a fórmula não oxide, já que fatores como a temperatura, por exemplo, aumentam a tendência a oxidação.

Então, sempre importante repetir: realmente pode acontecer, de que de um lote para o outro, o produto apresente uma pequena alteração de cor. Mas tudo deve ser dentro de um limite de qualidade rigoroso!

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog