Vida sedentária? 10 dicas para se exercitar

Reunimos dicas do Ministério da Saúde para você passar menos tempo sentado e mais em pé, se exercitando. Nunca é tarde para mudar o estilo de vida.

Que tal pegar carona nessa animação do Carnaval que acabou de passar para manter um bom ritmo e viver melhor?

O Ministério da Saúde indica dez mudanças que podemos fazer no nosso dia a dia para passarmos a nos movimentar mais. São dicas ótimas que podem entrar na tua rotina desde já!

Lukas Eggers / Unsplash

Saia para dançar

Rock, eletrônico, forró... seja qual for a sua praia! Dançar é um ótimo exercício e ainda melhor: você o faz se divertindo muito com os amigos! Tá sem grana e não pode sair todas as semanas? Sem problemas! Dança em casa. Aumenta o som, sozinho ou com os amigos, e bota o quadril pra rebolar!

Faça atividades domésticas

Vimos aqui no começo do ano que limpar a nossa casa é também um ritual budista para termos uma mente sã. O monge Tulku Thondup ensina que limpar e organizar a casa é um momento para meditar, fortalecer a concentração e esclarecer problemas.
Se cresce espiritualmente ao mesmo tempo em que você vive bem, em um ambiente organizado e de quebra, ainda é um ótimo movimento para o corpo.

Leve o cachorro para passear

Segundo o IBGE, hoje, no Brasil, se tem mais cachorros do que crianças nas casas brasileiras. Cerca de 44,3% dos lares contam com a companhia de um amigo de quatro patas. Se você não faz parte dessa estatística, que tal pedir para o vizinho ou amigo se você pode marcar um horário do dia para levar o seu cachorro para passear? Para quem é da turma que acorda cedo: o início da manhã, às 6:00 é um ótimo horário para esse passeio, com a cidade ainda não tão movimentada. O cachorro se habitua rapidinho a te cobrar o passeio todos os dias no mesmo horário e você garante a caminhada para começar o dia.

Evite ficar muito tempo sentado ou parado

Essa é para a turma do escritório. A gente sabe bem como é... passamos praticamente o dia sentados em uma cadeira. O ideal é colocar um timer que te lembrará de se levantar e se mexer um pouquinho. A recomendação é de a caminhar cinco minutos para cada 30 minutos que você passou sentado.

Vá andando ao banco ou padaria

Pare para pensar: quantos lugares você poderia ir a pé sem ter que usar o carro? Uma caminha de 20 minutos para buscar o pão, para as compras leves de supermercado. Com a correria do dia a dia acabamos usando o carro em situações que não nos serve. Vamos passar a reparar mais e nos propor a caminhar mais?

Lindsay Henwood / Unsplash

Suba escadas

Você mora no oitavo andar? Ótimo exercício! E você ainda faz a tua parte de cidadão consciente economizando a energia do elevador.
Esse é um exercício que descartamos automaticamente e que pode fazer uma enorme diferença. Você vai reparar que com os dias vai sentir diferença no fôlego e na disposição para subir os lances de escadas para o trabalho ou casa.
O mesmo vale no metrô, ou shopping center: prefira o exercício à escada rolante.

Atenda ao telefone em pé

Se você puder se movimentar enquanto responde ao telefone, ponto pra você. O ideal é reduzir o tempo que passamos sentados.

Estacione o carro mais longe

Que tal descer uma parada antes da que você deveria descer do ônibus e fazer um trecho a pé? É questão de organização do dia: temos uma vida tão frenética que achamos que não temos sequer cinco minutos para uma caminhada. O surpreendente é que se nos organizarmos, conseguimos encontrar esse tempinho que faltava.
A regra vale para qualquer meio de transporte: estacione o carro mais longe ou, se for possível, prefira a bicicleta para ir ao trabalho.

Caminhe na hora do almoço

A última dica do Ministério da Saúde pode até dar uma preguicinha, mas como todas as outras, é só uma questão de se habituar. Quando você perceber, teu corpo já vai começar a te dar os sinais de que está na hora da caminhada.

Vamos colocar tudo em prática? Podemos ver como uma nova resolução de Ano Novo. Afinal, se o ano começa só depois do Carnaval, estamos no timing perfeito, não é mesmo?

vamos conversar?

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